DIREC-05 REÚNE DIRIGENTES PARA PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO 2012
Por Luana Figueiredo
Governo da Bahia revoluciona e implanta na rede estadual o NUPAIP – Núcleo de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica
Uma jornada para começar de novo com tudo novo. É assim que a rede estadual do Baixo Sul se organiza para começar o ano letivo de 2012. Renovar as forças e os instrumentos capazes de melhorar sempre a qualidade do atendimento e dos resultados. Sob esse prisma, a DIREC-5 realizou reunião com diretores escolares e coordenadores pedagógicos dos 15 municípios que compõem o sistema estadual de ensino nas 25 unidades escolares da rede, no último dia 25/01, em Valença.
Na ocasião, foi lançado o Programa de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica – PAIP, uma proposta inovadora da Secretaria de Educação da Bahia, com vistas a melhorar as formas e instrumentos de planejamento, acompanhamento e gestão pedagógica das escolas públicas estaduais.
O PAIP é um projeto de gestão, que lança um olhar sistêmico sobre a escola e seus processos de gestão pedagógica. A partir de dados emergentes da dinâmica escolar, monitoram-se e analisam-se os resultados das Unidades Escolares para elaborar um plano de intervenção em conjunto com os(as) envolvidos(as) observando o avanço das atividades de cada UE, acompanhando sistematicamente as informações, para subsidiar coletivamente planejamentos e ações de intervenção cotidianas que gerarão relatórios de identificação, permitindo a descrição da realidade da UE, para a tomada de novas decisões.
O monitoramento pelo Núcleo Central em Salvador e pelo Núcleo Regional em Valença e Unidade escolar será através do “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, o AVA, ferramenta de comunicação que permite a interação em tempo real entre as três instâncias garantindo que as escolas tenham respostas imediatas às solicitações, e que o acompanhamento pedagógico seja uma prioridade dentro da complexidade da escola. "O planejamento agora é coletivo, inclusive o AC dos professores terá dia e hora marcada para reunião semanal do coordenador, articulador e professores de cada área. Tudo será acompanhado de perto pelo Secretário da Educação do Estado, Professor Osvaldo Barreto, que acessará as informações on line e vai monitorar o fluxo de atendimento às demandas das escolas. Se houver necessidade, ele acionará o Núcleo central para fazer a intervenção", anuncia a professora Flordolina Angélica – DIRETORA REGIONAL.
“A Jornada Pedagógica 2012 será um importante momento para o Professor discutir e planejar suas ações para o ano letivo que inicia em 06 de Fevereiro. Subsidiados pelos relatórios da situação escolar fornecido pelo PAIP, será possível elaborar um planejamento direcionado aos aspectos considerados ‘insuficientes’ e priorizar as ações que visem a melhoria da prática pedagógica, o fortalecimento da aprendizagem e a transformação do espaço escolar num ambiente prazeroso aos alunos, garantindo a ele o direito de aprender”. Irineu Santana – Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica da DIREC-05.
Parabens Professora Flor.
Demonstracao de competencia e determinaca.
M Ferreira
É MUITO FACIL FAZER ELOGIOS DE SE MERSMO! AGORA EU QUERO VER ESSE GOVERNO E SUA TRUPE DA DIREC ESTABELECER REGRAS CLARAS PARA O ALUNADO DE VALENÇA COM REFERÊNCIA A QUALIDADE DE ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS, MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE, COLOCAR PROFESSORES PARA ENSINAR AS SUA RESPECTIVAS MATÉRIAS, VOU FICAR DE OLHO!!!CASO ACONTEÇA O QUE JÁ VEM ACONTECENDO A MUITOS ANOS IREI DENUNCIAR AS SETORES DE IMPRENSA!! DISCUTIR EDUCAÇÃO COMO FORMA DE PRENDER O PROFESSOR NA ESCOLA É MUITO FÁCIL FAZER, FAZER EDUCAÇÃO COMO A ÚNICA MANEIRA DE TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS AÍ O BICHO PEGA E EU QUERO VER!!!!
Esses professores são concursados ou entraram por REDA? Por isso, é possível avaliar o grau de investimento desse desgoverno na educação.
Hoje na festa do Dendë o pre candidato Martiniano foi bastante concorrido e la estavam os Dep`s Luis Alberto, Neuza e Maria DelCarmem. Alem do Prefeito Ramiro. Muitos acessores do Governo Estadual, Presidentes de Associacoes de Peq Agricultores, Vereadores de Valenca, Presidentes de Federacoes, Central e Cooperativas, alem de muitos pre candidatos a vereador em 2012.
Festa de muita alegria e muita gente em torno de mais de 2 mil pessoas.
Presenca tambem da imprensa local e ate de fora.
Olho Vivo
de Janeiro de 2012 – 09:30
Nenhuma creche foi construída em 2011 pelo governo federalFechar: Compartilhe
Seu Nome:* Seu email:* Email do destinatário* Nome do Destinatário: Sua mensagem:
Dilma prometeu durante campanha construir 6.427 creches em seu governoO Ministério da Educação terá que inaugurar pelo menos 178 creches por mês, ou cinco por dia, até o fim de 2014, para que uma das promessas de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) seja cumprida. Na eleição presidencial de 2010, Dilma prometeu construir 6.427 creches até o fim de seu mandato, mas a promessa está longe de se concretizar. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo ProInfância – que cuida da construção dessas creches – pagou até agora R$ 383 milhões dos R$ 2,3 bilhões empenhados. No primeiro ano de governo, a execução do ProInfância ficou em 16%. Nenhuma obra foi concluída. Principal aposta do PT nas eleições de 2012, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad deixou o ministério para se candidatar à prefeitura de São Paulo sem entregar nenhuma das creches prometidas pela presidente. Nas últimas campanhas em São Paulo, as creches têm sido destaque. Seu sucessor, Aloizio Mercadante, tomou posse na última terça-feira (24) com a promessa de atender à promessa da mandatária brasileira. O déficit do país hoje é de 19,7 mil unidades. Norte e Nordeste têm os menores porcentuais de matrículas nessa faixa etária, segundo o Movimento Todos pela Educação.