FICHA LIMPA: SERÁ QUE O PROCESSO DE 2005 CONDENA RICARDO MOURA?

Meus amigos, depois da aprovação da “Lei da Ficha Limpa” pelo Supremo Tribunal e que começa a vigorar ainda este ano, corre uma conversa de que Ricardo Moura está inelegível por causa do processo que condenou ele e Renato Assis no ano de 2005.

Um leitor nos enviou dois links para podermos analisar, um deles diz:

O Tribunal Superior Eleitoral manteve a cassação do mandato do prefeito de Valença (BA), Renato Assis Silva (PSDB), e do vice-prefeito, Ricardo Silva Moura (PSDB). Em Agravo de Instrumento, eles contestavam a decisão do Tribunal Regional Eleitoral baiano. Para o ministro Cezar Peluso, os argumentos apresentados foram insuficientes.

A acusação contra os dirigentes da cidade foi apresentada pela Coligação Administração com Competência (PP/DEM e outros). A oposição disse que prefeito e vice usaram servidores públicos em campanha política. Além disso, alegou que houve participação do vice-prefeito na inauguração de uma praça na cidade e também distribuição de dinheiro e camisetas. (Consultor Jurídico)

O outro link é quase idêntico. De uma coisa eu tenho certeza, na eleição de 2008, Renato Assis candidatou-se a vereador e sequer divulgaram os seus votos, justamente por causa desse processo, já Ricardo foi candidato a prefeito e teve aproximadamente 11.000 votos e não cogitaram cancelar votos ou algo parecido. Então, se for por aí o que se comenta aqui no blog não passa de especulação.

Ninguém melhor que a justiça para esclarecer esse fato, ou até mesmo o próprio Ricardo Moura para poder bater o martelo e encerrar essa questão.

Você pode gostar...

66 Resultados

  1. P/ Rudney e olha só disse:

    É isso mesmo, Ricardão incomoda e como. Ele tem que orar muito e pedir a Deus proteção, pois a inveja e a calúnia podem destruir uma pessoa. A língua do povo pode ser muito perversa e ferir quando usada para o mal e não me venham subestimando que não existem pessoas que não desejam o mal de outras. O mal existe. A boa conduta ajudá-nos a ficar distante dele, mas só mesmo Deus para nos proteger. Ricardo, ore, ore muito e peça ao Espírito Santo sabedoria e iluminação para sempre guiar seus passos. Desta forma, todos saberão quem o acompanha na sua caminhada. Não importa em que ambiente religioso esteja. Se você está conectado com Deus, os anjos de luz e as boas energias virão e todas as portas se abrirão.

    Ricardo tem vários “povo”, inclusive “o povo” de Deus.

  2. Katunda Santos disse:

    Eu prefiro votar em quem não tem nenhuma condeção na justiça por crime político do que em quem tem.
    Sugiro este tema à próxima enquete: Vc votaria em quem foi condenado pela justiça por crime eleitoral?

    Mas no final o povo decide.

    Jucelia, prefeita, Zé vice.

  3. Katunda Santos disse:

    Ricardo incomoda a oposição?
    Pensei q Ricardo era oposição!
    Que venha o povo!

    Vejo q não.

  4. Fidel. disse:

    Vá lá que Ricardo Moura seja “ficha limpa” legal, mas é um ficha suja moral. Pois se prestou às maracutaias eleitoral com dr Renato em 2004.
    Ricaro não é santo. Ele é culpado. Ele leva os vicios de péssimas práticas eleitorais, e sinceramente, não é o prefeito q o povo sofrido de Valença merece.
    Quem garante que ele não fará de novo o q vez em outras eleições?
    Pelegrine, pode ter lobo em pele de cordeiro.
    E o q mais estarrece o povo com quem tenho conversado é que Ricardo se mantem calado.
    Só quem fala na lista são os leões de chacaras de Ricardo.
    Fica a reflexão.
    Parece q o povo q a linda da Jucelia.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Anônimo disse:

    Eu falei que Ricardo incomoda. Em nenhum momento disse INCOMODA A OPOSIÇÃO. Vc como sempre, distorcendo as palavras e fatos sr. Katinguelê dos Santos.

  6. Lalado disse:

    Não sei por que as mulheres ricas da Bolívia, acompanhadas de dr. kadudu katunda moliterno e seu fidel, o fiel escudeiro não comentam a análise de Marcelo Borges, análise essa que estremeceu e calou as bases “martinísticas” do pequeno príncipe, da pequena eva e de alice no pais das maravilhas.

  7. Pr. Romero disse:

    Enquanto os cães latem passa a caravana- Da Vitória.

    Não tenho procuração, mas, afirmo que Bang não espalhou Boato nenhum Pelê, deixem o pré-candidato a vereador Bang, fora desta. Ele será um dos 15 e não deverá ter seu nome envolvido em entrigas.Ele é um bom menino.

  8. observando disse:

    O filho me disse em pelegrini que é o pai dele que anda espalhando a noticia que Ramiro mandou sobre Ricardo, esse rapaz não merece o pai que tem, cruz credo

  9. MULHERES PALPERIMAS disse:

    FIDEL,SE VC QUISER ARANJO UMA VAGUINHA NO SPA VINHA PARA VOCE FAZER UMA MASSAGEM TENHO CERTEZA Q VAI SAIR DE LA CALMINHO CALMINHO.VAMBORA RICARDAO E DALE 15.

  10. cesar augusti disse:

    PELE
    Sou advogado e faço especialização em justiça eleitoral, Ricardo pode ser candidato sim. Ele foi julgado e condenado por Dr. Paulo Albiani, juiz da época, por 3 anos de inegibilidade os quais já foram cumpridos.Não pode então ser condenado novamente pelo mesmo crime. Inclusive consultei professores meus da especialização e eles confirmaram isto. O que está acontecendo é que pesssoas inescrupulosas, derrotadas e que não conseguem decolar numa campanha eleitoral querem desestabilizar a campanha vitoriosa de Ricardo.

  11. Pr. Romero disse:

    RICARDO MOURA CONCORRERÁ AS ELEIÇÕES 2012!

    A LEI FICHA LIMPA É CONSTITUCIONAL, MAS, NÃO PODERÁ FERIR PTINCIPIOS DE LEGALIDADE.

    FUNÇÕES DO PRINCíPIO DA LEGALIDADE:

    O princípio da legalidade possui quatro funções fundamentais:

    1 a) PROIBIR A RETROATIVIDADE DA LEI PENAL(nullum crimen nulla poena sine lege praevia);( Principio da Anterioridade ou da Irretroatividade da lei Penal)

    2a) proibir a criação de crimes e penas pelos costumes (nullum crimen nulla poena sine lege scripta);(Principio da Reserva legal ,A lei penal tem que ser escrita)

    3a) proibir o emprego de analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas (nullum crimen nulla poena sine lege stricta);( Proibição da analogia in mallam partem)

    4a) proibir incriminações vagas e indeterminadas (nullum crimen nulla poena sine lege certa).(Princípio da Taxatividade)

    definição precisa da conduta proibida ou imposta, sendo vedada, portanto, com base em tal princípio, a criação de tipos que contenham conceitos vagos ou imprecisos. A lei deve ser, por isso, taxativa.

    Princípios penais decorrentes do Principio da Legalidade:

    A) Principio da anterioridade da lei penal: UMA PESSOA SÓ PODERÁ SER PUNIDA,SE Á ÉPOCA DO “FATO” POR ELA PRATICADO,JÁ ESTAVA EM VIGOR A LEI QUE PRESCREVIA O DELITO. Assim CONSAGRA-SE A IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL.

