Estado realizará concurso público para mais de 7 mil professores

Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde.
Fotos Mateus Pereira/GOVBA

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e da Administração (Saeb), realizará concurso público para o provimento de 7.131 cargos de professores, do ensino fundamental e médio, no magistério público do Estado, no primeiro semestre de 2016. Os aprovados vão substituir os 6.145 cargos de professores contratados por intermédio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os demais cargos (986) irão suprir as vacâncias deixadas por professores que vão se aposentar em 2016.

O provimento dos 7.131 cargos para o magistério demonstra o compromisso do Governo do Estado em priorizar a contratação de servidores por intermédio de concurso público, em detrimento às contratações com vínculos precários. Este ano, a administração estadual já extinguiu cerca de 6 mil contratos de professores por meio da modalidade Prestação de Serviço Temporário (PST). Seis mil cargos de Reda estão sendo contratados provisoriamente, apenas até 2016, tempo necessário para lançamento do edital do concurso para 7.131 professores estatutários.

O concurso também irá suprir a falta de professores em regiões onde existe dificuldade de provimento de vagas para determinadas disciplinas escolares. A contratação dos 7.131 professores resultará em um impacto financeiro para o Estado de R$ 138,4 milhões, com custeio de salários, no período de 12 meses. O valor evidencia o compromisso do Governo da Bahia com a educação e o esforço para manter os investimentos nessa área, mesmo diante do período de baixa arrecadação pelo qual passa o país.

Educar para transformar

O Governo da Bahia vem adotando, desde o início deste exercício, medidas estruturantes de implantação do programa Educar para Transformar. Uma das premissas é a valorização profissional dos professores e a sua formação continuada.

Em junho deste ano, o governo estadual promoveu 23.927 professores do magistério público, do ensino médio e fundamental. A promoção resultou em um aumento médio de cerca de 7% nos vencimentos dos educadores e gerou um custo para o estado de R$ 36,7 milhões no exercício de 2015. Foram promovidos 551 coordenadores pedagógicos e 23.376 professores.

Educação Pública de Qualidade é um Compromisso do Governo da Bahia. (Enviado por Mateus)

PARECE QUE OPOSIÇÃO EM CAIRU E VALENÇA VAI ACABAR

A política de Cairu começa a dar uma nova virada de página, dizem nos bastidores que poderá voltar a união entre o prefeito Fernando Brito e o deputado Hildécio Meireles, com uma composição que seria mais ou menos assim: a doutora Cíntia Rosemberg, esposa do deputado, sairia na chapa como vice de Fernanado Brito, com dois anos ele renunciaria para se candidatar a deputado estadual, já o deputado Hildécio entraria na disputa para deputado federal, numa dobradinha com Fernando, que não será difícil de eleger os dois na região. Mas nesse caso, entraria a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, que já está sendo sondada, para apoiar os dois candidatos a deputado.

As conversas estão sendo feitas nos bastidores e se isso for real seria uma grande vitória para Valença e região, assim teríamos um deputado federal e um estadual.

Outra sondagem que estão fazendo é sobre a indicação do vice de Jucélia que seria feito pelo deputado Hildécio, nesse caso, Claudio e Ricardo poderíam não admitir e Duda seria o indicado.

É meio complicado, mas essa costura não é tão ruim, é uma força política se formando para o bem de Valença e toda região.

Vamos esperar mais alguns capítulos dessa novela pra ver se o epílogo será esse mesmo que construiram acima.

SÓ MARTINIANO E JUCÉLIA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE VALENÇA

7O Momento seria único, quem deveria estar ali? Seriam os políticos de Valença, da Bahia e do Brasil, mas só estavam lá, Martiniano e Jucélia. Assim se deu o 7 de Setembro, numa comemoração tranquila e sem motivações políticas, pois quando pensávamos que seria o momento político acabou sendo a comemoração das ações do governo. Explico em baixo.

Encontrei Martinano e alguns membros do PT, assim como, o presidente Jonas e alguns correligionários. Do outro lado a prefeita Jucélia, forte e com seu grupo político esbanjando publicidade. Claro, não tinha concorrência.

O desfile foi bom, com manifestações em prol do governo, lembrando os movimentyos sociais, as lutas e melhoras do povo. Uma placa dizia “Bolsa Família”, a outra respondia, “Inclusão Social”. Talvez tenha sido por isso que só Martiniano e Jucélia participaram. Afinal tudo lembrava as boas ações de governo, não seria interessante a oposição ficar no meio dessas coisas que os depreciam.

Uma festa calma, sem manifestações contrárias, sem lembranças de crises, com muitos aplausos para as apresentações das escolas e entidades de educação.

Parabéns à prefeita e Jucélia Nascimento e ao pré-candidato Martiniano Costa que não se renderam aos problemas que o país enfrenta e coemoraram de forma limpa e sem medo de ser feliz.

JUCÉLIA CONTINUA NA FRENTE NAS ENQUETES DO BLOG

Mais uma enquete encerrada, e mais uma vez deu Jucélia na cabeça, dizem que as pesquisas que fazem aqui de Valença tem uma pequena semelhança com nossas enquetes, sendo que, o nome de Duda que aparece em segundo lugar não é colocado para apreciação.

Nessa enquete incluímos o nome de Martiniano Costa que confirmou sua candidatura a prefeito, faremos uma avaliação melhor na próxima enquete onde repetiremos os nomes dos mesmos pré-candidatos.

Jucélia é a candidata com maior percentual de preferência, mas também tem a maior rejeição, um processo natural, sempre quem está no poder tem maior rejeição, mas isso não quer dizer que ela tenha a maior rejeição da cidade. Apenas 29% não aceitam votar em Jucélia, somados as rejeições dos outros candidatos chegamos a 71%. Uma distribuição quase que igual entre os três primeiros, pois Ricardo e Martiniano tem quase que o mesmo percentual que a prefeita. Já a soma dos três candidatos, Jairo, Duda e Claudio, somados, dá 22%.

Duda sempre esteve bem nas enquetes do blog, mas dizem que na zona rural ele não é muito conhecido e que se fizessem uma pesquisa por lá, o nome dele provavelmente não apareceria, e pelo fato do blog ter maior abrangência na cidade ele se destaca melhor. Creio que pode ser verdade, mas não se pode descartar quem na cidade goza de um prestígio de 16% dos votos dos internautas, não esqueçam que Rui costa começou como um desconhecido e acabou ganhando a eleição no primeiro turno. O bom mesmo de Duda é a baixa rejeição que ele tem, e isso pode fazer a diferença.

Ricardo está sempre bem colocado, mas tem abaixo dele e sempre colados, Claudio e Jairo, que também tem baixa rejeição, é sempre um perigo para quem tem rejeição alta e não pontua bem na aprovação. Ricardo teria que fazer uma aliança forte com os três pré-candidatos para tentar aumentar sua pontuação, mas somando as rejeições dentre os três, chega-se a quase 50%, sem contar que, se ele tentar levar Martiniano poderá carregar um peso maior de rejeição, mais de 70%.

Jairo e Claudio ficaram empatados com 9%. Jairo empolgou-se com uma pesquisa que o deputado Hildécio teria mandado fazer aqui na região, onde dizem que ele pontuava com 10%, nossa enquete dá o mesmo número para ele, sinal de que poderá crescer fazendo um grande trabalho, ou seja isso requer financiamento privado da campanha, mas Jairo tem um lema que diz: não receberei apoio de quem quer que seja, para não ficar comprometido com os apoiadores. Aí, fica difícil.

Claudio ainda goza de um bom prestígio, quando foi prefeito em Valença, creio que ele deveria ao longo do tempo tentar resgatar ou manter esse prestígio para usufruir dele agora. Claudio não tem preocupação com os financiadores de campanha, diferente de Jairo ele pode sim, crescer mais e quem sabe, virar o prefeito de Valença com os que apoiaram ele, sempre.

Martiniano ficou em último lugar com 7% dos votos, uma margem boa para quem não terá o apoio do governo, não podemos dizer que seja difícil para Martiniano, porque afinal de contas ele goza do prestígio de 11 mil eleitores da eleição passada.

Enquete para prefeito de Valença

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria pra prefeito de Valença?

  • Jucélia Nascimento (40%, 112 Voto(s))
  • Eduardo Monteiro (Duda) (16%, 45 Voto(s))
  • Ricrado Moura (12%, 34 Voto(s))
  • Jairo Batista (9%, 26 Voto(s))
  • Claudio Queiroz (9%, 24 Voto(s))
  • Martiniano Costa (7%, 20 Voto(s))
  • Nenhum desses (7%, 19 Voto(s))

Total de votos: 280

Enquete de rejeição para prefeito

Em quem você não votaria de jeito nenhum?

  • Jucélia Nascimento (29%, 71 Voto(s))
  • Ricardo Moura (26%, 62 Voto(s))
  • Martiniano Costa (23%, 56 Voto(s))
  • Claudio Queiroz (14%, 33 Voto(s))
  • Eduardo Monteiro (5%, 12 Voto(s))
  • Jairo Baptista (3%, 7 Voto(s))

Total de votos: 241

 

A ELITE BRANQUINHA AINDA CONSEGUE ENAGANAR NEGROS E POBRES PARA SE BENEFICIAREM

cotasEngraçado como as coisas nesse país estão andam diferentes do passado, antigamente existia a esquerda e a direita. A esquerda era composta por operários, artistas e intelectuais. A direita era composta por pessoas que usufruiam das benesses do governo, era a maioria elite, onde empregavam filhos, irmãos, parentes e amigos gozando de todos os prestígios.

Hoje, vemos um país arrasado pelas ideologias diversas, de um lado a esquerda não consegue se identifcar porque tem pessoas que pensam iguais aos da direita e na direita tem supostos intelectuais, artistas e até operários. Difícil de entender tudo isso. Na verdade, o que parece é que, a esquerda pensava em tomar o poder da direita para usufruir dessas benesses que eles tinham, conseguiram e deixaram transparecer que era verdade. A direita por sua vez tenta recuperar das mãos da “esquerda” o poder, já se passaram longos doze anos sem as tetas e o que mais dá raiva à elite é saber que, quem mama hoje em dia são os que sempre andaram por baixo, comendo migalhas.

Bom, também não é assim não, a esquerda está cheia de parasitas da direita que sempre se posicionaram do lado do mais forte para nunca perderem o direito de mamar, são os chamados, espertos, pois sabem mudar no momento oportuno, se bem que, esses nunca foram esquerda, só estão na esquerda para se beneficiarem.

O interessante de tudo, é ver esses supostos esquerdas se posicionarem contra você, por causa de sua opinião contrária aos interesses deles, aí ficam de bicão, te chamam de irresponsável, dizem que você não está seguindo a regra e te isolam na tentativa de nos criminalizarem. Como os nosso líderes não querem ficar inimigos da elite que eles tanto bombardearam, e por acharem que é ‘massa’ andar ao lado de um magnata, eles se aliam aos ricos e te repudiam também.

Antigamente, nem pobres e nem negros podiam assumir o poder, depois que quebraram esse tabú a elite passou a “adorar” negros e pobres, sabem que eles conseguem assumir o poder sem muitas dificuldades e se alojam como parasitas dizendo que são adoradores deles.

Problema deles, os brancos que andam com os negros estão sempre casando com seus brancos, os negros continuam sendo discriminados e apoiando esses brancos que lhes discriminam, e estão ao lado dos negros só por interesses, em conseguir cargos e empregos.

Não podemos mandar ninguém ir muito longe, aqui em Valença a coisa anda a olho nú, só não enxerga quem é cego e mudo. Um líder negro de um partido aqui em Valença, consegue colocar todos os seus amigos branquinhos em cargos de prefeituras e órgãos do governo, mas é incapaz de dar um boa noite a um porteiro negro na porta de um restaurante bacana.

Esse mesmo líder, desfila ao lado dos seus amiguinhos de elite, frequenta bons restaurantes, só por prazer de andar ao lado deles. Como podemos criar um governo popular, dessa forma, onde nossos próprios irmãos (negros e pobres) acham bonito andar ao lado dos branquinhos e de elite?

