RESULTADO DA COPA DO MUNDO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA FOI UM FIASCO, ALÉM DE NÃO GANHAR NADA, AINDA PERDERAM

Acabei de receber da Assessoria de Comunicação da CDL, essa conclusão sobre as vendas do comércio varejista, do período pré e durante Copa Mundo, indicando super queda nas vendas durante o evento. Parece que o negócio é sério, pois afetou muita gente e se continuar assim, no pós-copa, tamos ferrados!  

O indicador de vendas a prazo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) repetiu o comportamento de baixa verificado nos últimos quatro meses e recuou 2,06% no mês de junho, em relação ao mesmo período de 2013.

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizaro Junior, a coincidência do Dia dos Namorados – a terceira melhor data em faturamento para os comerciantes – com o dia de abertura da Copa do Mundo e os feriados decretados em função do torneio afastaram os consumidores dos estabelecimentos de compras, prejudicando o desempenho das vendas.

gráfico

“Parcela considerável de trabalhadores foi dispensada pelas empresas no meio da tarde e algumas partidas foram realizadas no sábado, que é considerado um dos dias que mais movimentam o varejo. Além disso, o gasto do consumidor com bens de ticket médio maior, geralmente parcelados, perdeu espaço para produtos temáticos da Copa e em especial, para os alimentos e bebidas, que em geral são pagos a vista”, comenta Pellizzaro Junior.
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o encarecimento do crédito, a baixa confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado também contribuíram para o resultado. “Os dados reforçam a tendência de perda de fôlego da atividade econômica. Há queda generalizada entre os principais indicadores de confiança da economia, influenciada pelo aumento dos juros, pela inflação resistente e pelo crescimento moderado da massa salarial”, afirma Marcela.  

Perdas no semestre

O fraco resultado das vendas a prazo também se repetiu no consolidado do ano. No acumulado do semestre, frente à igual período de 2013, as vendas parceladas acumulam queda de 1,45%. Já na comparação mensal, em geral mais volátil, as vendas caíram 3,71% sobre o mês de maio.

Metodologia

O Indicador de vendas a prazo do Serviço de Proteção ao Crédito tem abrangência nacional e é construído a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados do SPC Brasil.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Pedro disse:

    Esta equipe da CDL/ACI de valença é fraca!!!, esta enterrando o comercio local, esta turminha do CDL perdeu para santo Antonio de jesus o melhor administrador, hoje faz um grande trabalho no comercio de SAJ, por tudo isso, os comerciante daqui, não dar condições a seus colaboradores,só querem mamar,mamar,mamar e ficar cochilando no balcão pensando que o cliente é da época do cabresto.

  2. Denilson disse:

    meu comercio não fechou prevendo isso, se aberto está ruim imagine fechado, kkkkk pra CDL!!!!!!

  3. Joao disse:

    Concordo com Pedro, foi uma grande perda pra Valença e um ganho para SAJ. O antigo gerente da CDL era bem melhor do que essa “thurma” que está ai pois o comercio so tem piorado a cada dia. Não vejo uma ação da CDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *