É hora de renovar?!
Por Raell Costa*
A mini-reforma do secretariado de Valença não é, de fato, nem de perto, nem de longe, uma reforma. Afinal, só foram preenchidas vagas ociosas. Todos os nomead@s – Vanúzia, Daniel e Júlio, ocupando as pastas de Educação, Juventude e Turismo, respectivamente – estão anos-luz dos seus antecessores, além de ser uma surpreendente tática para a composição da chapa em 2016.
Trazer Vanúzia significa consolidar de uma vez por todas a aliança com o PDT para as próximas eleições, concedendo mais uma secretaria ao partido – agora já são 4, salvo engano, o PDT tem mais secretários do que o Partido da Prefeita, o PTN. Vanúzia enfrentará o maior dos obstáculos: a insatisfação, beirando a totalidade, dos funcionários em educação do município. Que, reivindicam reajuste salarial, segundo eles, defasados há 3 anos, entre outras demandas da categoria mais organizada e combativa do município. Reconheço que a atual gestão recebeu a batata assando. O que pode custar muito caro.
Júlio dispensa comentários! Não o conheço formalmente, porém, por onde passou deixou marcas significativamente positivas. De Cairú a Itacaré, passando por Salvador e Brasília, o novo secretário tem bagagem de Gestão e articulação política, para, quem sabe, iniciar os trabalhos de um novo ciclo de Desenvolvimento, fazendo Valença assumir seu potencial turístico e, por conseguinte o espaço de protagonismo no setor que merece por tudo que nós valencianos sabemos e esbravejamos aos quatro ventos.
Daniel (do PT) é uma figura histórica nos movimentos de juventude no Brasil. É um reconhecido articulador político. Sua ida para a secretaria impõe mais trabalho ao presidente do PT, Jonas, em organizar sua base para uma possível disputa em 2016. Por outro lado, a prefeita ganha mais envergadura para defender o apoio do governador. Mesmo sabendo ela que, naquele terreiro, quem manda é a Executiva, e essa está sob tutela do grupo de Martin. Daniel terá que começar praticamente do zero, já que, depois de Juliana nada foi feito para colocar Valença no Sistema Nacional de Juventude. Haja diálogo e ligações!
Se, a Prefeita surpreende em sua força de articulação e no coser das alianças. Falta o feijão do arroz: A Política! Passados 3 anos de Governo, não foi possível imprimir uma marca, um sentimento coletivo, algo que identificasse a Gestão, uma canalização intersetorial que definisse o pensamento de Governo e o encaminhasse ao encontro dos anseios da população. Tenho ideia que o Governo está mais para a gerir políticas públicas do que criá-las.
Ademais, falta a aliança com os movimentos populares, falta povo na gestão, falta política de base, falta criar empatia com o povo. É preciso aprofundar o diálogo com as minorias, com os povos tradicionais e com setores progressistas. Ampliar a participação social na Gestão Pública. Implantar mecanismos de cooperação entre Município e munícipes, de forma permanente, sem interlocutores e a conhecida pessoalidade.
Por isso, sem pestanejar, afirmo: a Máquina da Comunicação (rádios, jornais e blogs) é o que tem dado sustentação à este governo!
Entretanto, o cenário que se desenha não permitirá que essa máquina esteja a todo vapor. Já aparecem as primeiras alianças entre a comunicação e a oposição.
A força das alianças contará muito para o desfecho final, mas, em Valença, bem sabe Nascimento, quem elege é a força do povo que vai para o corpo-a-corpo. E nessa, sabemos, o quanto foi difícil para ela levar seu povo – exceto alguns secretários fidelíssimos – para o corpo-a-corpo de Dilma e Rui. Será que conseguirá o Governo levar os seus e fazer com que as massas de disponham para uma renovação de mandato?
O bom da política é saber que a maré de março é a maior, mas as águas do Una não param de rolar pode debaixo da ponte, o ano inteiro.
*Raell Costa é técnico em segurança pública, graduando em Gestão Pública pela UFRB, membro do Conselho Municipal de Juventude, pela JPT.
Eu quero ser secretario de juventude ! Uê uê uê
falta a aliança com os movimentos populares, falta povo na gestão, falta política de base, falta criar empatia com o povo. MAIS PURA VERDADE.
Muito bom o texto Raell… Mais creio que quem deveria estar nestes cargos seriam pessoas que representam o povode Valença em seu todo e não manobra politica. Afinala boa fé e consciência não pode manobrar desejos alheios…. Não considero Daniel um bom articulador em meio a juventude valenciana pois não vejo o mesmo engajado em atividades relacionadas aos jovens de nossa cidadem . não o desmerece por seus trabalhos antecessores junto aos movimentos estudantis, mais passado é passado e quem vive dele é museu… Valença precisa de mais. Precisa de meritocracia, dando a cezar o que é de cezar e a Pedro o que é de Pedro. Ainda acredito que pessoas as quais tem merecimento de cargos pois os executam em pratica terão seu lugar devidamente acordado.
Vai uma erva aí David? Articulação se faz acontecer! Isso só faz quem tem competência e habilidade.
Caro Davi ,eu tambem tenho um sonho:de que um dia ,aqui em nossa cidade,tenhamos a meritocracia como diretriz das escolhas dos cargos burocraticos.Tenho interesse em saber como funciona os conselhos municipais ,como sao essas escolhas.
Essa Raiva do David sobre a nomeação de Daniel tem duas explicações: 1° Dessa geração de Daniel ele é o único que conseguiu galgar várias posições importantes e chegando a ser Diretor/Secretário da Juventude coisa q ninguém conseguiu. 2° e mais importante Daniel e contra a discriminação da maconha coisa q ……. Kakakakakakaka
Disso tudo chego a conclusão que o PT continua dilacerado Aqui em Valença
Daniel é histórico do PT estadual, já Júlio tb nasceu naquelas bandas do PT quando do mov de juventude. Vanuzia, vice de Martiniano na ultima chapa. Os olhos enquanto articuladora de Jucélia elastecem e ganham novos horizontes, como não considera-la uma articuladora?.
O xadrez de sucessão se move, mas, antes do tempo, porém, melhor q nunca, na forma de uma metamorfose ambulante.
Raell, mais lucido e menos tendencioso que XPTO. parabéns, apesar de discordar de algumas passagens.