E A CULTURA EM VALENÇA COMO FICA?

Por Irene Dóres

Ainda falando do encontro do Fórum de Cultura da Bahia na cidade de Canudos, o papo agora é sobre a peregrinação dos agentes culturais do Baixo Sul para levar mostras da cultura regional para o norte da Bahia. Irei me ater mais a Prefeitura de Valença que é a DECEPÇÃO no cumprimento do seu papel de parceira quando se trata da cultura. Não é que nós, os artistas e agentes da cultura, precisemos de esmolas da Prefeitura, com base na Lei Nº 12.365 de 30 de novembro de 2011, o município enquanto órgão administrativo público tem obrigação de: art. 5º, inciso XVIII – “promover o intercâmbio das expressões culturais da Bahia nos âmbitos regional, nacional e internacional”. E como o município pode fazer isso? Garantindo a participação ativa dos representantes da cultura local em encontros e eventos que possibilitem o intercambio cultural e o contato com novas experiências que naturalmente vêm a colaborar com as formas de fazeres local.

Como já relatei na semana passada, o VII encontro do Fórum de Cultura aconteceu na cidade de Canudos, então nós, os artistas da região, com intuito de levarmos as representações culturais do Baixo Sul para o norte da Bahia, cogitamos de algumas prefeituras, importâncias iguais e até ínfimas para pagar um micro ônibus que transportaria 28 pessoas a Canudos, uma das prefeituras cumpriu sua parte, outra quis dar passagem individual para uma participante apenas até a metade do percurso, o que foi recusado por motivos óbvios. Numa outra Prefeitura, onde cogitávamos um valor maior, houve muitos ruídos na negociação e nós acabamos por não conseguir meramente por não haver tempo para levar documentos e conversar com o prefeito. Tudo bem, aguardamos uma próxima oportunidade.

Amigos e não amigos acreditem se puder, a pior situação encontrada foi na Prefeitura de Valença; primeiro, ninguém fala com a prefeita, é preciso marcar com vários dias de antecedência, aliás, ela não fala nem com os servidores, imagina com os representantes da cultura local. Nosso pedido para a Prefeitura de Valença foi de apenas R$600,00 (seiscentos reais), e você pensa que essa parceria foi atendida? Claro que não, após entregar o ofício, passei uma semana ligando para a assessora da prefeita que tinha sempre a mesma resposta, ou melhor, não tinha resposta, até que resolveu não me atender mais. Em tão restou a nós, os interessados e que dispunha de algum dinheiro em mãos, utilizar o dinheiro que aquela prefeitura doou, e cotizarmos o restante, assim alugamos um carro sprinter e fomos fazer cultura com nosso dinheiro, porque a prefeitura de Valença não pôde fazer a sua parte disponibilizando a pequena quantia solicitada para pagar o transporte, já que a prefeitura de Canudos, a UNEB e até secretarias de culturas de municípios do recôncavo baiano garantiram hospedagem e alimentação para os participantes do Fórum.

A lei orgânica de cultura da Bahia celebra em seu Art. 5º que: “São objetivos da Política Estadual de Cultura: I – valorizar e promover a diversidade artística e cultural da Bahia”. Mas que diversidade o poder público de Valença pode promover se se nega a disponibilizar as cotas necessárias para os seus agentes culturais promoverem seus saberes diante de outras comunidades e de lá trazerem outros referenciais culturais para este território? E nem pense em dizer que os representantes do poder público local comparecem a todos os encontros, porque seria aberração, quem faz cultura são as comunidades que preservam seus costumes e as tradições seculares. É claro que a cultura não pára aí, os demais seguimentos estão firmes, mantendo a corrente cultural bem viva. O que quero dizer é que os representantes do poder público apenas fazem o papel da representação da secretaria de cultura do seu lugar, mas cultura somos nós que fazemos.

