ANDRÉ MARON FALA SOBRE A POLÍTICA DE CAMAMU

Uma coisa que promete pegar fogo é a eleição de Camamu, com essa nova eleição muita gente vira de lado e procura melhores posições para ficar. Um caso interessante acontece hoje com o ex-aliado de Ioná (PT), André Maron, que trabalhou no governo petista é militante do PC do B e hoje está na coordenação peemedebista.

image André Luiz Maron é eunapolinato radicado em Camamu desde 2001. Estudante de direito, André foi militante do PCdoB em Itabuna, atuando mais intensamente na política estudantil na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, onde fez parte do Centro Acadêmico de Direito e do Diretório Central do Estudante – DCE.

Fundou o PCdoB em Camamu em 2005, tendo participação significativa na eleição de Ioná Queiroz em 2008. Ocupou os cargos de Assessor de Comunicação e Política, Auditor Chefe da Controladoria e Controlador Geral na gestão da petista.

Aos 31 anos, André é casado com Fernanda Maron e é pai de Maria Vitória, Clara Maron e Júlia Maron. Atualmente ele trabalha na implementação do Instituto Servir em Camamu e é Coordenador de Campanha de Chico Vasconcelos (PMDB) nas eleições suplementares de Camamu.

Ele nos concedeu essa entrevista para nos explicar melhor sobre a atual situação política da cidade:

BLOG DO PELEGRINI – Qual o cenário político atual em Camamu?

ANDRÉ MARON – O cenário é de incertezas. Estamos atravessando a maior crise política e administrativa da nossa cidade. Estamos sendo governados por um prefeito interino, estamos há pouco mais de 1 mês de eleições suplementares que serão realizadas pela primeira vez em Camamu e não sabemos como o próximo prefeito irá encontrar a máquina administrativa.

BP – E a quem você atribui a culpa por tudo isso?

AM – São vários culpados. Mas para mim a principal causadora de tudo isso foi a justiça. Não a justiça no âmbito municipal, uma vez que todo o processo foi muito bem conduzido pelo Juiz local, mas a justiça a nível federal. O fato da Ministra Carmem Lúcia ter afastado a prefeita Ioná do cargo e colocado um cidadão de passado comprometedor para gerir nosso município em pleno período eleitoral foi de uma infelicidade sem precedentes. O resultado está aí: o ex prefeito fugiu levando quase 5 milhões dos cofres públicos e temos diversos funcionários sem receber o salário de dezembro e o 13º salário.

BP – Por falar na ex prefeita, vocês agora estão em lados opostos. O que aconteceu?

AM – Acredito que no processo democrático o diálogo e o debate são fundamentais. O nome apresentado para disputar essa eleição suplementar não me pareceu o ideal. Quero deixar claro que essa é a minha opinião. Só considero que tínhamos outros nomes que poderiam ser discutidos. Poderia ser o nome do atual candidato, mas deveria passar por um colegiado dos partidos que marcharam juntos antes.

BP – Mas a relação de vocês foi abalada?

AM – Não, de forma nenhuma. Tenho muito carinho, respeito e admiração por ela. Foi um aprendizado grandioso trabalhar com ela.

BP – E como se deu a sua atual posição?

AM – Ouvindo propostas. E não propostas pessoais, propostas coletivas. O que se pretendia para o município, qual a forma de governo seria implementada, como se daria a escolha da equipe de governo. Ouvi todas e fiz minha escolha.

BP – E você acha que fez a escolha certa?

AM – Acredito que sim. Alguns dos outros candidatos, seja de forma direta ou indireta, já foram testados. E alguns não foram aprovados. Minha escolha se deu por uma nova forma de fazer política. Uma política superior, onde os interesses coletivos e sociais estão acima dos interesses pessoais.

BP – E esse boato de que você está contra o concurso procede? É verdade que chamar os concursados agora travaria a máquina administrativa?

AM – O que trava a máquina pública, são os contratos eleitoreiros que submetem as pessoas a obrigatoriedade de votar nos gestores e em seus candidatos. O caminho correto para o bom desenvolvimento funcional de um município são os concursos públicos.
Sou a favor da convocação dos aprovados no concurso público realizado em Camamu no ano de 2012, até porque sou parte interessada. Falo do concurso com propriedade pois tenho legitimidade para isso. Participei de todas as etapas como qualquer outro inscrito e fui aprovado em 1º lugar para o cargo no qual disputei.
Comprovando-se a legalidade do concurso, que eu tenho a certeza que o concurso é legal, peço que quem quer que seja o prefeito, faça a convocação dos aprovados.
Agora sabemos que essa coisa é muito mais questão política do que questão de justiça. Então, tudo pode acontecer.

BP – Você vem sendo chamado de traidor. Como você recebe esse tipo de crítica?

AM – Com bastante tranquilidade. Tenho a certeza de que não trai ninguém. Apenas fiz uma escolha diferente daquela que queriam que eu fizesse. Fui um dos responsáveis pela antecipação dessa nova eleição. Juntamente com partidários do ex prefeito, tive a ideia de retirar os recursos dos nossos candidatos na época para agilizar a anulação da eleição tradicional e a convocação de uma eleição suplementar. Não fosse isso, provavelmente estaríamos aguardo o desenrolar jurídico até agora.
Quando fiz isso, fiz pensando numa unidade, numa junção de grupos. Minha ideia não foi acatada num primeiro momento, por questões de vaidades individuais. No fim, essa união acabou ocorrendo em partes, mas aí eu já não estava mais no grupo.

BN – O que você espera desta eleição?

AM – Espero que o eleitor saiba escolher bem. Ouça as propostas de cada candidato, provoque um debate entre eles, veja quem de fato tem a capacidade de administrar a cidade por si só, e quem irá de fato levar Camamu rumo ao desenvolvimento. Camamu não tem mais tempo a perder. Acredito que a hora é agora.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. RICARDO COSTA disse:

    Falou bem, mas nao falou a verdade. André Maron. Primeiro que ele é ex estudante de Direito, pois abondou o curso de Direito e nao foi mais a faculdade há muito anos. Deve ter sido jubilado. Ele foi para o lado do Chico Vasconcelos por questões pessoais e de interesse financeiro individual, já que foi à revelia do PC do B. Nós do PC do B queremos saber de André o real motivo de o partido não está apoiando ninguém.

  2. Ticiana disse:

    Ricardo Costa, antes de atacar o Srº Andre, procure primeiro revelar essa sua cara nojenta….E pra começar se tem alguem aqui pra falar a verdade nao é vc, afinal vc é um FAKE que nao se contenta em fazer acusações no face, e vem parar aqui, comentando, falando merdas e denegrindo em uma entrevista seria..
    André é um homem digno, e ele não abandonou faculdade nenhuma, e caso isto tenha acontecido nao é da sua conta…É um rpz bastante inteligente, que eu no lugar dele nao ficaria nem 1 mês numa cidade da qual reside, onde as pessoas politicamente falando são sujas e desonestas…
    Independente de que lado esteja, as visões dele ao que me parece são para a melhoria do municipio e EU acredito nisso, pq ele ja provou varias vezes..
    E caso vc queira saber interesses desse partido vá a ele e se informe pessoalmente..
    Não esconda, atraves de nomes falsos,mostre a sua honestidade…

    Parabéns andre, Sua entrevista foi PRA MIM, bastante verdadeira e eu acredito muito no seu potencial, que camamu possa ter “MAIS ANDRES” como vc, com competência e sinceridade em tudo que faz!!!

  3. André Maron disse:

    Ricardo Costa (se é que é esse seu verdadeiro nome), eu não preciso pedir autorização a ninguém para ir a qualquer lugar. Sou livre, maior, respondo pelos meus atos e não tenho que dá satisfação a ninguém.
    Enquanto ao PCdoB, fui fundador do partido e não vou permitir que pessoas como o senhor usem a legenda como partido de aluguel para favorecer esquemas que o senhor sabe muito bem quais são, pois faz parte do mesmo.
    Se o senhor quiser tirar alguma dúvida, aguarde a assembléia do partido para o fazer, uma vez que nem da direção o senhor faz parte. Enquanto isso, continue atuando como pseudo jornalista e escrevendo matérias pagas no seu “site”…

    P.S. Esse que escreve sou eu mesmo. Tenho coragem suficiente para não usar de expedientes escusos como personagens fictícios para atacar as pessoas.
    Um abraço Casé…

  4. Ricardo Costa disse:

    Ticiana, em nenhum momento eu denegri a imagem do Sr. Adré Maron, simplesmente, disse o mesmo faltou com a verdade. Caso queira tirar qualquer duvida sobre o seu procedimento politicamente, procure os componentes da diretoria do PC do B em Camamu.
    agora se vc tomou a dores do André, espero que vc deixe ele se explicar, pois ele sabe muito bem o que o levou a apoiar um candidato ä revelia do partido que ele mesmo preside, já que todos os componentes estao contra ele.

  5. Edmundo Filho disse:

    Sou da Diretoria do PCdoB e me sinto traído pelo amigo André não por ele pessoalmente ter mudado para o lado de Chico Vasconcelos , mas sim por conta do golpe que ele nos deu, colocando o nome do partido na coligação do PMDB sem autorização de nós diretores. O fato é que em reunião decidimos em respeito a posição dele uma vez que a maioria dos diretores são simpatizantes a candidatura de Luizinho 40, que o partido não se coligaria com ninguém , e não sabemos por que ou por quanto o amigo André disponibilizou a nossa legenda.

  6. Tito Rodrigo disse:

    Eu gostei muito da intrevista feita por você, André. Eu gostaria que você falasse um pouco mais sobre o concurso de camamu, realizado em 2012. Eu tenho medo que esse cenário político conturbado possa influenciar na não-convocação dos aprovados no certame.

    Desde já, agradeço pela intrevista e espero poder um dia te conhecer pessoalmente. Um Abraço!

  7. Tito Rodrigo disse:

    Eu gostei muito da entrevista feita por você, André. Eu gostaria que você falasse um pouco mais sobre o concurso de camamu, realizado em 2012. Eu tenho medo que esse cenário político conturbado possa influenciar na não-convocação dos aprovados no certame.

    Desde já, agradeço pela entrevista e espero poder um dia te conhecer pessoalmente. Um Abraço!

  8. Primeiramente, gostaria de o parabenizar pela entrevista. De fato, André Maron é um homem muito inteligente, positivo, e sabe leva a ética e etc. Trabalhei com o mesmo, e vir de perto que ele é um homem de compromisso, e sério. Sem levar pro lado pessoal, e amigo. Quem derá no mundo houvesse mais homens como o mesmo. E isso, de fato, causa inveja alheias. André, te desejo toda sorte por onde passar. Precisando de mim, saberá como me encontrar. # Volte pra Camamu. Saudades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *