Arquivo Anual: 2015

É hora de renovar?!

raellPor Raell Costa*

A mini-reforma do secretariado de Valença não é, de fato, nem de perto, nem de longe, uma reforma. Afinal, só foram preenchidas vagas ociosas. Todos os nomead@s – Vanúzia, Daniel e Júlio, ocupando as pastas de Educação, Juventude e Turismo, respectivamente – estão anos-luz dos seus antecessores, além de ser uma surpreendente tática para a composição da chapa em 2016.

Trazer Vanúzia significa consolidar de uma vez por todas a aliança com o PDT para as próximas eleições, concedendo mais uma secretaria ao partido – agora já são 4, salvo engano, o PDT tem mais secretários do que o Partido da Prefeita, o PTN. Vanúzia enfrentará o maior dos obstáculos: a insatisfação, beirando a totalidade, dos funcionários em educação do município. Que, reivindicam reajuste salarial, segundo eles, defasados há 3 anos, entre outras demandas da categoria mais organizada e combativa do município. Reconheço que a atual gestão recebeu a batata assando. O que pode custar muito caro.

Júlio dispensa comentários! Não o conheço formalmente, porém, por onde passou deixou marcas significativamente positivas. De Cairú a Itacaré, passando por Salvador e Brasília, o novo secretário tem bagagem de Gestão e articulação política, para, quem sabe, iniciar os trabalhos de um novo ciclo de Desenvolvimento, fazendo Valença assumir seu potencial turístico e, por conseguinte o espaço de protagonismo no setor que merece por tudo que nós valencianos sabemos e esbravejamos aos quatro ventos.

Daniel (do PT) é uma figura histórica nos movimentos de juventude no Brasil. É um reconhecido articulador político. Sua ida para a secretaria impõe mais trabalho ao presidente do PT, Jonas, em organizar sua base para uma possível disputa em 2016. Por outro lado, a prefeita ganha mais envergadura para defender o apoio do governador. Mesmo sabendo ela que, naquele terreiro, quem manda é a Executiva, e essa está sob tutela do grupo de Martin. Daniel terá que começar praticamente do zero, já que, depois de Juliana nada foi feito para colocar Valença no Sistema Nacional de Juventude. Haja diálogo e ligações!

Se, a Prefeita surpreende em sua força de articulação e no coser das alianças. Falta o feijão do arroz: A Política! Passados 3 anos de Governo, não foi possível imprimir uma marca, um sentimento coletivo, algo que identificasse a Gestão, uma canalização intersetorial que definisse o pensamento de Governo e o encaminhasse ao encontro dos anseios da população. Tenho ideia que o Governo está mais para a gerir políticas públicas do que criá-las.

Ademais, falta a aliança com os movimentos populares, falta povo na gestão, falta política de base, falta criar empatia com o povo. É preciso aprofundar o diálogo com as minorias, com os povos tradicionais e com setores progressistas. Ampliar a participação social na Gestão Pública. Implantar mecanismos de cooperação entre Município e munícipes, de forma permanente, sem interlocutores e a conhecida pessoalidade.

Por isso, sem pestanejar, afirmo: a Máquina da Comunicação (rádios, jornais e blogs) é o que tem dado sustentação à este governo!

Entretanto, o cenário que se desenha não permitirá que essa máquina esteja a todo vapor. Já aparecem as primeiras alianças entre a comunicação e a oposição.

A força das alianças contará muito para o desfecho final, mas, em Valença, bem sabe Nascimento, quem elege é a força do povo que vai para o corpo-a-corpo. E nessa, sabemos, o quanto foi difícil para ela levar seu povo – exceto alguns secretários fidelíssimos – para o corpo-a-corpo de Dilma e Rui. Será que conseguirá o Governo levar os seus e fazer com que as massas de disponham para uma renovação de mandato?

O bom da política é saber que a maré de março é a maior, mas as águas do Una não param de rolar pode debaixo da ponte, o ano inteiro.

*Raell Costa é técnico em segurança pública, graduando em Gestão Pública pela UFRB, membro do Conselho Municipal de Juventude, pela JPT.

CÂMARA DE CAIRU APROVA PROJETO DE LEI PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS

CAIRUA Câmara Municipal de Cairu esteve reunida na tarde desta quarta-feira (04), em sessão extraordinária para a apreciação e aprovação do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar áreas de terra do município à Associação Cultural e Esportiva Piraquara com o objetivo de construir moradias destinadas a famílias com renda familiar de até três salários mínimos.

A convocação extraordinária feita pelo presidente do legislativo Cairuense, Cláudio Brito levou todos os vereadores ao plenário para discutir e aprovar o projeto de lei. A construção de casas populares é uma parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, prefeitura e Caixa Econômica Federal, através do Ministério das Cidades do governo federal.  O tema atraiu populares e lotou a galeria do plenário.

Na mensagem enviada à Câmara de Vereadores, o Chefe do Executivo de Cairu, Fernando Brito explica a importância da votação pelo déficit habitacional que existe no município, abrangendo moradias em assentamentos precários e moradias inadequadas. “È uma questão de humanidade e Cairu não pode mais conviver com essa situação. A Associação escolhida foi devido ao fato de que na cidade de Cairu não existe entidade habilitada para ser aprovada pelo Minha Casa Minha Vida, através do Ministério das Cidades”, disse Brito.

O programa será implantado com a construção de 50 unidades residenciais destinados a famílias de baixa renda. As comissões permanentes da Câmara de Cairu deram parecer favoráveis a iniciativa do Minha Casa Minha Vida.

O presidente do legislativo Cairuense, Cláudio Brito aproveitou a oportunidade e convidou a todos para a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, que acontecerá dia 10 de fevereiro, às 15h, na Câmara de Cairu.

MATRÍCULA 2015: Estudantes e responsáveis devem ficar atentos ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino

Os estudantes da rede estadual de ensino do Baixo Sul e responsáveis devem ficar atentos ao calendário de matrícula da rede para o ano letivo de 2015. A matrícula será realizada nas unidades escolares ou de forma on line através do endereço eletrônico www.educacao.ba.gov.br/matricula, entre os dias 24 de fevereiro e três de março, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria e detalhado abaixo.

O cronograma inclui a transferência de estudantes entre escolas da rede estadual, a renovação da matrícula de alunos que já estudam nas unidades escolares da rede e a matrícula de alunos novos no ensino fundamental, ensino médio, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), educação profissional, educação integral, educação especial e educação de jovens e adultos.

No ato da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.

Cronograma de matrícula 2015

 

Situação/atividade Período
Transferência de Alunos da Rede Estadual:

  • Para os estudantes matriculados com frequência regular no ano letivo de 2014.
  • A escola não oferece a série subsequente;
  • Não renovou sua matrícula.
  • Mudança de domicílio.
  24/02/2015
 

Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental:

  • Para os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino do Estado da Bahia, no ano letivo 2014, cujas escolas não oferecem a série subsequente.
25 e 26/02/2015
 

Matrícula nova:

  • Para ingresso do candidato em Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino em qualquer série para o ensino fundamental e médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta.
Ensino fundamental

27/02/2015

 

Ensino médio

02 e 03/03/2015

 

Projeto da Defensoria Pública de Valença pretende levar noções de direito para alunos da rede pública municipal

KADUA prefeita Jucélia Nascimento recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (04), a visita do defensor público Lucas Ressurreição. Na ocasião, acompanharam o defensor, Verônica Desterro e Jonathan Netto, auxiliares da Defensoria  Pública de Valença. Lucas Ressurreição apresentou à prefeita um projeto voltado para a conscientização dos direitos do cidadão, fundamentado nos princípios da Defensoria. De acordo com ele, o objetivo é levar aos alunos das escolas públicas municipais, através de palestras, noções básicas de direito. As ações terão apoio da Secretaria Municipal da Educação e serão realizadas a partir de um planejamento de dias e horários para a realização das palestras.

Jucélia aprovou a iniciativa e reafirmou a sua pré-disposição em cooperar com toda iniciativa que promova esclarecimentos sobre os direitos do cidadão.

Participaram ainda da reunião a equipe da Procuradoria Jurídica do município, com Carlos Eduardo, Izes Menezes e Juliana Rocha.

IESTE EDUCACIONAL

ieste ieste II ieste III

FAÇA SEU CURSO SUPERIOR NO IESTE EDUCACIONAL
AULAS UMA VEZ POR SEMANA COM O PROFESSOR EM SALA DE AULA, NÃO É Ead é Semi Presencial
AGENDE SEU PROCESSO SELETIVO  !!
Contatos:
75 3641 2444 Nucleo Valença-BA
Rua Oldack Nascimento 202-Graça-Valença-BA
73 3534 3759 Núcleo Jaguaquara-BA
Rua Paz e Liberdade, 54 ,Palmeira Jaguaquara-BA

AÉCIO DA PITI NO SENADO

aécio

Barbudo e ainda inconformado, Aécio compra de briga do trânsito até Senado. Se não quiserem vê-lo irritado não lembrem da sua derrota a presidente da república

A cena da candidata derrotada a miss Amazonas, que tentou roubar a coroa na marra, evoca o comportamento do senador Aécio Neves nos últimos meses.

Maus perdedores só não são piores que maus ganhadores. Aécio já deu sinais claros de que jamais engolirá o resultado das eleições. Por isso todas as anedotas sobre suas aventuras no tapetão lhe são incômodas.

Por isso, também, ele se torna um alvo fácil dos adversários quando querem desestabilizá-lo.

Na sessão de quarta-feira no Senado, o mineiro explodiu por causa de uma manobra de Renan Calheiros para garantir o comando da Casa aos aliados. Com a articulação, PSDB e PSB ficaram de fora da Mesa Diretora.

No microfone, Aécio criticou o colega, dizendo que ele “perde a legitimidade de ser presidente dos partidos de oposição. Vossa Excelência apequena essa Presidência”. Começou de maneira firme e civilizada.

Renan, macaco velho, devolveu afirmando, de maneira irônica, que não acreditava que aquilo estivesse sendo dito por um candidato à presidência da República.

“Veja em que conta o senhor leva a democracia”, fala. “Por isso deu no que deu. Vossa excelência perdeu a chance de ser presidente da Republica porque é estrela”.

Pronto. Aécio acusa o golpe. Doeu. “Perdi de cabeça erguida!”, grita. “Eu tive 51 milhões de votos, que eu honro! Olho nos olhos dos cidadãos, falo com a população brasileira!”

Para além da atuação de Renan no Senado, Aécio reage de maneira ensandecida sempre que alguém lhe lembra que não foi eleito. Voltou a lembrar Collor em sua apoplexia. O dedo em riste estava, a ira, um ressentimento enorme (Faltou o inesquecível “leviano!”).

“Eu fiz o que estava no meu coração”, desculpou-se a modelo amazonense Sheislane Hayalla depois do vexame entre as misses. O coração de Aécio Neves também não tem lugar para o vice-campeonato. (DCM)