Arquivo Anual: 2015

Recursos para obras em Valença devem chegar a R$ 100 milhões em 2015

PACNovos empreendimentos de iniciativa do setor público deverão aportar ou ser concluídos em 2015 em Valença, Baixo Sul do Estado,  com recursos na ordem de R$ 100 milhões. Quase Todos os empreendimentos estão com os recursos garantidos. Somente com o Projeto Minha Cada Minha Vida, do Governo Federal, estão sendo aplicados no município R$ 69,8 milhões na construção de 1.150 unidades habitacionais no bairro do Novo Horizonte. Estão praticamente prontas para ser entregues em agosto, 380 casas do Loteamento Nova Valença, com recursos na ordem de R$ 22,8 milhões. Em construção, estão sendo edificadas mais 600 unidades do Loteamento Nova Vida, com recursos também da União, totalizando R$ 36 milhões. Em parceria com o Construir Melhor, serão construídas outras 170 casas, cujo orçamento está estipulado em cerca de R$ 11 milhões.

Com recursos próprios, o Governo de Valença está investindo cerca de R$ 5 milhões em novas obras. Somente com a requalificação do bairro da Bolívia (PAC da Bolívia) serão investidos R$ 4,2 milhões para concluir a obra.

Com a licitação já publicada no Diário Oficial do Município para acontecer no próximo dia 13, a requalificação da Orla do Rio Una é mais uma obra de impacto em Valença e que vai transformar aquele local. Será investido mais de R$ 1 milhão, contemplando a troca de todo o piso, nova iluminação a led e a troca do parapeito, com a substituição dos tubos de ferro por eucalipto tratado.
Dentro do pacote dos projetos prontos a serem executados, ainda aparecem a construção de sete creches modelos no valor total de R$ 11,5 milhões; três quadras cobertas no valor de R$ 2,4 milhões; a construção do novo cais, com previsão de investimento na ordem de R$ 600 mil, e pavimentação nos bairros, com recursos na ordem de R$ 500 mil. Em execução e prestes a serem entregues à população estão a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Novo Horizonte, com orçamento de R$ 480 mil; a cobertura da feira livre (R$ 360 mil), a Academia da Saúde (R$ 170 mil). Dentro do planejamento ainda neste semestre será entregue à comunidade a Policlínica e estão previstos a recuperação e construção de pontes e estradas na zona rural e reformas em escolas e postos de saúde, além da atenção especial ao setor de iluminação pública.

Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença

ENQUETES OXIGENAM POLÍTICAS DE VALENÇA E CAIRU

Hoje vamos iniciar uma série de enquetes sobre os prefeituráveis de Valença e Cairu, estaremos colocando nomes de pessoas que são cotadas nas rodas de bate-papo político e que são possíveis nomes para disputar a prefeitura de Valença. Converso sempre com pessoas sobre o quadro político da cidade e descobrimos muitos nomes surgindo, assim como o nome do advogado Duda, que hoje se relaciona bem com o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e teve uma grande participação na campanha do deputado Hildécio Meireles que se elegeu com 48 mil votos em toda a região.

Os demais candidatos, vereador Jairo, Ricardo Moura, Claudio Queiroz, prefeita Jucélia e Martiniano Costa já são os mais cotados até o momento, pois são nomes já conhecidos da população.

Em Cairu, temos poucos nomes em disputa, até porque é um só grupo, que agora está dividido, o grupo de Fernando e o grupo de Hildécio. Fernando disputará a reeleição, provavelmente contra um candidato apoiado pelo deputado Hildécio, esse candidato poderá ser sua esposa Cíntia ou o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Igor.

Ramiro disse recentemente que, “O homem forte de Cairu, hoje, é Fernando Brito”, alegando que ele foi mais esperto, fez adesão com os maiores políticos da região, está com Maneca Ché, com Peleteiro e com Luiz Mendonça e de quebra ainda apoia Jucélia numa dobradinha da região.

Na enquete de Valença vamos começar por um filtro, perguntado qual o melhor candidato para disputar com o candidato do governo, que será entre Jucélia e Martiniano. Os melhores colocados serão testados nas enquetes até o resultado do dia que se decidir qual será o candidato. O vereador Jairo está de malas prontas para se candidatar por outro partido, ele disse que não tem chances contra Ricardo Moura dentro do seu atual partido, alegou que o PMDB de Valença já tem dono, “Eles não estão preocupados com o partido e sim com eles próprios, pois assim se deu na eleição passada para prefeito, onde diziam que o meu nome era o segundo nome mais forte do PMDB, e no fim, deu no que deu”, alfinetou o vereador. Outro também que está de malas prontas do seu partido (PTB), é Duda, que já disse que irá sair do partido de Antonio Brito, afirmou que não encontrou o apoio necessário que deveriam ter lhe dado.

Resta saber em quem o deputado Hildécio irá colocar sua mão, o único que não apoiou o deputado de forma dedicada foi o vereador Jairo, disse que não foi convidado para tal coisa.

Hildécio nutre uma certa simpatia por Duda, pois eles são grandes amigos e Duda agradece a gratidão do deputado. Já Ricardo Moura diz não abrir mão caso ele esteja na frente nas pesquisas, Claudio ainda goza de um prestígio do passado nas ruas de Valença, mas demonstrou ser fraco na política quando deixou o seu tio, tomar-lhe o poder, havia tomado o poder de doutor Renato na base do tapetão, gostou e, tentou ver se dava certo com o tio, se ferrou, amargou um terceiro lugar.

Vamos em frente, pra ver o que que vai dar?

NOTA: Prefeitura de Valença paga abono de férias dos servidores da Educação

Conforme anúncio feito pelas secretarias municipais da Administração e das Finanças, a prefeitura de Valença enviou para a Caixa Econômica Federal a folha referente ao abono de férias dos servidores municipais da Educação. Este abono corresponde a 1/3 do salário do empregado e deverá estar em conta neste final de semana.

A prefeitura de Valença está absolutamente em dia com o pagamento de todos os seus servidores, o que inclui a última parcela do acordo referente ao débito do município com os profissionais da Educação encontrado pela atual administração.

Reunião define prazos para apresentação de documentação para os pré-selecionados do empreendimento Nova Vida I e II

loteamentoA prefeitura de Valença, através da Secretaria do Planejamento, realizou na manhã desta quinta-feira (05), no salão anexo ao Cemep, uma reunião com os pré-selecionados dos empreendimentos Nova Vida I e II do projeto Minha Casa Minha vida para esclarecer sobre as próximas etapas do projeto. Ficou agendado para os dias 10 e 11 de fevereiro o comparecimento, na Secretaria do Planejamento, dos beneficiários que já tiveram seus nomes divulgados e convocados para a reunião de hoje, para a apresentação da documentação exigida pela Caixa Econômica Federal (CEF) necessária ao financiamento dos imóveis.

Os beneficiários estão sendo orientados quanto a questão dos critérios do financiamento pela CEF, documentação exigida, pagamentos, participação nos projetos sociais, além de esclarecimentos quanto ao uso racional do sistema de esgotamento sanitário. Sobre esta questão, a diretora do Departamento de Programas Sociais da Secretaria do Planejamento, Leyva Naiara, alertou para os problemas registrados em outros empreendimentos, a exemplo  do entupimento da rede de esgoto, através de descartes de objetos como preservativos, fraudas e até travesseiros que são jogados na rede.

As novas residências estão localizadas no bairro do Novo Horizonte. São dois empreendimentos, que totalizam 980 novas moradias, beneficiando diretamente mais de 4 mil pessoas. A localização possui vizinhos como a Delegacia de Polícia, o Fórum, a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e o SAC, entre outros. Os empreendimentos serão organizados em condomínios, geridos por uma associação de moradores, com iluminação pública, pavimentação, coleta de lixo e esgoto tratado. A previsão para que os moradores ocupem as residências é para o mês de agosto deste ano, com os primeiros 380 beneficiários e dezembro, com os  600 restantes.