A verdade é que, poucos vão entender sobre a criminalização que fizeram ao negro e pobre ao longo dos anos nesse país, onde acham que cotas é jeitinho e eles dizem que nunca fizeram racismo no país. Se o negro não abrir os olhos, tudo vai voltar ao normal.

 

Festa do Amparo 2015 começa a ser organizada

amaproA Festa do Amparo 2015 foi o motivo da reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), na prefeitura de Valença, com a participação do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus; de Aline Reis e Jailton Azevedo, respectivamente secretária da Cultura e secretário da Infraestrutura e Urbanismo do município; da Tenente-PM Luana Dantas, e dos padres Josival Barbosa e Cristovam Moreira, além de Ubirajara Rosário, membro da  comissão organizadora. Representando instituições parceiras envolvidas na organização e realização do evento, eles começaram a traçar as primeiras providências neste sentido.

A festa em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade, é maior e mais tradicional manifestação dos católicos de Valença. Seu início acontece com a Lavagem do Amparo, sincretismo religioso de rara beleza cultural, que acontece no último domingo do mês de outubro e antecede ao início do novenário, com a população e turistas saindo em cortejo por ruas da cidade até ao alto da colina do Amparo, onde é feita uma lavagem das escadarias do templo da Santa, com perfumes e água de cheiro. O dia da festa em louvor à Senhora do Amparo é 08 novembro.

Além do apoio dado à festa na sua manifestação cultural, o governo de Valença, desde 2013 vem dedicando atenção especial para o resgate de todo o seu valor religioso. O resultado, como aconteceu no ano passado, é uma festa bem organizada, de paz, tranquilidade e grande participação popular.

Por Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença

 

ISSO AQUI VAI DAR COMENTÁRIO, VIU?

Hildécio Meireles comemora licitação para o semi-anel rodoviário de Valença e diz que continuará vigilante

hildeUmas das primeiras indicações do deputado Hildécio Meireles (PMDB) ao governador Rui Costa para a construção de semi-anel rodoviário na BA-001, tangenciando o perímetro urbano de Valença e interligando o trecho Nazaré/Valença/Taperoá, teve aviso de licitação para a construção do projeto final de engenharia publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (3). O deputado, que luta pela causa desde o seu primeiro dia de mandato, comemora poder continuar contribuindo com a região, porém reforça que permanecerá vigilante para que, de fato, a obra saia do papel.  Conforme publicação, a abertura da licitação está marcada para acontecer no dia 08 de outubro de 2015, às 14 horas no prédio anexo da Secretaria de Infraestrutra.

Ele explica, que esse é um dos maiores anseios da população de Valença e região e, consequentemente, uma das suas importantes bandeiras enquanto representante do Baixo Sul na Assembleia Legislativa. “E, não tenho dúvida, que a entrega do semi-anel rodoviário desafogará o tráfego de Valença, maior pólo regional da área, bem como o trânsito de passageiros e cargas pela BA-001, um dos mais importantes corredores rodoviários da Bahia, sem falar que contribuirá na preservação do patrimônio histórico da cidade, com a retirada do trânsito pesado (veículos de carga) do centro. Por isso, todo meu empenho neste sentido”, destacou, reforçando a importância de Valença para a região, levando em conta seu comércio, bem como hospitais e clínicas, toda a gama de serviços do setor terciário da economia e turismo.

Por fim, o deputado, frisou que o semi-anel rodoviário representará um benefício ainda para os moradores e motoristas que trafegam no trecho compreendido entre Bom Despacho até Vera Cruz; Ilha de Itaparica a Nazaré das Farinhas, bem como até Jaguaripe. “E também se estenderá as cidades do Baixo Sul, Sul e Extremo Sul: Aratuípe de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Cairu, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Itacaré, Ilhéus, Olivença, Una, Canavieira, Santa Cruz Cabrália, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa.

Mais informações:

(71) 9146–3824

(71) 9611-9390

Assessoria de Comunicação

Deputado Hildécio Meireles