Desfile Cívico em Cairu resgata a história na Independência do Brasil

7 no morroA comunidade cairuense deu uma grande demonstração de patriotismo na última sexta-feira durante um esplendoroso Desfile Cívico alusivo a Independência do Brasil, realizado na Sede do município. Organizada pela Secretaria da Educação, a solenidade contou com a presença da primeira-dama Adriana Brito, representando o prefeito Fernando Brito, das secretárias da Educação e da Cultura, Isabela Brito e Adelaide Ribeiro, respectivamente, dos vereadores Ivan de Gerino e Abdon Ché, bem como de servidores, estudantes e professores.

7 no morro IIO resgate histórico da data em que o Brasil deixou de ser colônia para tornar-se um país livre foi relembrado pelos alunos, através de representações dos vários povos e nações responsáveis por nossa formação e também através da vasta gama de manifestações culturais cairuenses. O colorido e alegria tomou conta das ruas históricas de Cairu, trazendo a população para rua e remontando o grito de liberdade dado por nossos antepassados.

7 no morro IIIAlém da Sede, em todas as ilhas do arquipélago as unidades escolares homenagearam o 7 de Setembro.

Morro de São Paulo presta homenagens à Nossa Senhora da Luz

morro A comunidade do Morro de São Paulo festejou na última terça-feira (08/09) sua padroeira, Nossa Senhora da Luz, dando continuidade a uma tradição de fé e religiosidade, que remonta ao século XVII.

morro IIIO prefeito Fernando Brito e a primeira dama Adriana Brito participaram da missa solene acompanhados de secretários, assessores, correligionários, além do presidente da Câmara, Cláudio Brito, e dos vereadores Abdon Ché e Ivan de Gerino.

morro IIA exemplo do que acontece em outros distritos, a administração municipal organizou uma grande festa profana para homenagear a padroeira da localidade. Foram dois dias de shows, que atraíram nativos e turistas para a Praça Aureliano Lima. Pelo palco passaram as bandas Samba Connós, Grupo Sedução, Xamego a Três, Dj Renatinho, Conexão Mix, Márcio D’Eça e Beto Amazonas.

Santa Casa de Valença divulga benefícios das cirurgias por vídeo

sc

A videolaparoscopia oferece várias vantagens em relação às cirurgias convencionais

A Santa Casa de Misericórdia de Valença tem incentivado a população na procura por cirurgias por vídeo. Segundo o médico Daniel Proença, a videolaparoscopia oferece vários benefícios em relação às cirurgias abertas (convencionais), tais como: “menor dor no pós-operatório, melhor resultado estético, período de internação mais curto, menor perda sanguínea e rápido retorno às atividades diárias”. Como a cirurgia é pouco invasiva, as incisões são muito pequenas, normalmente de 3 a 10 mm.  Quem já passou pelo procedimento, recomenda: para o paciente Geovani Almeida Nascimento, de 23 anos, a ansiedade inicial deu espaço para tranquilidade e satisfação. “Antes da cirurgia estava ansioso, achei que era mais complicada e estava com muito medo, mas não é como eu imaginava, a experiência que tive foi de um procedimento simples e pouco doloroso”,  disse Geovani.

 
A Santa Casa realiza cirurgias por vídeo, através do SUS, de convênios e por meio particular para apendicites, cistos, refluxos, doenças do esôfago, intestino, pâncreas e ovário, ligaduras, limpoma e histerectomias. O agendamento acontece no ambulatório do Mutirão (Anexo 1 da Santa Casa de Valença) e através da Secretaria de Saúde do Município de origem do paciente.
 