Governador Rui Costa destaca importância da Educação em abertura dos trabalhos na Assembléia Legislativa

ruiO governador Rui Costa destacou, mais uma vez, a importância da Educação para a sua gestão, nesta terça-feira (03/02), na primeira sessão da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O governador Rui Costa discursou, deixando sua mensagem para deputados, autoridades e o povo baiano. Na ocasião, afirmou que a Educação é a base para assegurar a mobilidade social, especialmente para jovens mais humildes. “Para concretizar o pacto pela educação, já orientei o secretário da pasta e sua equipe a construir os termos desse programa e a definição de objetivos, metas e compromissos”. Segundo ele, a proposta será elaborada com a participação de especialistas de vários locais do Brasil, e deve ser apresentada em março.

“Vamos poder conversar com os prefeitos, as câmaras de vereadores, com a comunidade em cada cidade. A participação dos alunos, dos pais dos alunos e dos professores é fundamental para o êxito dessa grande empreitada cívica em prol de uma educação de qualidade e inclusiva”, afirmou o governador.

MIRO TEM TRÊS ASSESSORIAS COM HILDÉCIO, SERÁ QUE ELE É MELHOR QUE TODOS?

miro

Miro desfilou com o prefeito Fernando Brito, no Festival de Primavera do Morro de São Paulo, descendo a madeira em Hildécio dizendo que o deputado não tava com nada e o bom era Fernando, de repente, voltou-se para o deputado. será que só por causa das três assessorias!?

Quem anda com a moral toda com o deputado Hildécio Meireles, é o Miro Cabral. Miro conhecido como o relações públicas dos políticos Hildécio e Fernando, resolveu mudar de lado, estava do lado de Fernando e resolveu mudar para o lado do deputado que lhe deu três cargos de assessor. Vejam só, entrou ele, a mulher e a filha. Miro é identificado por seu nome, Valdemiro Anunciação Cabral, a esposa conhecida por Leide Laura Paixão dos Santos e sua filha Elisangela dos Anjos Cabral. Resumindo somam um  salário de R$ 5.050,00 em uma só família.

Aí fica fácil levar os aliados, Será que só Miro Cabral precisa? Cadê os outros que estão precisando também? Miro é o fotógrafo mais bem pago do Baixo Sul, pois o conheci fotografando Fernando, e agora é o fotógrafo oficial do deputad0 Hildécio Meireles.

Quem votou em Hildécio precisa de uma justificativa dele, será que só Miro “é o cara!?” Foi Miro que conseguiu os 48 mil votos do deputado para a região?

Quero meu cargo de assessor também, eu mesmo consegui cinco votos para o deputado aqui em Valença, será que só Miro precisa? (Risos).

Prefeita Jucélia se reúne com representantes do comércio local

ace

Participaram do encontro os empresários Hermes Lacerda, Jeremias Sampaio, Reinaldo Mercês, José Carlos Bonfim, Ivan Fonsêca e Osní Bulcão. Ao lado da prefeita Jucélia Nascimento estiveram os secretários municipais Ademar Barreto, da Administração, Luís Inácio Souza Filho, da Controladoria Geral, e Ademir Costa, da Indústria e Comércio

A prefeita Jucélia Nascimento recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira, 04, um grupo de empresários da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Empresarial local. O motivo do encontro vem desde o início de 2013, quando o modo de gestão participativa do Governo de Valença foi buscar apoio junto àquelas instituições para um objetivo comum: o desenvolvimento comercial, industrial e econômico do município. Daí surgiu a indicação das CDL e ACE do nome para o comando da secretaria da Indústria e Comércio e o compromisso para o alinhamento de futuras ações no setor. Na reunião desta quarta-feira foi feita uma rápida avaliação sobre os resultados dessa parceria e a sinalização de futuros projetos que caibam ações em conjunto.