QUEM FOI ONILDO RAIMUNDO DE CRISTO?
por Luana Figueiredo
Onildo Raimundo de Cristo nasceu em Valença no dia 16 de setembro de 1943. Ainda criança, cursou o primeiro e o segundo ano na Escola João Antunes, no Tamarineiro. O terceiro ano na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a professora Amália Laranjeira, concluindo o primário em 1953, com a professora Consuelo Dantas de Góes. Embora não tivesse completado a escolaridade básica, falava e escrevia com grande fluência e propriedade. Sua sabedoria era exemplo para o homem do campo.
O seu primeiro trabalho foi com o seu pai na fabricação de linguiça de porco. Quando adulto, a família foi morar na Fazenda Cajurú, no distrito de Orobó, município de Valença-Bahia, que veio a assumir após a morte do pai.
Casou-se com a professora Ivete Cristo, com quem teve cinco filhos.
Possuía uma inteligência privilegiada e por ser uma pessoa combativa e ativista, ligada aos interesses sociais, se tornou líder da comunidade onde morava. Demonstrando aptidão política, candidatou-se algumas vezes a vereador. Não sendo eleito, continuou a luta pelas melhorias sociais do Orobó.
O seu Onildo, como era conhecido, foi um dos responsáveis por conquistas para a população, a exemplo da união dos agricultores em torno de preços mais justos para os produtos da região, como o cravo-da-índia. Criou uma envelopadora de cravo denominada Pindorama com o objetivo de comercializar o produto no varejo.
Seu maior sonho foi a instalação de um Ginásio e de um Colégio de Ensino Médio naquela localidade, culminando com as providências para a doação da área onde foi construída a escola, através de outro líder da região, o senhor José Alves.
O sonho, finalmente, tornou-se realidade em 2011, ainda que ele não tenha podido presenciar ainda vivo esse feito, pois veio a falecer aos 68 anos de idade, no dia 30 de setembro de 2009.
O seu nome foi escolhido por unanimidade pela comunidade para o Colégio Estadual do Orobó em homenagem aos esforços empreendidos nesse objetivo em vida.
Eis o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo!
Sempre entro, leio as postagens deste blog, e faço minhas reflexões;mas, me sentí muito feliz, e saber concernente a homenagem justa ao “senhor Onildo”;um dos grandes homens desta cidade; homem de família, defendor legímo das causas do homem do campo principalmente…o conhecí, e posso afirmar, que se trata de uma saudosa lembrança, pois éuma mente brilhante; que Deus o tenha em suas santas mãos!
como nos temos aqui escola GILVAM CONCEIÇAO
ta bom ONILDO DE CRISTO O proximo RAIMUNDO VIEIRA o
quem sabe OSVALDO DAMASCENO.