Curso de Mediação Escolar inicia na Escola Gentil através de parceria entre DIREC E UNEB

image Estudantes e professores da Escola Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença, tiveram na última quarta-feira, 11, participaram do Curso de Mediação Escolar promovido pelos professores do curso de direito da UNEB.

O curso aborda na prática situações cotidianas ocorridas na escola e professores e alunos são estimulados a exercitar a argumentação e o diálogo para dirimir conflitos. Numa das situações colocadas, por exemplo, uma turma de alunos é suspensa por uma pichação na estátua de Euclides da Cunha. Uma das alunas filmou com o celular a colega que realizou o ato e coloca nas redes sociais o vídeo. A situação é debatida pelos alunos, ouvindo argumentos, versões e interpretações e, através do diálogo, de forma educativa, uma lição é tirada do desfecho.

Flordolina Angélica, diretora da DIREC 5, que esteve assistindo a mediação, afirma que o projeto piloto foi lançado na Escola Gentil mais se estenderá a outras unidades. “Através do exercício do diálogo, procuramos diminuir conflitos internos na escola, melhorando o ambiente escolar e contribuindo para uma melhor aprendizagem”.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *