O Bloco da Polícia

raellPor *Raell Costa

Só por curiosidade, ontem procurei nos principais jornais de grande circulação da Bahia e, não encontrei nenhuma menção de congratulação sobre o desempenho do “bloco” Polícia Militar na maior festa popular do planeta, o Carnaval da Bahia.

Até mais críticos do modelo militar de gestão da instituição – e tenha certeza que sou um deles – precisam, pelo menos uma vez, render os devidos créditos e elogios a quem, de fato, garante a folia de milhões de baianos e dos “baianos especiais”.

Importante salientar que o carnaval da Bahia não se resume ao Carnaval de Salvador, apesar desse ter maior visibilidade. Em cada metro de praia há um carnaval; em cada beco onde se reúna famílias e amigos há um carnaval; onde alguém abra uma mala ou ligue seu paredão há um carnaval. Em todos esses ambientes, há o acompanhamento e presença da Polícia. Não esqueçamos que, mesmo nesse período a problemática social e os conflitos urbanos não desaparecem como passe de mágica, para esses casos também há o bloco da Polícia Militar.

Na capital, a proporção polícia x folião é absurda! São cerca de 23 mil policiais (entre civis e militares) para 2,5 milhões de foliões, uma média de 109 foliões curtindo para cada policial empregado nos circuitos.

Polêmicas sobre o canto do Kannário ou a rebolada de ACM Neto a parte, é necessário não esquecer que não muda o quadro efetivo das policias no período carnavalesco. Muda-se, porém, a forma de emprego tático; o aparato tecnológico; a quantidade de efetivo por patrulha; a atenção dada a segurança pública, e porque não dizer, ainda que aquém do ideal, o valor da hora trabalhada. Enfim, muda-se o conceito de Segurança Pública. Não serei leviano em deixar de dizer que a fiscalização de excessos e o amplo espectro de monitoramento ajuda bastante na eficácia do serviço e do controle social sobre a polícia. Que seja regra!

Ademais a polícia baiana (sobretudo, as praças, soldados, cabos, sargentos, subtenentes) garante a festa de todos que procuram entre trios elétricos, charangas, sambas, travestidos e afoxés, encontrar trabalho, renda, alegria e diversão na festa momesca. Aos que buscam finalidade outra, é dada a devida força necessária, extremamente necessária.

No mais, é essa polícia invisível que, acerta mais do que erra, quem garante a vida social, a ordem e o bem estar da população baiana, não só nos dias de carnaval, mas durante todo os outros 358 dias do ano. Como diz, o hino do carnaval: “eu queria que essa fantasia fosse eterna, quem sabe um dia a paz vence a guerra e viver será só festejar”! Sonhar não custa nada e faz bem.

*Raell é técnico em Segurança Pública, graduando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Recôncavo e folião.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Italo Farias disse:

    Muito sensato e inteligente este texto, quem sabe um dia a PMBA terá o reconhecimento merecido.

  2. Dudu disse:

    Boa análise Real.
    O esquecimento da PM pela mídia e conseqüentemente pela sociedade que pula ou não o carnaval, pois todos precisamos dela, é uma das provas do quanto o povo é manipulado pela mídia, hoje prefere-se discutir o autor do “tudo nosso, nada deles” como se fosse o único protagonizante do festa festa momesca.

  3. chupa disse:

    Deputado Hildécio Meireles mostra sua força eseu pprestígio junto com a prefeira iramar um de seus assessores como secretário de administração e finanças da prefeitura de Itubera. SSecretário Washington, marido de Dani

  4. esse chupa é maluco disse:

    que prestígio tem a prefeita de Ituberá?? a cidade acabada. Hildécio vai tentar mandar nas prefeituras, mas as 2 mais importantes ele não manda, VALENÇA E CAIRU.
    CHUUUUPPPPAAAAAAAAAA

  5. Manoel disse:

    chupa o que o Deputado Hildecio quer é sangrar a prefeitura de Ituberá assim como Ele fez com Cairu. Acho que Iramar poderia ter uma conversa com Fernando Brito. Fernando não aguentou. Quanto ao secretario Wochington, marido de Daniele, que trabalha atualmente na gestão da prefeita Júcelia…cuidado com o amigo presídio Iramar…Perigo a vista.!!! Coitada de Iramar. Conversa com Ramiro Iramar. Precura saber o perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *