Vereadores de Valença e Reitor da UFRB visitam terreno que será construído as instalações do curso de Engenharia de Pesca no Guaibim

clip_image002

Na manhã desta sexta feira, um grupo de vereadores do município de Valença, (Fabrício Lemos, Agustinho, Eii, Rei Maluquinho e Adailton Francisco) estiveram no Guaibim com o reitor da UFRB e o representante comunitário Luis Paulo (Tatuí) para conhecer a área que será construída as instalações do curso de Engenharia de pesca, para a surpresa de todos, no terreno que foi doado pela prefeitura a universidade, está sendo construídas dezenas de casas, um problema para o poder publico municipal resolver, segundo o reitor, existe o interesse da universidade em construir as instalações para o curso de Eng. de pesca aqui em Valença e precisa ser próximo ao mar para captação de água para os laboratórios.Diante da situação encontrada,a universidade irá aguardar a posição da prefeitura sobre o assunto.

Após a visita ao Guaibim, o reitor Paulo Gabriel, participou da audiência publica na CDL que discutiu a criação da universidade Federal do Sul da Bahia, a convite do secretario de educação de Valença, o ex-reitor da UFBA e atual coordenador da comissão de criação da UFSBA apresentou o projeto da nova universidade que ainda está em tramitação em Brasília. Na oportunidade, o reitor da UFRB esclareceu mais uma vez sobre a situação do Campus da UFRB em Valença, ficou claro para todos que estavam no evento que na lei que criou a UFRB, Valença foi contemplada e que tudo que a universidade precisava fazer foi feito, só depende de VONTADE POLITICA E DE REPRESENTANTES POLITICOS DA REGIÂO PARA COBRAR DO GOVERNO FEDERAL QUE CUMPRA A LEI. Santo Antonio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e agora Santo Amaro e Feira de Santana, tiveram representantes políticos e o envolvimento da população para cobrar o cumprimento da lei que foi assinada pelo presidente Lula, Valença e Nazaré ainda estão aguardando sua vez. Esperamos que as forças políticas do Baixo Sul coloquem esse assunto em suas pautas e busquem unir forças em prol deste importante projeto para a região, isso sim irá trazer um grande desenvolvimento para nosso território que é muito carente de uma maior oferta de vagas em cursos superior de qualidade para nossos jovens que sonham com a universidade.

Quem tem filhos que estuda fora de sua região ou já estudou, irá entender muito bem o que estou dizendo e porque faço parte desta luta que é de todos (as).

Obs: Além dos vereadores citados acima, participaram também da audiência publica os vereadores Reginaldo Araujo e Jairo Batista.

Assessoria de Comunicação do Vereador Adailton

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. lidia matoso disse:

    EU SO QUERIA ENTENDER>>>

    OUVI ATENTAMENTE A EXPLICAÇAO DO REITOR DA UFRB –

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO BAIANO-

    VALENÇA E INTEGRANTE POR FORÇA DA LEI QUE CRIOU A UNIVERSIDADE DO

    RECONCAVO SO FALTA HOMENS DE VALOR POLITICO PARA QUE O POVO SEJA

    BENEFICIADO COM A IMPLANTAÇAO DO CAMPOS EM NOSSA CIDADE.

    Para nossa surpresa so nao conseguimos entender foi o convite do secretario de

    EDUCAÇAO de VALENÇA ao ex reitor da UFBA para discutir a criaçao de uma

    nova UNIVERSIDADE sem antes arregimentar as forças politicas buscando o cum-

    primento da instalaçao do CAMPUS DA UFRB.

    Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar aos VEREADORES que estao

    engrossando a representaçao politica do municipio desenvolvendo um movimento

    em defesa da EDUCAÇAO DE VALENÇA E BAIXO SUL.

    A Secretaria de EDUCAÇAO DO MUNICIPIO tem mais e que colocar em funciona-

    mento as CRECHES pois ja estamos no mes de maio.

  2. Leonardo disse:

    Representação política?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só rindo mesmo! Se até o terreno do Guaibim já foi tomado, a UAB continua na mesma situação, a Universidade do Baixo Sul vai ser instalada em ITABUNA!!!!!!!!!!! Enquanto não fizermos um DEPUTADO DA REGIÃO, seremos sempre vistos como RALÉ pelos governantes!

  3. Romualdo Santos disse:

    Prezados,

    Sobre o tema segue abaixo resposta da UFRB a pedido feito no lastro da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011):

    Descrição da solicitação: Com base na Lei 12527/2011, solicito dessa UFRB informações na forma de estudos ou projetos (caso existam) sobre a implantação de um campus da referida universidade no município de Valença-BA. (Pedido feito em 16/05/2012)

    Resposta (em 30/05/2012)
    “Prezado Senhor, A UFRB surgiu a partir de um processo de mobilização institucional (Administração central e Escola de Agronomia da UFBA) em parceria com sociedade civil organizada e lideranças políticas do Recôncavo e do Estado da Bahia. Dessa forma, o Projeto de Lei de criação da UFRB encaminhado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional, em 2005 previa a implantação de um campus da UFRB nas seguintes cidades Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Santo Amaro, Valença e Nazaré. Contudo, a implantação da Universidade ainda está incompleta, pois, os três últimos campi citados acima ainda não foram implantados. A administração central da UFRB encaminhou para Ministério da educação proposta orçamentária para consolidação qualificada da Universidade até o ano de 2015, na qual está descrita a infraestrutura necessária para implantação e consolidação dos campi previstos na Lei de criação desta Universidade. Em especial para Valença, a UFRB possui um projeto de construir uma base de experimentação em engenharia de pesca, portanto, estamos dependendo de recursos do MEC para concretizar a implantação da Universidade. Atenciosamente, Joane Diogo Santos”

    Aproveito a oportunidade para conclamar toda a sociedade para fazer uso desse instrumento de controle social e exercício da cidadania que é a Lei de Acesso à Informação. Já está em vigor, vale para todos os níveis de governo independentemente de regulamentação. Mais informações podem ser obtidas aqui http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/ e aqui http://acessoainformacao.gov.br/sistema/

    Saudações a todos,

    Romualdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *