Arquivo Anual: 2015

TERMINAL DE BOM JARDIM TEM SEU PIER DUPLICADO

pier IIO terminal marítimo de Bom Jardim, mais conhecido como atracadouro da Ponta do Curral, conseguiu inaugurar antes do carnaval o seu novo píer. Arrastado pelos fortes ventos e chuvas do ano passado, a empresa responsável pela administração do terminal instalou um novo flutuante duplicado revertido com fibra.

Segundo Romilson Muniz, presidente da Associação de Transportes Marítimos do Baixo Sul (ASTRAM) o novo píer conta com um deck em maçaranduba, nova iluminação, pintura, câmera de segurança e os seus compartimentos garantem total segurança para os transeuntes no embarque e desembarque.

A estudante universitária Maria Marta Farias, 23 anos, do Distrito Federal falou que já vem para o Carnaval da Gamboa há três anos e sentiu a diferença no terminal de Bom Jardim. “Gostei do atendimento e do novo porto. O terminal está mais confortável como deve ser qualquer desses equipamentos”, disparou Maria Marta.

pier“Passaram pelo terminal cerca de 20 mil pessoas durante o período do Carnaval da Gamboa. O novo equipamento é primordial para o fluxo de turistas. Hoje o nosso terminal conta com novos banheiros, assentos de espera, câmera de segurança, atendimento personalizado pelos funcionários da ASTRAM, o que nunca aconteceu quando era administrado pela TWB. Então temos o que comemorar sim! Pelo trabalho, pela união dos marítimos e por acreditar em nossa maior vocação que é o turismo”, disse Romilson Muniz.

O Bloco da Polícia

raellPor *Raell Costa

Só por curiosidade, ontem procurei nos principais jornais de grande circulação da Bahia e, não encontrei nenhuma menção de congratulação sobre o desempenho do “bloco” Polícia Militar na maior festa popular do planeta, o Carnaval da Bahia.

Até mais críticos do modelo militar de gestão da instituição – e tenha certeza que sou um deles – precisam, pelo menos uma vez, render os devidos créditos e elogios a quem, de fato, garante a folia de milhões de baianos e dos “baianos especiais”.

Importante salientar que o carnaval da Bahia não se resume ao Carnaval de Salvador, apesar desse ter maior visibilidade. Em cada metro de praia há um carnaval; em cada beco onde se reúna famílias e amigos há um carnaval; onde alguém abra uma mala ou ligue seu paredão há um carnaval. Em todos esses ambientes, há o acompanhamento e presença da Polícia. Não esqueçamos que, mesmo nesse período a problemática social e os conflitos urbanos não desaparecem como passe de mágica, para esses casos também há o bloco da Polícia Militar.

Na capital, a proporção polícia x folião é absurda! São cerca de 23 mil policiais (entre civis e militares) para 2,5 milhões de foliões, uma média de 109 foliões curtindo para cada policial empregado nos circuitos.

Polêmicas sobre o canto do Kannário ou a rebolada de ACM Neto a parte, é necessário não esquecer que não muda o quadro efetivo das policias no período carnavalesco. Muda-se, porém, a forma de emprego tático; o aparato tecnológico; a quantidade de efetivo por patrulha; a atenção dada a segurança pública, e porque não dizer, ainda que aquém do ideal, o valor da hora trabalhada. Enfim, muda-se o conceito de Segurança Pública. Não serei leviano em deixar de dizer que a fiscalização de excessos e o amplo espectro de monitoramento ajuda bastante na eficácia do serviço e do controle social sobre a polícia. Que seja regra!

Ademais a polícia baiana (sobretudo, as praças, soldados, cabos, sargentos, subtenentes) garante a festa de todos que procuram entre trios elétricos, charangas, sambas, travestidos e afoxés, encontrar trabalho, renda, alegria e diversão na festa momesca. Aos que buscam finalidade outra, é dada a devida força necessária, extremamente necessária.

No mais, é essa polícia invisível que, acerta mais do que erra, quem garante a vida social, a ordem e o bem estar da população baiana, não só nos dias de carnaval, mas durante todo os outros 358 dias do ano. Como diz, o hino do carnaval: “eu queria que essa fantasia fosse eterna, quem sabe um dia a paz vence a guerra e viver será só festejar”! Sonhar não custa nada e faz bem.

*Raell é técnico em Segurança Pública, graduando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Recôncavo e folião.

Valença: Volta às aulas nas escolas municipais

Aviso da secretaria  da Educação de Valença informa que as aulas na rede municipal de ensino referentes ao ano letivo de 2015 começam na próxima segunda-feira, dia 23. As atividades acontecem, simultaneamente, nas escolas localizadas na cidade e na zona rural.

Secretaria de Promoção Social, faz mobilização visando o combate do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

PROMOSCA Secretaria de Promoção Social  fez mobilização no carnaval com referência ao combate do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com o tema: Curta o Carnaval sem “Brincar” com os Direitos das Crianças e Adolescentes.  O objetivo da ação foi conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil nesse período de grande movimentação turística na sede do município e na Comunidade do Guaibim. A ação destacou o Disque 100, o canal de recebimento de denúncias,  além do Conselho Tutelar. Faça sua parte. Fique atento. Denuncie. PROTEJA. É uma responsabilidade de todos!

Atenção inscritos para os programas habitacionais em Valença

A secretaria municipal do Planejamento e Desenvolvimento está avisando que a primeira reunião com os pré-selecionados para Programa Minha Casa, Minha Vida – Residenciais Nova Vida I e II, com nomes de iniciais E a Z acontecerá na terça-feira, dia 24 de fevereiro, às 08 horas, no Centro de Cultura Olivia Barradas.

A lista com os nomes dos pré-selecionados e convocados está disponível no SAAE, Fórum, Creas, Cras do Tento, Jacaré e da Baixa Alegre, na Agência da Caixa Econômica, Prefeitura e secretarias municipais da Saúde, Planejamento e Promoção Social.

NOTA: Secretaria municipal da Saúde promove seminário

A importância das notificações de agravo de saúde, das vacinas de rotina e das campanhas para 2015 é o tema do seminário que vai acontecer em Valença no próximo dia 24 de fevereiro, no auditório do IFBA, reunindo os agentes comunitários de saúde do município. A ação é do setor da Vigilância em Saúde, da secretaria municipal da Saúde, e vai acontecer das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Prefeito Fernando Brito assina convênio para modernização da administração tributária

convênioNa tarde da última sexta-feira (13/02), o prefeito Fernando Brito assinou na agência da Caixa Econômica Federal de Valença o termo de adesão ao Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) no valor de aproximadamente R$ 8 milhões de reais.

 

O PMAT é um programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.

Para Brito, o PMAT é de fundamental importância para o controle e gestão dos gastos públicos. “O dinheiro público precisa ser gerido de forma eficiente. Por isso as prefeituras precisam estar em constante evolução, capacitando os servidores e mantendo uma infraestrutura adequada para o trabalho administrativo e tributário”, ressaltou o prefeito.