No município de Valença, a população não merece nada. Não merece sinaleira, não merece os salários pagos em dia, sim, porque vergonhosamente os salários são pagos até o 10º dia útil do mês subsequente, na matemática da prefeita Jucelia os servidores não têm compromissos a cumprirem e compram a mesma quantia de suprimentos que ela e o secretario de administração. Até o aumento do piso salarial do magistério, dado pelo Governo Federal só vai ser pago em Valença no ultimo dia permitido por lei, em junho, e aí gostou? Desdizendo o que acabei de dizer a gente tem o que merece e não o que precisa. Portanto, bom sofrimento para vocês.

Mas o papo aqui é negação de parceria e viagem cultural e para não sair do assunto, não poderei deixar de lembrar que os atletas também não encontram apoio da prefeitura de Valença, e se você é artista ou atleta e foi agraciado, parabéns, deve ter um parentesco ou ligação política com a governante, porque senão, ficaria como eu ouvindo, “não tenho resposta ainda”, e no final pagaria do seu bolso, como eu paguei para participar de um encontro de cultura que só faz bem para os fazedores da cultura local.

A lei orgânica de Cultura da Bahia diz que: Art. 5º – “São objetivos da Política Estadual de Cultura: II – promover os meios para garantir o acesso de todo cidadão aos bens e serviços artísticos e culturais”; mais adiante o § 1º ratifica: – “O cumprimento dos objetivos referidos neste artigo cabe aos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Estadual, e do Sistema Estadual de Cultura, instituído nesta Lei.” Percebeu? Quando a gente se dirige à prefeitura de qualquer lugar para solicitar “ajuda”, não é “ajuda” é obrigação, existe uma verba no Estado e no Município que vem do Governo Federal, destinado à cultura e às artes, o gestor municipal apenas administra, e sua obrigação é dispor essas verbas quando necessário para as ações pertinentes. Porém, o município de Valença, faz essa “distribuição” para quem quer ou gasta não se sabe como, pois se a verba existe, porque os agentes culturais têm tanta dificuldade para serem contemplados?

Desde 2007 que o município realiza Conferências Municipais de Cultura, nesse período de tempo vários projetos foram eleitos para serem realizados pelo município, inclusive o a restauração ou reestruturação do Teatro Municipal de Valença. Todavia, até o momento nada foi realizado no município, sequer foi encaminhado algum projetos para a Câmara dos vereadores que vocês elegeram, mesmo porque eles não votariam em cultura, não há interesse, só sabem dar títulos de cidadão a pessoas que nem conhecem o município. A próxima conferência a ser realizada em âmbito municipal, territorial e estadual vai tratar das realizações dos projetos eleitos nas conferências anteriores, eu quero ver o que Valença vai consolidar. Acredito que mais uma vez vamos trabalhar em vão, porque essa cidade não é séria, ou seriam seus representantes? Vamos esperar p’ra ver.

Valença está caindo aos pedaços, a cultura está agonizando ou já faleceu? Os representantes da cultura não têm a quem recorrer – se descobrirem me contem! -, e as verbas da cultura não se sabe onde andam. Eu arriscaria dizer aqui, numa linguagem bem jovial que: “quem souber morre”.!

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Samira Flores disse:

    que texto chato

  2. VERDADE disse:

    Que vereadores são estes pelo amor de Deus!
    O povo precisa saber!
    A prefeita pediu e câmara deu o aval para ela pegar empréstimo nos bancos para pagar os funcionários. Pasmem! Isso desde o mês de abril. Ela pegou empréstimo no valor de R$ 1.000.000,00, (hum milhão de reais). E kd este dinheiro prefeita? Vc vai ser presa. Vamos tomar nossas providências. Isso já virou caso de polícia.

  3. Francisco disse:

    Valeu Pelegrini,a cultura de valença é a mesma cultura que tem na cabeça de jucélia e tio ramiro,dois gestores que só veio travar os caminhos do desenvolvimento do municipio, horrível uma cidade como valença não ter um representante a altura de corresponder com a cultura e os acervos do municipio, quem passa na pça ver as condições do teatro, só tem a capa, 6 meses nenhuma ação concreta, nenhum secretário tem um projeto concreto e nem a prefeita ainda sabe o que fazer com o municipio, só mentindo, palestrando,fazendo politica da malandragem e distribuindo empregos a quem não merece e a quem não tem capacidade de exercer o cargo gratificado, enquanto isso o municipio tropeçando com uma folha de pagamentos, onde se tem fantasmas, apadrinhados e o municipio capengando sem apresentar melhorias na caltura, no turismo e em todos os setores da prefeitura, unica coisa que funciona é quem der um tapinha nas costa da prefeita ou do seu maridão tem um emprego ou uma empresa gatantido para executar ou não o serviço, este emprego não é para trabalhar, é para ficar em casa, só trabalha um dia, quando vai buscar o salário e pronto, aí a prefeita fica em palanques com papeis na mão dizendo que o municipio ta avançando, onde esta avançando, em que setor,só vejo avançando os pagamentos, com empresas de jornais,prestadores de serviços sem apresentar nada.

  4. Pedro do tento disse:

    Pelé, ontem as 17:30hs da tarde, o caminhão da limpesa, da empresa ECOLUB fez de sacanagem com o povo valenciano, o motorista ou o chefe de transporte deve saber que neste horario não se pode ficar com um caminhão fazendo apanhas nesta localidades onde o transito é inetenso, inclusive vespera de feriado, quase uma hora, travou todo centro de valença, o pior que é que o caminhão não tem placa, 6 meses fazendo este tipo de serviços e o DETRAN de valença que deve ser gente da prefeita não fez nenhuma abordagem, se fosse um pobre coitado o povo do detran ja tinha mandado ir pro patio, mais como valença não avança, como tem incompetentes nesta gestão de Jucélia.

  5. Honorio salustre disse:

    Inclusive, antes tinha 4 caminhões, um trucado e 3 tocos, hoje só tem 2 caminhões tocos da ecolub fazendo estes serviços, até aquele besoro que varria as ruas ja sumiu de valença,mais o contrato de licitação que só teve 2 empresas amigas aconteceu ao apagar das luzes, também com um contrato de quase R$ 600.000,00 mensais, tem que ter segurança mesmo, eos caminhões sem emplacar.

  6. Andersom disse:

    Bote chato nisso…

    gente.. nem leiam…perda de tempo.

    há coisas mais interessantes para ler.

  7. Rosangela A. Q. disse:

    todos os problemas da cidade todo mundo sabe.
    E todo mundo tambem esta com o saco cheio de gente que nem você que só fala e não faz nada.
    E quanto a não te receberem dou ate razão a eles..você é muito chata e inconveniente.

  8. CHATA!! disse:

    ESSA MULHER É CHATINHA MESMO!!!

  9. Ricardo Vidal disse:

    Olha, quando ela anunciou o seu secretariado em dezembro de 2012 e não aparecia o nome do secretario de cultura, Jucélia já tinha deixado claro qual seria o seu plano de governo no setor. Sei que a área de cultura está reduzida a uma diretoria, mas lotada em qual secretaria? Educação? Turismo (o que é um retrocesso)?

  10. Chata³ disse:

    Chata deveria ser o apelido dessa criatura, já é chata falando e agora é chata escrevendo. Nos dicionários deveria ter uma foto dela ao lado da palavra “chato”. Vai chataaaaaaaa…

  11. José Souza disse:

    Fico Feliz em Valença hoje ser respeitada perante o Estado. O novo governo municipal tem mostrado sua cara, tem tirado nosso município do atraso, tenho certeza que mais avanço virá com Jucélia Nascimento.

  12. Joaquim disse:

    José Souza, o governo do estado esta querendo os votos que ainda jucélia tem, 8 anos do governo do PT em valença nem a ponte da agua de março foi concluida, jucélia quer é está de galho em galho com os mesmo costume de Tio Ramiro, mentindo sem nada apresentar para o municipio, a conversa dela é que o municipio esta falido, mais esta fazendo os mesmo contratos com as mesmas empresas que fornecia na epoca do TITIO.

  13. Bonfim disse:

    falando em cultura, que valença só tem uma pça onde ainda as familias vão levar seus filhos para brincar e divertir numa praça suja, mais as 18.10Hs, houve um tiroteio logo após o correio, quer dizer a prefeitura paga a mais de 120 guardas, será que o secretário não pode ou não tem capacidade de colocar alguns guardas no jardim onde alguns vendedores alí vai vender seus produtos fica a mercê dos vândalos, algumas pessoas ligaram para o 190 e nada, inclusive o cara que tomou os 4 tiros ficou na praça de bicicleta tirando onde e o povo que estava alí apavorado porque poderia ter mais tiroteios e a população presente naquela praça sem proteção, será que ném a guarda de valença tem lei.

  14. FUNCIONÁRIO disse:

    PREFEITA JUCÉLIA PAGUE O DÉCIMO TERCEIRO DOS AGENTES DE SERVIÇOS GERAIS.

    Pelegrini, bom dia. Venho através deste comentário relembrar algo que parecem que muitos esqueceram e pedis encarecidamente AJUDA. Nós funcionários públicos municipais, que não somos da educação estamos sem receber nosso décimo terceiro salário do ano passado. Até agora só vemos acordos com os funcionários locados na educação, e alguns (não sei se todos) ja receberam uma parcela que ficou estabelecida no acordo e nós nada ainda, temo por isso, pois sabemos que infelizmente o sindicato dos servidores não é atuante, sendo defendido nas reuniões apenas o direito dos profissionais da educação. Nós também somos cidadãos de direitos, precisamos ter nosso décimo terceiro, precisamos ser lembrados, por favor pelegrine, nos ajude, nos ajude, por favor, relembrando a esses senhores (as) que o nosso DÉCIMO TERCEIRO DO ANO DE 2012 NÃO FOI PAGO E ATÉ AGORA NÃO RECEBEMOS NENHUMA PARCELA DESSE DINHEIRO. Obrigada mais uma vez pela solidariedade e o espaço concedido.

  15. XPTO disse:

    Olha, Seu Bonfim, acho que o problema da cultura de Valença é mais amplo do que um final de semana na praça. A cultura de valença vai além do domingo da praça ou de “festivais gastronômicos” para turista ver. Realizou-se um seminário sobre educação na 1º Igreja Batista. Pois bem, nada contra usar este espaço, mas porque não realizá-lo no Theatro Municipal, que é o lugar mais adequado e próprio? Por que não fazem a bendita da restauração e devolvê-lo à sua antiga glória? Por que não há apoio à tradição do arguidá, de forma a preservá-lo e evitar que ele ou desapareça ou seja destruído pelo turismo? Valença tem tantos escritores e artista em teatro, cadê apoio municipal para que eles possam mostrar ainda mais sua arte para o povo de Valença e para o mundo? Irene Dóres foi correta ao lembrar que, até agora, NADA foi feita em matéria de Políticas Públicas para Cultura. Quando muito, confunde organização de “Eventos” (coisa da área de Turismo) como a grande atuação em cultura… Por isso que, no frigir dos ovos, Valença continua com o nome sujo: falta governo nesta cidade…

    José Souza, você acredita mesmo que Valença está sendo respeitada? Ou será que o governo estadual está apenas a sua parte? O que vejo muitas vezes é apenas “garganta”, que fala, fala e fala não faz nada. Pior, diz coisas como se não houvesse passado, haja visto a declaração do secretario de educação sobre a vinda da UFRB… Já se falou muito do assunto, mas grande nó górdio da questão está na prefeitura doar um prédio para que o campus Valença da UFRB seja instalado… Mas educação e cultura, com certeza, não são prioridades neste “desgoverno”, considerando o não pagamento dos salários do professores municipais.

  16. Barbosa. disse:

    Se o Teatro de valença esta fechado ah mais de 30 anos o centro de cultura tá indo pelo mesmo caminho, na apresentação de renato piaba quem foi, pode ver o local com pouca iluminação e o ar condicionado quebrado, porque os gestores atuais estão destruindo os patrimônios do município.

  17. Roberto disse:

    Queria agradecer aos amigos por avisar da chatiçe que é esse texto,claro ! não perdir tempo lendo.. alis quem comentou e não leu da um joinha ai… deixa quieto, vai ser todo mundo.

    Eta mulher, sempre se mete onde não foi chamada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *