LEI DO MEIO AMBIENTE X EVANGÉLICOS E DEMAIS RELIGIOSOS

Por Pr. Josafá Souza Costa

Amados comentaristas, é muito bom que a manifestação de cada pessoa aqui seja respeitada quanto às suas convicções sobre todos os assuntos aqui versados; viva a democracia! O que não concordamos é com a ditadura atitudinal e comportamental daqueles que simplesmente copiaram uma lei daqui e outra dali para aplicar aqui em nossa cidade, sem primeiro ter ouvido todos os seguimentos que serão prejudicados em pontos conflitantes.

O projeto de lei elaborado pelo CODEMA e SEMA teve algumas pessoas com experiência técnica envolvidas na sua elaboração, mas não necessariamente a população que será execrada com as penalidades impostas pela falta de observância dos principais artigos desta lei, caso aprovada como está. A própria prefeita disse não ter tido tempo suficiente pra ler todo o projeto de lei proposto, nem tão pouco os novos vereadores que tomaram posse no dia primeiro de janeiro do ano em curso. Se nem o executivo, nem o legislativo e muito menos nós que somos parte interessada no assunto, estamos apar do assunto, por que enviar o projeto pra câmara em caráter de urgência urgentíssima? Nesse mato tem carrapato!

Diga-se de passagem que não é uma lei municipal (lei menor) que vai amordaçar as igrejas ou qualquer outra confissão religiosa, seja ela evangélica, católica, espírita, budista, candomblé, ou outra qualquer, hajavisto que a liberdade de culto já é facultada na Constituição Federativa do Brasil desde 1988, no Capítulo I – DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS – Art.5º, Parágrafo II, IV, VI, VII, VIII, IX, XIII, XVI, XVII, XVIII, etc., sendo esta a razão pela qual nós religiosos estamos questionando a inço, inconstitucionalidade do projeto de lei em seu Art.54, Seção III, com seus incisos e parágrafo.

Outro fato extremamente desagradável e inconstitucional é que o estado brasileiro é laico e não pode haver interferência do estado na vida religiosa. Nenhum órgão tem poder sobre a igreja, pois ela é soberana, nem tão pouco a igreja se subordina ao poder do estado, pois são independentes entre si.

Quanto ao fato de sonorização, entendemos que tem sim igrejas que abusam do volume de seus equipamentos, mas, tem muitas maneiras de adequação sem precisar de lei pra isso. A própria Ordem de pastores, bem como a Associação dos Evangélicos pode auxiliar nesta questão como mediadora e educadora, ficando a cargo dos órgãos fiscalizadores, punir em caso de abusos, logicamente depois de advertências.

Que fique bem claro, não somos a favor de barulho e sabemos que há igrejas que pensam que Deus é surdo, mas, também não aceitaremos imposições abruptas nem absurdas em cima dos nossos direitos adquiridos, os quais são sagrados. O que aceitamos pacificamente é o dialogo e o entendimento de forma educada e civilizada. Ditadura nunca mais!

É bom lembrar que não é só o seguimento evangélico que será prejudicado, mas todos os seguimentos que trabalham com sonorização, festas de largo, serestas, shows, trios elétricos, carros de som, bares, restaurantes, barracas, sitiantes, fazendeiros, pousadas, hotéis, restaurantes (especialmente aqueles que estiverem nas beiradas ou nas praias), população ribeirinhas próximos a rios e mangues, etc.

Quem levantou a voz pra questionar fomos nós evangélicos, mas esses outros seguimentos não se manifestaram porque nem sabe o que os aguarda. Ponham as barbas de molho!
Em função do barulho que fizemos em defesa dos nossos direitos, eles recuaram, e nós estamos avançando pra ver uma melhor solução, pois o texto como está fere a inocentes que nem sabe o que virá depois. A sapiência dos vereadores levou-os a pedir vistas ao processo e a prefeita Jucélia Nascimento nos convidou pra um dialogo hoje em seu gabinete (fato só ocorrido em função do nosso reclame), sendo que apresentaremos uma melhor versão dos pontos que nos foram impostos, tendo para isto uma reunião agendada para a discursão do assunto, fato agendado pra o entendimento e posteriormente encaminhado à apreciação da Câmara.

Que outros seguimentos que se sentirem prejudicados, que reajam também, pois, o tempo é agora. Se quiserem se juntar a nós, os receberemos com incomensurável prazer, afim de não terem o desprazer de dizer que ninguém os ouviu.

Pare e pense bem sobre tudo isso e não seja levado pela opinião dos incautos:

Na primeira noite, eles se aproximam, me colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.
Maiakovski-Poeta Russo(1893-1930).

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht (1898-1956).

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Bocão disse:

    Que bom Pastor Josafá vê-lo de volta ao centro do cenário politico do nosso município…

    Pessoas do seu gabarito embora silenciadas e margiadas do cerne politico pelas oligarquias valencianas, sempre que aparecem causam reboliços imensos…

    Os últimos equívocos administrativos de Jucélia só demonstram o total despreparo de sua equipe e corroboram para desmascara seu falso discurso de gestão participativa e transparente.

    Seu curriculum não para de crescer.

    Pratica de NEPOTISMO.

    Manteve a famigerada equipe da trágica gestão de Ramiro.

    Vetou o projeto de Lei da Guarda e destruiu a já covalente e desorganizada corporação.

    Vai criar nova secretaria para abrigar os parasitas do “Ramirismo”.

    E agora comprou uma briga com as igrejas por pura omissão de suas responsabilidades, ler o que está assinando.

    E olhe que ela é a primeira prefeita a ter um chefe de gabinete que recebe R$ 5.000,00. Será que não é esse o papel dele ler os projetos? Ou será que é só um cabide de emprego para os correligionários.

  2. MEU DEUS disse:

    TAMBÉM SOU CONTRA A IMPOSIÇÃO, MAS PQ NÃO FAZER ADEQUAÇÕES??

    RESPEITEM A COLETIVIDADE, TODOS ESTES SEGMENTOS TERÃO QUE SE ADEQUAR NÃO A LEI, MAS AO RESPEITO AO PRÓXIMO!!!

  3. Pr. Josafá Souza Costa disse:

    Obrigado gente pelas palavras de apoio, mas, eu não estou morto como pensaram alguns ao desejar o meu silêncio, ao contrário, estou vivo e ativo a dar a minha modesta contribuição não apenas ao seguimento evangélico; e olha que essa bandeira levantada por nós não é só do seguimento evangélico e sim de vários seguimentos que nem tiveram conhecimento da lei quer está sendo discutida, fato que atrapalharia muitas coisas, a despeito de saber que ela também pode trazer bons resultados para toda uma coletividade.
    O nosso grito foi em defesa dos direitos que já temos assegurados em lei maior que é a Constituição Federativa do Brasil e que agora estava sendo atropelados abruptamente.
    Eu enquanto vida tiver, serei uma voz que ecoará à favor dos humildes e necessitados, especialmente quando notar que há algo errado, serei um dos primeiros a levantar a voz e faço questão que toda Valença saiba disso, afinal de contas foi honrado pelos Edis desta terra com um título de cidadão desta terra, sendo assim, saberei honrar este povo e os interesses desta coletividade.
    Reintero aqui que não estamos querendo privilégios e sim que respeitem os nossos direitos. Quanto à adequação, já fizemos várias afirmativas que desejamos colaborar com a sociedade no quesito questionado pelos participantes dos comentários em foco.
    Hoje teremos uma reunião no Templo II da Igreja Batista Lírio dos Vales (Praça do CDL) às 19:00hs com autoridades convocadas para discutirmos uma melhor colocação do texto do projeto de lei, afim de que a lei quando aprovada aqui na Câmara não vá de encontro à lei maior que é a Constituição brasileira que já garante os direitos religiosos em todo o território brasileiro.
    Aguardem que daremos notícias na noite de hoje, segunda feira aqui neste espaço gentilmente cedido pelo amigo Pelegrini, através do seu Blog, a quem somos muitíssimo grato pela cobertura, alem é claro da Rádio Clube de Valença e o site http://www.nasmalhasdalei.com.br
    Valeu a todos que enviaram os seus comentários, mesmo sem entender direito o que é direito constitucional, mas, que em função de alguns percaucios, fazem aqui os seus efusivos apelos ao dialogo e ao entendimento junto à comunidade evangélica que muito tem colaborado pela paz e justiça social não apenas aqui, mas em toda Bahia e Brasil afora.

  4. roberto oliveira santos disse:

    MEU AMIGO PELEGRINI SEMPRE ACOMPANHEI SEU BLOG AQUI EM TANCREDO VEJO POUCAS NOTAS DESSA CIDADE PEÇO SE POSSIVEL SE PUBLICASSE AI POIS ESTAMOS ESSUSTADO EM MENOS DE 24 HORAS FORAM 2 ASSASSINATO E O PREFEITO ESTA EM PLENA FERIAS A CIDADE COMEÇOU A ANDAR PRA TRAZ OS SECS TODOS DESPREPARADOS ESTOU COM PENA DA MINHA CIDADE

  5. Valenciano disse:

    De todos os comentários a respeito deste assunto a grande maioria foi de desaprovação com relação aos cultos evagélicos levando em conta o nível de ruído produzido nos cultos. Portanto há sim abusos cometidos pela grande maioria das igrejas, isso é fato. A única coisa que estamos querendo é que os ruídos produzidos nos cultos seja restrito àquele ambiente, só isso, nada mais. O Pastor Josafá está correto em defender sua classe mas já que existe um associação das igrejas porque não etrar num entendimentos e começar a agir civilizadamente e dar um exemplo à sociedade nesse sentido. Pelegrine tem uma ação simples que diminuiria drasticamente esse transtorno. Era simplesmnte eles virarem as caixas de som para dentro dos templos e não para fora como acontece hoje. As caixas de som ficam viradas para a porta da rua e o som vai diretamente na casa do outro lado da rua reverberando por todos os ambientes da casa. Tenha certeza que se eles fizessem isso nem eles suportariam o ruído.

  6. Pr. Josafá Souza Costa disse:

    Valenciano e demais comentaristas, vocês estão corretos em pedir providências e creiam, eu estou aqui pra defender os meus e os direitos dos cidadãos, até mesmo porque os meus direitos terminam quando começam o dos outros.
    Reconheço haver abusos por parte de algumas igrejas, mas, nós seremos fiscais a favor da mudança e quem não quiser colaborar, avisaremos que terão que responder caso haja notificação.
    A nossa briga só foi no sentido de que não aceitaremos perder o que já nos é assegurado, que é o sagrado direito de culto, mas, também sabemos que todos tem o direito de ouvir seus sons em casa e também seus programas favoritos da tv.
    Agradeço a todos a compreensão e hoje em nossa reunião, os pastores ouvirão os clamores da sociedade que aqui se manifestou contra o barulho das igrejas que não respeitam o direito dos outros, eu serei um porta voz desse clamor perante os pastores, ao fazer mensão das mensagens colhidas aqui nesse blog do pelegrini, a quem somos gratos pela inestimável colaboração.

  7. roberto oliveira santos disse:

    meu amigo pelegrini mais um assassinato hoje segunda a bruxa esta solta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *