Arquivo Anual: 2015

GOVERNADOR DE SERGIPE, JACKSON BARRETO, REAFIRMA APOIO A DUDA

duda e barreto

Duda e Jackson, quando visitavam o arquipélago de Tinharé

Ainda em visita à Bahia, o governandor de Sergipe, Jackson Barreto, fez um passeio pelas ilhas de Cairu, ao lado do seu grande amigo em Valença, Duda. Jackson elogiou a beleza e riqueza do patrimônio arquitetônico de Cairu:  “A cidade de Cairu é de uma riqueza impressionante. As suas praias, rios, mangues e a mata atlântica dessa região é de uma grande beleza. Retornarei aqui, além do mais por ter amigos, como o Duda aqui em Valença”, disse o governador.

Quem estava muito feliz mesmo, foi o advogado Eduardo Monteiro, o Duda, que recebeu estimulo de apoio para a sua candidatura a prefeito de Valença, “Apoiarei esse amigo em tudo que ele precisar, esse eu conheço, já tive o privilégio de usufruir de seus serviços advocatícios e sei que aqui é competência pura”, concluiu Barreto.

Hildécio defende construção de semianel rodoviário no entorno de Valença

O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa endereçada ao governador, solicitando a construção de um semianel rodoviário na BA-001, tangenciando o perímetro urbano de Valença e interligando o trecho Nazaré/Valença/Taperoá.

Hildécio explicou que se trata de providência imediata para desafogar o tráfego de Valença, que atrai diariamente milhares de visitantes com sua estrutura de ruas estreitas, centenárias, tornando caótico o trânsito, que pode ser disciplinado com a implantação do semianel rodoviário.

BENEFÍCIOS

Para Hildécio Meireles, o benefício será estendido a todos que trafegarem pela BA-001, sejam motoristas, passageiros ou turistas, num trecho que dá acesso a dezenas de municípios do baixo sul, sul e extremo sul.

O deputado frisou que é através de Valença que se tem acesso a todo o arquipélago de Tinharé, que abriga famosos balneários, como Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Garapuá, Boipeba, Cova da Onça e Galeão, de forte visitação turística, indicados internacionalmente pela imprensa especializada, que elegeu Boipeba como uma das melhores ilhas de todo o mundo. Para Hildécio, a construção do semianel é um dos maiores anseios da população de Valença, região e de todos usuários da BA-001, destacando ainda o benefício da retirada do trânsito pesado (veículos de carga) do centro de Valença, pois essa movimentação é uma ameaça à preservação do seu patrimônio histórico.

De sua assessoria, Dalmo Nilo

REDES SOCIAIS E CELULARES VIERAM PARA MELHORAR A VIDA DO POVO, MAS ALGUNS AINDA NÃO ENTENDERAM

smartCada dia que passa me convenço mais de que, o mundo está melhor; o Brasil está melhor; a tecnologia está melhorando a vida das pessoas; está mais prático; mais fácil e mais humano de se viver, porém algumas pessoas não estão sabendo usufruir dessas benesses e passam a culpar tudo e todos. Não podemos culpar os problemas da humanidade ao crescimento da população e da tecnologia. Cresce a população, crescem os problemas, melhor, os problemas não crescem em proporcionalidades ao que o mundo era, onde 1/4 da população era criminosa, hoje podemos dizer que evoluimos, pois hoje não chega à 5% da população a atribuição de crimes.

Converso todos os dias com as pessoas, procuro sempre abordar sobre assuntos da atualidade e as vezes me deparo com opiniões diversas, que penso, vai me convencer a mudar das minhas opiniões sobre a melhora do mundo. Procuro sempre entender as pessoas, para não me perder das minhas convicções.

Hoje em dia algumas pessoas dão muito crédito às “notícias” de redes sociais, estão perdidas, não se preocupam em entender sobre factoides, perfis de fakes e acabam acreditando em tudo e perdendo tempo com as mentiras. Infelizmente não estão sabendo usar as ferramentas de internet, por isso, passou a ser um motivo para se perder tempo e dinheiro com futilidades e por isso culpam os computadores e smartphones dos problemas no mundo. Foi a partir de uma viagem que fiz a Salvador a semana passada que deduzi sobre isso.

Quinta-feira (19) fui a Salvador e resolvi pegar o Ferry-boat, fiquei numa dúvida muito grande antes de sair, não sabia se ia pelo ferry ou se ia por fora (BR 101) muitas pessoas me falavam no Facebook de uma fila que ia do Terminal de Bom Despacho até a entrada de Mar Grande, coisa de dois a três quilômetros de fila de carros. Não sei se dou sorte ou se as pessoas mentem muito nas redes sociais, mas peguei a fila alí em frente ao Supermercado Bom Preço da ilha, coisa de uns quinhentos metros. Bom, pra quem saiu de Valença por volta das 6:30h da manhã e conseguiu chegar a Salvador por volta de 11:30 da manhã, não foi tão demorado, descontando o tempo de viagem de Valença até Bom Despacho, uma hora e trinta minutos e mais uma hora de travessia, posso afirmar que não levei mais que duas horas e meia esperando o Ferry. Um tempo de espera razoável. Se eu acreditasse na turminha das redes sociais eu teria que fazer uma viagem mais cansativa, ainda bem que estavam mentindo. Coisa de Facebook. É o que rola.

Depois que eu entrei na área do terminal e esperaria ali, por mais meia hora, até embarcar no Ferry, aproveitei e fui comprar algo pra comer, afinal, já precisava comer alguma coisa pelo desgaste da viagem. Dirigi-me a uma pequena lanchonete do terminal, chegando lá, tinha uma moça colada num smartphone que sequer olhou pra minha cara, mesmo assim perguntei o preço do pastel e ela continuo sem olhar pra mim, colada ao celular. Incrível! Sai e fui até outra lanchonete, chegando nessa outra lanchonete encontrei uma variedade maior de salgados e tinha funcionários atenciosos para os clientes, comprei o pastel; tomei um suco; tomei café e voltei ao carro. Aí, você pode me perguntar: como você pode dizer que o mundo está melhorando e depois conta uma história dessas? Claro, que melhorou, tem uma lanchonete que os funcionários não largam o smartphone tem outras no mesmo circuito que dão bons atendimentos, pior seria se não tivesse outra lanchonete no local e eu tivesse que ficar esperando a “sujeita” largar o celular pra me atender. Por isso eu digo que o mundo está melhor. Resta ao patrão daquela funcionária, notar que está perdendo clientes por causa do celular dela, caso contrário, seus concorrentes vão gostar e ficarão ricos às custas da inoperância dele.

O celular e o computador não é um mal para a humanidade, eles vieram para facilitar a vida das pessoas, claro que tem alguns que não sabem usar a ferramenta e faz mal uso dele sem saber até que estão perdendo com isso, é aí que eu falo sobre a preocupação por futilidades, com certeza, nada tinha naquele smartphone que fosse melhor que vender os salgados do seu patrão e ajudá-lo a pagar os salários deles.

Lembrei de uma história que uma moça me contou, quando foi a uma loja pedir emprego e a proprietária da loja foi enfática quanto à sua exigência do uso de celular no trabalho, perguntou antes a moça se ela tinha celular, e a pretendente ao emprego, falou com todo a alegria: ‘Tenho sim, quer o meu número?”, a proprietária da loja disse: “Não minha querida, é que aqui a gente não permiti que os funcionários usem celular” e a moça reconhecendo a exigência da patroa, disse: “Não se preocupe que eu desligo o meu celular no horário do trabalho”, e a futura patroa de forma delicada, disse: “Não, não precisa que você desligue seu celular, você pode deixar ele ligado, basta não trazer para a loja, pode deixar em casa, ok?”.

Claro, sabendo que algumas pessoas usam o celular de forma inconveniete (assim como no caso da moça da lanchonete de Bom Despacho) a proprietária da loja pode exigir que os funcionários não usem o celular nas dependências da loja, causando um mal também a quemm sabe usar de forma adequada, mas pra isso, ela foi prudente e deu a nova funcionária o numero do telefone fixo da sua empresa para casos de emergências no caso da família da nova funcionária.

E você que me acha um otimista, pode ter certeza que, quem viveu nesse país nas decádas de 60, 70, 80 e 90; sem escola; sem livros; sem comunicação; sem merenda e sem assitência do governo é que pode falar sobre isso. Porque esse país deu uma guinada para o futuro nos últimos vinte anos. Por isso eu digo: o mundo está melhor! O Brasil está melhor!

FEIRA DE CONFECÇÕES DO BRÁS ACONTECEU NA SURDINA EM VALENÇA

são braz

Foto: Claudio Cacau

Nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), instalou-se em Valença, na Associação Atlética, uma chamada Feira de Confecções do Brás, segundo Claudio Cacau: “O melhor preço do Brasil, vindo diretamente da 25 de Março em São Paulo. Todo tipo de confecções, esportes, calçados, bijuterias e muito mais”, escreveu o radilaista na sua linha do tempo do Facebook.

Interessante é que pouca gente soube dessa feira, será que os comerciantes local não deixaram fazer divulgação? Informaram aqui também que os feirantes pagaram as taxas devidas na prefeitura para realizar a feira e que a prefeitura só concordou em deixar funcionar os dois dias do fim de semana.

Quem foi à feira aproveitou bastante.

CAIRU: PREFEITO FERNANDO BRITO VAI INAUGURAR MAIS UMA ESCOLA MUNICIPAL, DESSA VEZ SERÁ EM TORRINHAS

inaugurando

Nessa imagem o prefeito fernando Brito inaugurava um dos mais bonitos e bem equipados Posto de Saúde, na sede

Pelo visto, o prefeito de Cairu, Fernando Brito, não se abalou com o rompimento com o deputado Hildécio Meireles e continua construindo e inaugurando obras. Geralmente depois de um rompimento desses, o gestor fica meio cabreiro e perdido, mas no caso de Fernando as coisas estão indo de vento em popa. Dia 27 de fevereiro tem mais uma inauguração dentre muitas que ele já fez, inaugura mais uma escola municipal, no povoado de Torrinhas que será denominada Escola Municipal Angelina Pacheco.

Que bom ver um prefeito trabalhando para o povo. Posso garantir que Fernando não deixa de cumprir suas obrigações de gestor, continua fazendo seu trabalho sem medo de ser feliz.

cairu

ESTRATÉGIA DO PT PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO DEIXA FILIADOS INSATISFEITOS

Outro grande problema que a política de Valença enfrentará é em relação a uma estratégia que o PT pretende montar na próxima eleição para as grandes cidades, onde o partido abre mão de ter candidato para apoiar um partido da base que esteja mais forte, ou esteja tentando uma reeleição, creio que o partido está fazendo essa estratégia para se fortalecer a nível nacional. Valença entra nesse grupo de grandes cidades e já podemos ver a insatisfação de alguns membros do PT por aqui. Em Itabuna, Geraldo Simões foi o primeiro que deu piti, disse que seu partido em seu município não aceitará essa imposição e que, quem deve decidir se deve sair ou não candidato por lá, é o diretório municipal.

Vamos esperar pra ver a decisão do partido e a reação dos  filiados, muita discussão e briga ainda vai rolar. De uma coisa eu tenho certeza: que o PT precisa rechaçar esse ódio que a imprensa e os partidos estão criando contra o partido a nível nacional, isso precisa, e se a solução for por aí, não tenho dúvidas que é a melhor saída.

 

“COM OU SEM O APOIO DE HILDÉCIO”, RICARDO DISSE QUE DISPUTARÁ A PREFEITURA DE VALENÇA EM 2016

ricardoEssa semana, Ricardo Moura mandou um recado através de um amigo seu, disse que é candidato a candidato a prefeito, com ou sem apoio do deputado Hildécio. Ricardo disse também que está disposto até mesmo a sair do PMDB caso não encontre apoio dentro do partido. Antes, Ricardão dizia que estava aberto ao diálogo e até fazia questão que se fizesse uma pesquisa para ver quem está melhor, e que tiraria seu nome caso não tivesse em vantagem e iria apoiar quem tivesse em situação melhor. Só que, com esse negócio de aparecer candidato de tudo quanto é lado, no caso dos apoiadores do deputado, tem Jairo; tem Claudio; tem Duda e ele próprio, Ricardo passou a desconfiar e achar que pode ficar pra escanteio. Ele que vivia a tiracolo do deputado Hildécio na eleição passada e que podemos admitir foi o grande cabo eleitoral de Hildécio em Valença, de repente passou a ficar de fora das preferências do deputado, não se ouve o deputado citar ou falar o nome de Ricardo e até quando apresenta Ricardo ao povo é juntamente com Claudio Queiroz.

Pode ser que o deputado queira fazer uma casadinha entre Claudio e Ricardo, só que, Claudio é de um partido da base do governo que tem um mebro desse partido como vice-governador e Secretário, não creio que ele consiga isso, a não ser que ele saia do partido e vá pra outro. Se conseguir isso, resta saber quem irá ficar na cabeça, ou não.

Complicado!

 

INTELIGENTE OU PLAGIADOR?

hilde

O deputado no período da campanha conseguiu o inédito, uma votação expressiva para o candidato Paulo Souto, aqui na região. Alí, verdadeiramente, foi por conta da sua inteligência

Há um tempo eu conversava sobre política com uma pessoa e, essa pessoa elogiava o deputado Hildécio Meireles, dizendo que o deputado era um político inteligente e sabia trabalhar como uma águia. Lembrou que durante o período de sua gestão em Cairu, recebeu obras do governo e conseguia encobrir que eram obras do governo, ficando com os louros, mostrava a todos sem citar que era o governo que fazia e todos pensavam que era obras da prefeitura. As ilhas do Arquipélago quando eram notícias em jornais, assim como Morro de São Paulo (quando recebeu aquele investimento próximo da Copa do Mundo), muitas pessoas pensavam que era obra do município, porque Cairu goza do privilégio de ter uma arrecadação igual a de Valença. Por isso o cidadão o achava um político inteligente, porque mascarava sua administração, fazendo o povo ver como sua, obras de grandes relevâncias dos governos estadual e federal.

Claro que as obras foram feitas na sua gestão, mas era uma necessidade do governo de fazer melhoramentos em todo o setor turístico, para dar conforto ao turista.

Recentemente pude observar que o deputado é um político preparado, assim como essa pessoa me convencia de que ele era um deputado preparado e inteligente. Num dos nossos programas de rádio que acontecem todas as sextas-feiras, “Encontro com os Blogueiros” da Rádio Clube de Valença, perguntaram ao deputado qual seria sua prioridade para a nossa região do Baixo Sul, já que foi essa região que lhe deu a votação maciça, e o deputado disse que, a prioridade seria a saúde, quando lembrava sobre a desativação da Dires aqui na região e precisava de algo que substituisse essa lacuna. E mais recentemente ainda, o deputado enviou nota à imprensa através de sua assessoria mostrando sua indignação quanto ao Terminal de Bom Jardim, criticando as condições de segurança no embarque de passageiros daquele terminal hidroviário

Bom, se o governador falou que a prioridade na Bahia seria com a saúde, com certeza alguma coisa deverá ser criada para que substitua essa falta da Dires, que na verdade só fez enxugar a máquina, demitindo o pessoal que estava empregado, mas continua fazendo o mesmo trabalho na região, senão ele estaria blefando. Em nossa proposta do PGP, enviamos a necessidade de se construir um hospital geral em Valença para toda região, e o governador prometeu construir até o fim do seu mandato. Ponto para o deputado. Quando sair o hospital, poderá dizer que foram seus esforços e nós que elaboramos as necessidades do Baixo Sul, vamos aplaudi-lo.

Quanto ao terminal hidroviário, o deputado fez a crítica no dia 23 de janeiro “”Tudo aquilo ali é um absurdo. Vou cobrar providências efetivas do governo para dar condições dignas, de conforto e segurança à nossa comunidade e aos nossos visitantes que utilizam aquele terminal, com destino tanto para Gamboa, Morro de São Paulo, Garapuá e todas as ilhas do nosso arquipélago”, dizia o deputado, e uma semana antes do Carnaval o terminal estava pronto. Segundo Romilsson, diretor da ASTRAM, órgão que administra o terminal de Bom Jardim, quando o deputado fez a denúncia do terminal ele já sabia que só faltava montar o pier.