Para mais informações: (75) 3641-8400 / 8410.
Andrea Marnine
Toca Comunicação / Santa Casa de Valença

SEGURANÇA OU INSEGURANÇA PÚBLICA: “TUDO ISSO É TAGARELICE, INÓSPITA, ESTÉREO E POLITIQUEIRA”

KLEBER

Dr. Kleber em momentos que mais aprecia, com a familía

Por Kleber Martins*

Os ditos oposicionistas da Bahia quando não afiguram-se cômicos, desbordam-se como cantores de uma nota só. A cantilena do momento é a segurança ou insegurança pública. Eu que não sou esquecido, e ouso a ser um pouquinho informado, lembraria, as pessoas, que já houve um tempo, em que aquela – segurança pública -, foi guardada e ou velada, pelo pai de um notório político baiano, é bom que se diga, quase sempre derrotado, que implementou um momento mágico, nesta área, onde vicejava incompetência, falta de seriedade e irresponsabilidade, obrigando, em dada campanha política, que o cândido, afável, sensível, homem de letras apuradas senador ACM, corresse a gritar FUNRESPOL, FUNRESPOL, FUNRESPOL, Deputado FUNRESPOL, enfim, é bom não tocar em tal tema, pois a elite carcomida da Bahia é pródiga em brigar e se unir, quando a necessidade, de dividirem o bolo, as burras públicas, assim o impuser. Precisamos nos livrar dos couveiros, digo eu, que há problemas neste setor, creio que não resta dúvida, mas, gostaria de lembrar, que enquanto o Governador do Rio Grande do Sul, pertencente ao capcioso, camaleônico, samambaico, dissimulado e assexuado PMDB, divide os salários dos servidores públicos, do seu Estado, em doze parcelas, no crediário, o governador da Bahia, os paga em dia e processa movimentos, que podem contribuir para melhoria da segurança do cidadão, pois promove a contratação de quase mil membros para a Polícia Civil. Este para mim é o ponto principal da questão, precisamos reforçar a prevenção e isso só é possível com o aparelhamento da policia judiciária, a quem cabe a estratégia, formulação e implementação na área de investigação criminal. Busca-se promover sempre a ostensividade, da competência da Polícia Militar, esquecendo-se da necessária resolução dos crimes em curso, bem como da prevenção para que outros delitos sejam abortados, e isto deve-se ao pouco efetivo, repito, da Polícia Judiciária, que é a Civil. É desta forma que o tema deve ser debatido, qualquer outra formulação, nada mais é do que tagarelice, inóspita, estéreo e politiqueira, e disso nós já estamos cheios. Ave camaradas, na luta sempre.

*Kleber Martins, é advogado, petista, escreve seus textos instigantes no Facebook e não gosta de passar a mão na cabeça de ninguém, aceita que qualquer um fale do PT, mas que falem com sobriedade, porque senão pau come.

Morro de São Paulo tem nota “A” no Mapa Turístico Nacional

mspSalvador, Morro de São Paulo, Porto Seguro,e Praia do Forte são os destinos baianos com nota ‘A’ no Mapa Turístico Nacional, que será lançado no fim do ano pelo Ministério do Turismo (Mtur). Ao todo são 51 destinos do Brasil que atendem a todos os critérios de qualificação estabelecidos pelo ministério. Previsto para sair até o final do ano, no Mapa de Turismo Brasileiro consta uma categorização que serve como instrumento para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios constantes na publicação.

A Bahia é um dos estados que mais têm destinos com a nota ‘A’ no Mapa Turístico Nacional. O estado empata com o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Perde apenas para São Paulo, que tem oito classificados. As melhores notas foram concedidas por receber bem o turista de acordo com critérios: meio de hospedagem, empregos formais e fluxo turístico nacional e internacional.

“Este mapeamento nos dá uma ideia de como anda o desenvolvimento do turismo no estado, mesmo que estes critérios não sejam pela atratividade do destino e sim pela economia formal”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Para o prefeito de Cairu, Fernando Brito, a avaliação deve servir de estímulo para o maior desenvolvimento da atividade turística no município. “Devemos continuar trabalhando para fortalecer este segmento econômico através de parcerias entre a iniciativa pública e a privada, além de Morro de São Paulo desejamos que outros destinos de nosso município figurem nesta lista”, ressaltou o prefeito.

Hildécio Meireles diz que governo investiu apenas 12% do orçamento previsto para segurança pública

décioO deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), voltou a chamar a atenção sobre o estado de urgência que se encontra a segurança pública na Bahia, cujos índices foram mais uma vez alarmantes no feriado de Sete de Setembro. Segundo ele, enquanto as estatísticas só fazem aumentar, o governo do estado investiu apenas R$ 38 milhões dos R$ 320 milhões previstos na execução orçamentária para segurança pública este ano. “Ou seja, apenas 12% do previsto, enquanto a população fica cada vez mais enclausurada em suas casas e refém dos bandidos”, pontuou.

Corrida e passeio ciclístico gratuitos vão mobilizar população de Valença e região no dia 04 de outubro

viva saúde

Santa Casa de Valença promove terceira edição do projeto Viva Saúde Corrida e passeio ciclístico gratuitos vão mobilizar população de Valença e região no dia 04 de outubro

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Viva Saúde, evento esportivo promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Valença que oferece corrida e passeio ciclístico gratuitos. Cerca de 700 pessoas devem participar dessa edição, que acontecerá no dia 04 de outubro(domingo) e que também vai oferecer orientações de saúde com nutricionistas e enfermeiros, café da manhã e show ao final do evento. Premiações de itens esportivos também serão oferecidos aos participantes.

Realizado na cidade de Valença, o Viva Saúde terá concentração e largada na Praça Ademar Braga e chegada no Serviço Social da Indústria (SESI), totalizando um percurso de 5 km para corrida e 10 km para ciclismo. Após as atividades esportivas, serão oferecidos serviços de atendimento como: aferição de pressão, dicas de saúde, massoterapia, avaliação nutricional, entre outros.

Para se inscrever, basta acessar o site da Santa Casa de Valença (www.santacasadevalenca.org) e preencher o formulário online. Pessoas de todas as idades, amadoras ou profissionais, podem participar. Durante a retirada do Kit (camisa e numeração de participação), os participantes podem levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

O Viva Saúde é uma realização da Santa Casa de Misericórdia de Valença,  em parceria com empresas e voluntários. O objetivo desse projeto é  orientar a população sobre a importância da prática esportiva como ação preventiva da saúde, promovendo benefícios físicos e bem-estar para o corpo e mente.

Benefícios da atividade física para a saúde  A prática de atividades físicas constitui um poderoso instrumento na prevenção de doenças. Propicia o aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea (combate à osteoporose), além de atenuar os índices de estresse e ansiedade, contribuir com a criatividade e a memória e promover a elevação da autoconfiança e da autoestima. A prática esportiva também favorece a interação e a sociabilidade, potencializando competências essenciais para o bom exercício da liderança como disciplina, comprometimento, responsabilidade, ousadia e determinação. Por esses motivos, a Santa Casa de Valença, instituição filantrópica sem fins lucrativos e que há 155 anos trabalha para promover a saúde e o bem-estar da população de Valença e do Baixo Sul, escolheu realizar em seu aniversário um evento que ofereça para a população todos os benefícios da prática esportiva para a manutenção de uma vida saudável.

Serviço:

O que: 3ª Edição do Viva Saúde

Local: Praça Ademar Braga, Centro, Valença – BA

Data: 04 de outubro

Horário: 08:00

Inscrições: De 26 de agosto a 03 de outubro através do site www.santacasadevalenca.org. Evento gratuito  e vagas limitadas.

Crédito das Fotos – Richard Mars / Viva Saúde 2014

Informações à Imprensa:

Camilla Oliveira e Andrea Marnine

71 3341-8185 / 8107-4674

Desfile do Sete de Setembro de Valença foi um dos mais participativos dos últimos anos

7 de setembroUma das maiores manifestações cívicas já vista nos últimos anos em Valença. Assim foi o desfile do Sete de Setembro, data da Independência do Brasil. Neste domingo, nem só o sol brilhou, mas a festa da democracia se transformou na festa da diversidade e da inclusão social. As diversas formas de manifestação formou um imenso corredor com uma participação popular, tanto no desfile, quanto aos que assistiam das janelas, ruas e na Praça da República. “Quem está de parabéns é o povo de Valença. Não é somente a política que transforma esta cidade, mas cada um de nós que em suas comunidades pratica o exercício da cidadania para que tenhamos dias melhores”, disse a prefeita Jucélia Nascimento em um discurso improvisado, mas com uma mensagem profunda e reflexiva.