Arquivo Anual: 2015

CARNAVAL DO GUAIBIM AQUECE O COMÉRCIO LOCAL

SONY DSC“Aqui ninguém pode reclamar”, a frase é de Manoel de Jesus, dono da Cabana do Manoel, comerciante no Guaibim há mais de 30 anos, se referindo ao movimento de vendas de comidas e bebidas durante os três dias de festa. Barracas lotadas, clientes consumindo e muita alegria e paz, esta foi a rotina do carnaval de Guaibim deste ano. A presença maciça de turistas, com ocupação de quase 100% dos leitos foi sinal de um movimento acima do esperado neste mês de fevereiro.

LEMBRANDO OS VELHOS CARNAVAIS

SONY DSCDurante os dias do carnaval de Guaibim, milhares de foliões puderam aproveitar o sol que reinou intensamente nesta que é uma das mais belas praias do Brasil e quem optou, participou da folia que tomou conta das três noites do período da festa. A criançada pode se divertir com o Baile Infantil, ao som da Banda Baiano e Cia. e participação do palhaço Pilulito. A animação do carnaval de Guaibim começou com toda força logo no sábado, 14, com o “arrastão da alegria” da Filarmônica 24 de Outubro,  relembrando sucessos musicais de antigos carnavais e com a bela apresentação da Escola de Samba Filhos da Mangueira.  Tendo como palco um trio carreta, ainda se apresentaram atrações como Beto Amazonas, Alegria de Versar, Gang do Samba e Tomaki. No domingo, 15, a animação ficou por conta da apresentação de grupos culturais da cidade, das bandas David Terra e os Indecorosos, Karamba e Akidara. Na segunda-feira (16), se apresentaram Fábio Márcio, Reggae Tude, Grupo Desejo Quente e Adão Negro.

Governo de Valença realizou um grande Carnaval na Praia de Guaibim

SONY DSCO Governo de Valença, através das secretarias do Turismo e da Cultura, com apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa, realizou na praia de Guaibim, de 14 a 16 de fevereiro, um dos melhores carnavais de todo o interior do Estado. Foram três dias de muita animação e paz. De acordo com boletim da Polícia Militar nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada na festa. A prefeitura ofereceu toda infraestrutura necessária, com serviço médico e ambulância 24 horas, coleta de lixo duas vezes ao dia, organização do trânsito através do Departamento do Trânsito e da Guarda Municipal, Receita Municipal e, ampliação no número de salva vidas. A estrutura envolveu todas as secretarias do governo do município e o resultado foi o sucesso da festa.

FOLIÃO ELOGIA O PREFEITO E DIZ: “FERNANDO É O CARA”

Foto da linha do tempo de Fernando Brito

o caraNo Carnaval da Gamboa, o povo mostrou que anda contente com a administração, pois nessa época de carnaval, toda manifestação, assim como a tradicional “Mudança do Garcia” de Salvador, que sai às ruas para protestar e criticar os governos, já em Cairu foi ao contrário, foram às ruas para elogiar o prefeito Fernando Brito. Com elogios pela festa, organização e segurança, o povo passou a chamar Fernando de “O Cara”, assim como nessa foto de um mascarado, que disse não querer se identificar para não sofrer retaliações da oposição, pois trabalha em um local de pessoas ligadas ao deputado e assim fez uma placa com os dizeres: “Fernando é o prefeito, é o cara”. Feliz, o prefeito já postou em sua linha do tempo no Facebook.

CARNAGAMBOA, O MELHOR DO BAIXO SUL DA BAHIA

carna XIIIPor Marcio Santanna

Mais um ano e a prefeitura de Cairu, sob a batuta do Prefeito Fernando Brito realiza o melhor carnaval do baixo sul da Bahia, foram quatro dias de folia com as atrações mais renomadas do cenário nacional, Viola de doze, Péricles, Adão Negro e Tayrone Cigano animaram o palco principal. A prefeitura de Cairu sabe como unir a tradição com o cenário carnavalesco atual, as chaves da ilha foram entregues aos donos da festa O rei e a rainha que deram inicio a folia, lavagens e blocos também fizeram parte das atividades do CarnaGamboa 2015.

Ilha cheia é sinal de que o turismo vai bem e que assim gera renda para o município, e quem não gosta de voltar no local que é bem recebido? Ta ai o segredo dos cairuenses que recebem todos os anos turistas foliões que vem curtir esse carnaval que já faz parte do calendário festivo da Bahia, podemos mais uma vez afirmar que a Prefeitura de Cairu e todos os organizadores da festa Neto Produções e Aurino Ribeiro Produções estão de parabéns pelo grande Evento de Qualidade. E o Prefeito já disse: ”2016 nos encontramos aqui, pois Nosso Sol é nossa Gente!”

PERSONALIDADES NO “CARNAGAMBOA”

Tem muita gente boa nesse nosso Baixo-Sul e que formam a maior comunidade de grandes personalidades, empresários, políticos, educadores, advogados, médicos e tantos outros profissionais, que não podíamos deixar de registrar a passagem dessas pessoas pelo Carnagamboa.

person

O nosso amigo, doutor Neto, com sua esposa Rosa e a filhotinha, Lua, “Nunca perdi um carnaval na Gamboa”, dizia Neto, também pudera, o cara nasceu lá

person II

A radialista Vanda Brito e a competente assessora de comunicação da prefeitura de Cairu, Jamille, juntas dando um show de transmissão do “Carnagamboa” para a Rádio Valença FM

person III

Raell e o vereador Picuí. “Pelé, admiro esse cara, depois que soube da sua história de vida, fiquei fá dele”, disse Rael, referindo-se ao amigo Picuí

personIV

Podem perguntar: Porque Vanda está em todas? Respondo: Porque Vanda é competente e a todo momento aparece alguém querendo tietar nossa radialista (quem manda ser famosa!?), aqui, ao lado do colega Márcio Santana, outro cara legal, disse que durante uma semana vai ficar pedindo perdão a Deus, pois tem gente condenando ele porque participou do Carnaval. É a festa da carne, meu fí, reze mil Pai Nosso e 2 mil Ave Maria, aff!!!

person V

Aqui a família do saudoso vereador Marcianinho, filhos e neto, esbanjando simpatia e beleza

person VI

A Secretária de Educação de Cairu, Isabella Brito, brincou pra valer, “faça um photoshop Pelegrini, estou muito suada” pediu a Secretária, e precisa, pessoal!?

person VII

Fernando e sua Secretária de Governo, Ariana, filha do nosso saudoso Ari

person VIII

Olha só esse quarteto, Raell, Marcos, Ana Carla e Thálita, se pudessem não paravam mais, muita animação!

person IX

Toin da “A Lojinha”, com seu amigo Ceará, participando do camarote oficial do Carnagamboa. Toin é um grande parceiro do Blog

person X

Emanuel Ribeiro e sua esposa Adelaide, juntos com o Rei-Momo, Raimundo Moreira e a Rainha Anantália da Conceição

person XI

O Prfeito Fernando Brito entre o Tenente-Coronel PM Salustiano e o Capitão PM Neri, uma festa com uma segurança dessa, bandido e desordeiro não tem vez, a Polícia Militar de parabéns

person XII

Leitores assíduos do Blog do Pelegrini, Ioná Manuela, Giselle Lobo e Joilson, coordenadores pedagógicos da Prefeitura de Cairu. Giselle disse que me adicionou no Facebook a pedido de Homero, falou que ele disse que se ela quisesse ficar bem informada que lesse o nosso Blog. Obrigado Homero!

person XIII

O Prefeito Fernando e o empresário André, duas forças, política e econômica. É o Baixo-Sul entrando em nova era

 

A MELHOR EDIÇÃO DO “CARNAGAMBOA”, VAI DEIXAR SAUDADES!

gamboa

A ornamentação da Gamboa estava muito bonita, ao longo da principal avenida imagens coloridas embelezavam o local

Ontem encerrou mais uma edição do “Carnagamboa”, o carnaval da Gamboa de Morro de São Paulo, localizado no Arquipélago de Tinharé, Cairu-Bahia. A festa decorreu tranquila, sem problemas, sem brigas, tudo tranquilo.

gamboa III

Não dava pra andar entre as pessoas, pois o espaço era muito apertado, 22 mil pessoas lotaram a área do show

Tairone Cigano fez o show de encerramento do Carnagamboa, cantando seus maiores sucessos, da atualidade e do passado. Percebe-se que nem mesmo o “estrelinha” do Péricles (que por sinal eu acho melhor), consegue botar uma multidão dessas, 22 mil pessoas na Gamboa.

gamboa fernando V

Fernando e Adriana Brito, simplicidade e simpatia com o povo

Além do circuíto ficar lotado, o camarote oficial estava tomado por amigos, políticos e a população do Morro. “Fernando é um gentleman, um cara desprovido de vaidade, observe como ele participa da festa com naturalidade, se diverte junto o povo, com toda humildade!”, dizia seu Manoel, morador de Gamboa.

gambpoa fernando IV

A todo momento, pessoas pediam ao prefeito ou à Primeira Dama para tirar uma foto com eles

É verdade, a sensação que temos é que Fernando não gosta do assédio de políticos com ele, sempre tranquilo e na dele, tem sempre alguém querendo tirar uma foto com o prefeito ou com a primeira dama. Pude observar no semblante de cada pessoa, naquela ilha, a satisfação da população com o atual gestor.

gamboa IV

As barracas ofereciam, lanches como pastéis, sanduíches e crepes, estavam todas lotadas

Os comerciantes eram os mais satisafeitos, venderam tudo, por volta de 2:30 da manhã, já não podíamos comer mais nada, tinham esgotado todo o estoque de comida e bebida. Uma festa que começa com alegria, só pode terminar com alegria. E que venha 0 proximo “Carnagamboa”!