Fumar faz mal para todos nós!

Por Rivana Bonifácio, Enfermeira PSF

image Dia 31 de maio foi o dia Mundial de combate ao tabaco, por ser uma celebração anual esse dia tem como principal objetivo informar a população sobre os riscos desse mal que infelizmente nos assola. Em 2012, a OMS escolheu o tema A Interferência da Indústria do Tabaco para a celebração da data Devido às inúmeras estratégias e complexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da população.

Mas o que é o “Cigarro”

O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.

A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos contêm mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:

Os malefícios do tabaco explicam-se em grande parte pelas minúsculas gotas de alcatrão nele incluídas. Este alcatrão contém substâncias cancerígenas e co-cancerígenas: isto é, tanto provoca o cancro como acelera a produção das células cancerosas.

O fumo é também composto de 2 a 6 por cento de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio.

Estes compostos irritantes alteram o funcionamento dos pêlos microscópicos que libertam os pulmões das partículas indesejáveis.

Perturbando o equilíbrio pulmonar, o fumo do tabaco torna-o mais susceptível às doenças respiratórias.

Bom podemos ver que o cigarro é um malefício a saúde e o seu uso continuamente ou uma vez que seja pode causar danos irreversíveis. Por isso cuide-se e lembrem-se sempre de que adianta reclamar da poluição do ar, se você ingere a poluição voluntariamente?

Pense nisso!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *