Fumar faz mal para todos nós!
Por Rivana Bonifácio, Enfermeira PSF
Dia 31 de maio foi o dia Mundial de combate ao tabaco, por ser uma celebração anual esse dia tem como principal objetivo informar a população sobre os riscos desse mal que infelizmente nos assola. Em 2012, a OMS escolheu o tema A Interferência da Indústria do Tabaco para a celebração da data Devido às inúmeras estratégias e complexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da população.
Mas o que é o “Cigarro”
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.
A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos contêm mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:
Os malefícios do tabaco explicam-se em grande parte pelas minúsculas gotas de alcatrão nele incluídas. Este alcatrão contém substâncias cancerígenas e co-cancerígenas: isto é, tanto provoca o cancro como acelera a produção das células cancerosas.
O fumo é também composto de 2 a 6 por cento de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio.
Estes compostos irritantes alteram o funcionamento dos pêlos microscópicos que libertam os pulmões das partículas indesejáveis.
Perturbando o equilíbrio pulmonar, o fumo do tabaco torna-o mais susceptível às doenças respiratórias.
Bom podemos ver que o cigarro é um malefício a saúde e o seu uso continuamente ou uma vez que seja pode causar danos irreversíveis. Por isso cuide-se e lembrem-se sempre de que adianta reclamar da poluição do ar, se você ingere a poluição voluntariamente?
Pense nisso!
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…