    O INCISO XL DO ART. 5°. da Constituição Federal, em reforço ao princípio da legalidade previsto no inciso XXXIX, diz que A LEI PENAL NÃO RETROAGIRÁ,SALVO PARA BENEFICIAR O RÉU. A regra constitucional, portanto, é a da irretroatividade da lei penal; a exceção é a retroatividade, desde que seja para beneficiar o agente. Com essa vertente do princípio da legalidade tem-se a certeza de que ninguém será punido por um fato que, ao tempo da ação ou da omissão, era tido como um indiferente penal, haja vista a inexistência de qualquer lei penal incriminando-o (nullum crimen nulla poena sine lege praevia).

    A LEI É DE 2010, O CRIME ELEITORAL FOI EM 2004, CONCLUÍDO EM 2008, A PENA FOI 3,5 DE INEGIBILIDADE DE RENATO ASSIS E RICARDO MOURA(PREFEITO E VICE); EM 2008, RICARDO JÁ TINHA PAGO SEU DÉBITO COM A JUSTIÇA, E CONCORREU.

    A LEI TEM BRECHAS, E ELE ESTÁ LIVRE. É FATO.(PODE FAZER UM POST) AQUI É A LEI. SEM PRETENÇÕES, QUE VENHAM OS JURISTAS E ME CORRIJAM!

  12. Vai buscar Dalila disse:

    Kd OS ADVOGADOS DO BLOG QUE JURARAM QUE RICARDÃO ESTAVA INELEGÍVEL? KKKKK, SÓ INDO MESMO BUSCAR DALILA LIGEIRO!

  13. FIDEL E O CHACAL disse:

    JUJU GOSTA MUITO DE TER UMA VIDA trtanquila, SOUBE ATÉ QUE PARA ELA CHEGAR AO PODER FAZ PACTO COM O DIABO. SOUBE TAMBÉM QUE RAMIRO ESTÁ MUITO INSASTIFEITO COM GUMAS ATITUDES DELA. ELA LOU PRA UMA PESSOA QUE A PRIMEIRA COISA QUE ELA IRIA FAZER SE GANHASSE A ELEIÇÃO ERA DAR UMA BANANA AO CHACAL. O VELHO QUE NÃO É BOBO ESTÁ LIGADO!!!

  14. Arnardo disse:

    acontece que quando ricardo conseguiu quase 11 mil votos, a lei da ficha limpa não estava em vigor, o que justifica ao não cancelamento dos votos…mas o problema será nas próximas eleições quando a lei estará na ativa! lei é lei e pra isso existem candidatos fortes para lutar pelo cancelamento dos votos do mesmo ja que agora existe a lei!

  15. Papito disse:

    P/ARNARDO:

    KKK,BOBINHO.RAMIRISTA É O SEU NOME,PODE SER?
    KI MEDINHO DE ENFRENTR RICARDO NAS URNAS NÉ?
    VOCÊ DEVE TER SIDO UM DS BENEFICIADOS COM O MANDATO TAMPÃO DE CLAUDINHO NÉ, NA JUSTIÇA,NO TAPETÃO?

    VÁ TRABALHAR,POIS A SURRA DE VOTOS VAI SER GRANDE.

    DR. FELIPE QUADROS, DR. TONI FONSECA, DR. GUIDO MAGALHAES, AGORA SÃO RICARDO MOURA, AS PEDRAS DO TABULEIRO SÃO AS MESMAS, A POSIÇÃO E O JOGO É QUE MUDOU, E ESTÁ FAVORECENDO, QUEM ANTES FOI PREJUDICADO. ENTENDES?

  16. Lá ele disse:

    Com exceção de Dr. Guido, todos os outros citados são vira-casaca em busca de Emprego e nada mais. Nenhum dos citados, e mais alguns, estão realmente preocupado com o futuro de nossa cidades.. apenas em defender seus interesses pessoais. Todos estiveram SIM, inclusive o nobre Pr. Romero, na administração atual. Muda-se os ingredientes, mas a receita do bolo é a mesma. Tá na hora de sangue novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *