Não adianta “chorar o leite derramado” é preciso arregaçar as mangas

Por Predro Bó

Embora muitos de nós, cidadãos, não tenhamos percebido (ou não tenhamos querido perceber) inúmeros municípios brasileiros estão com dificuldades financeiras principalmente os pequenos municípios, muitos deles dependentes do governo federal. As principais entradas de dinheiro nas prefeituras são: repasses do governo federal e do governo estadual; impostos municipais e tributos municipais (ex. IPTU, ISS, ITBI, ICMS); convênios e parcerias públicas e privadas. Na outra ponta, as principais saídas de dinheiro são folha de pagamento dos servidores e dos cargos comissionados; saúde municipal; educação fundamental; “máquina” ou estrutura municipal; câmara de vereadores e investimentos no município.

A redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apenas corroborou o fato, mas as dificuldades financeiras municipais já existiam antes dessa redução e já se manifestavam por muitos anos.

São inúmeras as causas dessas dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, destacando-se, principalmente, o descontrole financeiro, incluindo desperdícios, gastos desnecessários e investimentos inoportunos; políticas e ações de arrecadações inadequadas ou desacreditadas pelos cidadãos (ou pelos parceiros privados); inexistência ou não permanência de dados e informações públicas para auxiliar as decisões dos gestores municipais; incompetência ou despreparo dos gestores municipais (principalmente prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores e diretores de prefeitura); falta ou inapropriado orçamento financeiro e planejamento estratégico municipal de longo prazo (diferente do plano de governo para quatro anos do prefeito).

Mas isso tudo é passado imutável. Não adianta “chorar o leite derramado” é preciso arregaçar as mangas. O presente e o futuro podem ser mudados. Aos gestores municipais resta fazer a lição de casa e não apenas criticar o governo federal e afrontar o governo estadual (deixemos isso para os senadores e deputados).

O que fazer? Mesclando a experiência e a sabedoria do “peão” ou da dona de casa com o conhecimento e a ciência da administração, algumas atividades podem ser efetivamente elaboradas pelos gestores municipais, tais como: orçamento e controles financeiros; sistemas de informações e de indicadores públicos; gerência de projetos; melhoria de processos; organização de pessoas; parcerias públicas e privadas; e planejamento estratégico municipal.

Diante de tudo isso, questiono: o problema é apenas financeiro ou é de gestão dos municípios? Poucos elaboraram um projeto participativo de planejamento estratégico municipal contemplando múltiplas temáticas municipais (tais como agricultura, ciência e tecnologia, comércio, cultura, educação, esporte, habitação, indústria, lazer, meio ambiente, saúde, segurança, serviços, setor social, transporte, turismo etc.

É fácil montar um projeto assim? Claro que não. Mas os gestores municipais podem pedir contribuições de organizações privadas, ONGs, associações, sociedade civil, escolas e demais instituições representantes dos cidadãos. Cidadãos? Sim, esses mesmos, incluindo os experientes e sábios “peões” e donas de casa, com suas simples e objetivas atividades para lidar com dificuldades financeiras (sem menosprezar os cientistas ou intelectuais, que também são muito bem vindos com suas teorias e práticas).

Concluindo: minha provocação é juntar esforços coletivos, integrados e participativos dos gestores municipais e dos cidadãos. Isso tudo para minimizar e planejar as dificuldades financeiras dos municípios e como conseqüência, iniciar ou sedimentar e melhorar a qualidade de vida dos munícipes, principalmente os mais pobres e humildes.

Ajudar não ofende.

Predro Bô

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Judas disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. André Carlos disse:

    Bonitinho essa conversinha!!! Mas acho isso “conversa fiada”!! O problema é o “ROUBO DO DINHEIRO PÚBLICO”, por bandidos engravatados, e só isso…
    EX: Uma verba sái do governo federal orçada em 1 milhão, chega no chega no Estado 500.000, vai para prefeitura 200.000, e eles fazem uma obra de 100.000!! (e colocam uma placa, INVESTIMENTO 1 MILHÃO DE REAIS)

  3. Patricinha disse:

    isso sem falar no quanto ficou lá no governo federal, ne?

  4. Clériston Soares disse:

    Tai Pedro Bó gostei da sua explanção, fez uma uma leitura correta da atual situação do que acontece nos municípios, e eu acrescentaria o íten corrupção que está entranhado na política brasileira que desperdiça cerca de 30% dos investimentos, que além do prejuiso finançeiro ficam as obras de má qualidade na maioria das vezes. Será que um dia vamos ver as contas da administração publica sendo divulgada na internet com as respectivas notas fiscais o que entrou de impostos e de governo federal e estadual a folha de pagamento e quem são os funcionários efetivos e contratados e os respectivos cargos serà!!!!!!! acho difício quase uma utopia sonhar com isso que seria uma espécie de alforria para o povo, pois o própio povo que acompanha os políticos na verdade não querem e até por isso essas proprostas sequer fazem parte de nenhum plataforma política de canidadto pelo menos que eu saiba, já que defende-las talvez signifique afugentar boa parte dos grupos que acompanham os canidatos. Mas Pedro Bó eu sou otimista e vou continuar acreditando.
    Att: Clériston Soares

  5. Bira do sindmoto disse:

    Não se pode planejar uma cidade sem incentivos fiscais para que meios produtivos se instalem se não vejamos; o aumento de investimentos da iniciativa privada gera mais impostos, contribuindo para uma população economicamente ativa e, com o poder aquisitivo destes sendo maior eles gastarão seus soldos no município, aumentando mais a arrecadação e a independência financeira da Prefeitura.

    Hoje o que vemos são ladrões sem competência administrativa que quando entram dizem que zeram as dividas do órgão, para tão somente receber mais verbas e comprar mais fazendas aumentando o seu patrimônio. Sem falar da canga de pessoas que o apoia visando ganhar muito dinheiro no serviço público, contribuindo e aprovando as roubalheiras leia-se (vereadores) e punguistas do serviço público, colocados pelo Prefeito e pelos Vereadores. Leia-se (puxa sacos e parentes).

    O que precisa na verdade é uma legislação mais rigorosa para botar Prefeitos na cadeia e tomar os bens de parentes e de seguidores, some- se a isso também os Vereadores que aprovarem uma conta rejeitada, total ou parcial pelo TCM. Todos eles deveriam ir para cadeia.

    Em suma, o câncer de Estado e municípios é a corrupção desenfreada e sem punição rigorosa.

    Ubiratan. (Bira do Sindmoto) graduado em Administração de Empresas.

  6. Predro Bô disse:

    Pelegrini obrigado pelo carinho e coragem de postar nossa ajuda. Ficou demonstrado aqui que o Gestor do Blog tem muito conhecimento do que é administração publica e gestão. Parabéns mais uma vez. Obrigado.

    Clériston Soares estamos juntos na busca de uma Valença e política melhor no Brasil a partir dos Municípios. Observe que em relação a corrupção, fazemos menção no texto “São inúmeras as causas dessas dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, destacando-se, principalmente, o descontrole financeiro, incluindo desperdícios, gastos desnecessários e investimentos inoportunos; políticas e ações de arrecadações inadequadas ou desacreditadas pelos cidadãos (ou pelos parceiros privados); inexistência ou não permanência de dados e informações públicas para auxiliar as decisões dos gestores municipais; incompetência ou despreparo dos gestores municipais (principalmente prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores e diretores de prefeitura); falta ou inapropriado orçamento financeiro e planejamento estratégico municipal de longo prazo (diferente do plano de governo para quatro anos do prefeito)”.

    Com o dever cumprido e apoio do Gestor e participantes do Blog,

    Predro Bô

  7. Para vermos como a criatividade tem duas faces... disse:

    …uma que é genial e diverte como a dos que fizeram a paródia e a outra que envergonha e macula, como a do Mensalão. Eu achei a paródia genial.

    http://www.youtube.com/watch?v=eq1YZx9SltI&feature=fvst

  8. Ilário da Silva Hilário disse:

    O leite é ALIMBA ou Molico? Eu prefiro o Leite Condensado e se ele derramar, vou chorar muito.

    Pedro Bô, a manga que você vai arregaçar é manga rosa ou espada? Antes de me xingar, lembre-se PERGUNTAR NÃO OFENDE!

  9. Ilário da Silva Hilário disse:

    aa, O leite condensado é moça.

  10. Pedro disse:

    Zé Dirceu mandou essa música da Festa de Arromba para quem o saldou como GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO.

  11. MORADOR DO MORRO disse:

    PELEGRINE

    PUBLIQUE ESSA

    NO FERIADO DA SEMANA SANTA O MORRO RECEBEU UM GRANDE FLUXO DE PESSOAS, É CLARO E EVIDENTE QUE OS PITBULS DA PREFEITURA ESTAVA COBRANDO A TAXA DE TURISMO, O CURIOSO É QUE NÃO HAVIA UMA SECRETÁRIA ABERTA DE PLANTAO, VEJA A RELAÇÃO;:
    VIGILANCIA SANITARIA- FECHADA
    TRIBUTOS: FECHADA
    AGENTES DE ENDEMIAS- FECHADA
    A ADMINISTRAÇÃO – FECHADA

    O PRINCIPAL A SECRETÁRIA DE TURISMO – FECHADA, PROCUREI MIM INFORMAR POR A SECRETÁRIA ESTAVA FECHADA, FUI INFORMADO QUE QUALQUER PROBLEMA , TINHA UM CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA NA TAXA, PASSE POR LA, ENCONTREI UM MENINA, ASSISTINDO FILME NO COMPUTADOR, ENQUANTO O MOVIMENTO ERA INTENSO CÁ FORA, IMAGINE SE PARA O PESSOAL QUE ESTAVA CHEGADO O PESSOAL DO REFERIDO “SAT” ESTAVA ESCONDINDO ASSISTINDO FILME, IMAGINE SE OCORREALGO MAIS GRAVE, GRAÇAS A DEUS , NÃO HOUVE NENHUMA OCORRENCIA.
    MORRO SERÁ UM DOS DESTINOS DA COPA. PRECISA MELHORA E MUITOS O SEU ATENDIMENTO AO TURISTA.

    AS ELEIÇOES VEM AI….

  12. ANTONIO LUIZ disse:

    UM DIAS ISSO ACABA, VAMOS FAZER A DIFERENÇA, VOTEM CERTO

  13. Lucas Santos Café disse:

    Eu admiro muito o trabalho realizado por Pelegrini. Mas postar um texto cujo autor chama-se “Pedro Bô” é brincadeira. Por mais verdadeira que sejam as informações contidas neste texto, quando ele não é identificado não passa de uma falácia ou conversa fiada.

  14. eleitor denuncia disse:

    e como é que valença vai arregaçar as mangas como, com ricardo moura que não é pois ele é assesor fantasma da camara dos deputados em valença atraves do gabinete do deputado lúcio ele hoje estva hoje em sua varanda umas 9 horas da manhã espojado na grade conversando com $#$@%#@$ e @%$#¨#%$@ sabes lá o que.

  15. André Carlos disse:

    Vamos deixar de conversa FIADA vocês que ainda dizem que prefeitura precisa de verba, de qualquer que seja! Tudo mundo sabe que qualquer prefeitura vive só das taxas, impostos(verdadeiras extorções)arrecadações! Só basta não haver ROUBO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *