Arquivo Anual: 2015

LEVY CONFIRMA BOA NOVA: “GOVERNADOR LICITARÁ ANEL VIÁRIO DE VALENÇA ATÉ DEZEMBRO DESSE ANO”

anelEm entrevista nesta segunda-feira (13), durante o Programa Espaço Aberto,  da rádio Clube de Valença, o jornalista e colunista doTempo Presente, do Jornal A Tarde, Levi Vasconcelos, revelou que esteve ontem com o governador Rui Costa e este garantiu que até dezembro, o estado vai realizar a licitação do anel rodoviário de Valença. De acordo com o jornalista, que demonstrou preocupação com o estrangulamento do tráfego de veículos e os engarrafamentos cada vez mais intensos devido ao fluxo de automóveis, ônibus, caminhões que se dirigem à Costa do Dendê e são obrigados a cruzar todo o centro comercial da cidade, Rui afirmou que a prefeita Jucélia Nascimento já havia pedido celeridade para a construção do equipamento. A preocupação da prefeita foi mais além quando foram realizadas em Valença três audiências públicas solicitadas por ela, para tratar dos iminentes impactos decorrentes da construção da ponte Salvador- Itaparica. Jucélia justificou que o anel rodoviário é prioridade, considerando já as atuais necessidades e o que virá depois da execução do  projeto. Ainda durante a entrevista, Levi disse que Rui Costa também falou que o estado pretende investir no Aeroporto de Valença e descartou a construção de um novo aeroporto em Santo Antônio de Jesus. De acordo com Levi, Rui teve uma conversa com Humberto Leite, prefeito daquele município e fez ver a ele que já existem dois bons equipamentos a apenas 100 km de distância de SAJ, que são os aeroportos de Valença e  de Feira de Santana. (Magno Jouber)

Professores promovem desfiliação em massa da APLB Sindicato

tvNão é de hoje que a APLB Sindicato promove ações sem consultar a sua base. Via whatsapp, profissionais em educação do Estado confiram estar se “desfiliando da APLB na condição de contribuinte financeiro. Cansei deste pseudo-sindicato estar me boicotando na surdina. Criam um calendário ao seu bel-prazer, refutando o acordado em assembleia? Posterguei ao máximo minha desfiliação, porque acreditava na organização, entendia que Sindicato é força de luta. Estou cansada de facadas nas costas. A APLB não me representa. Sindicato pelego!”. (TV do Servidor público)

Servidores vão fortalecer quadro da Polícia Civil no interior da Bahia

Polícia-CivilA Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que será iniciada, nos próximos meses, a capacitação de 800 investigadores e peritos que vão fortalecer o quadro da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) no interior do estado.

O Governo da Bahia, por meio do programa Pacto pela Vida, também ampliará em 3.833 o número de vagas disponíveis no sistema prisional, com a inauguração de sete unidades vinculadas à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A reforma do presídio de Feira de Santana, já em fase de finalização, irá permitir a abertura de mais 900 vagas.

As iniciativas irão desocupar as carceragens das delegacias dos municípios baianos, que atualmente abrigam cerca de 2.400 internos. Nos últimos oito anos, o número de custodiados nas delegacias foi reduzido em cerca de 50%. A previsão do governo é que, até o fim deste ano, 4.733 novas vagas estejam disponíveis, zerando o número de pessoas à disposição da Justiça em unidades da SSP no interior do estado.

SANTO AMORA VOLTA À ROTINA DEPOIS DAS CHUVAS

ramonDepois de três dias de chuva intensa na cidade de Santo Amaro, distante 83 km de Salvador, os moradores voltaram à sua rotina, o sol voltou a brilhar para que as mais de mil famílias tentem reconstruir os estragos causados pelas chuvas. Além, de bombeiros, policiais, assistentes sociais, agentes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária estarem empenhandos na reconstrução, a prefeitura disponibilizou tratores, caminhões de hidrojateamento para retirar os resíduos arrastados pela chuva.

Durante o temporal, o nível da água do rio Subaé subiu aproximadamente três metros, transbordou e alagou casas e estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade. (Com informações do Jornal A Tarde)

EDVALDO BRITO DESAPROVA FUSÃO COM DEM, E SEU PARTIDO (PTB)

BRITO

Política Edvaldo Brito diz que tomará outro rumo em caso de fusão

Em discussão sobre a junção do DEM e do PTB, Edvaldo Brito em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia falou sobre não saber nenhuma informação precisa sobre isso, mesmo sendo  vice-presidente nacional do partido. Perguntado sobre sua saida, ele alegou que ainda não sabe seu destino, mas deixa claro que não é a favor dessa junção.

Ao ser perguntado sobre um possivel lançamento de candidato as eleições de 2016, Edvaldo foi sucinto ao dizer que o partido não quer ficar em segundo plano e que irá sim protagoizar, se seu nome for  decidido pelo partido. E sendo  perguntado se com a fusão do DEM ameaçaria esse plano, Edivaldo respondeu  que não se poderia falar com hipóteses, por este motivo ele e o deputado Antonio Brito estão esperando ‘‘a nóticia oficial’’.

Edvaldo preferiu não opinar sober o processo de condução do Lava Jato e lamenta o escândalo da Petrobras, Caixa, BNDES e outros órgãos do governo federal, e acredita que com a prisão dos empreiteiros a forma de fazer politica será modificada já que não terão a possivel irrigação de caixa dois.

Aprovou o governo de Rui e esplanou sobre a ‘‘ dita crise’’ do Governo de Dilma, onde foi sucinto em falar que isso é passageiro e a Presidente dará a volta por cima. (TB)

Guarda Municipal recebe treinamento para trabalhar no trânsito da cidade

apaO Departamento Municipal do Trânsito (DMTRAN), que é o órgão responsável pelo setor, promoveu um treinamento voltado à capacitação de prepostos da Guarda Civil Municipal de que vem trabalhando nas ruas levando orientações a motoristas e pedestres. Com 30 horas de duração, o treinamento focou a Legislação do Trânsito, através de aulas proferidas pelo diretor José Aparecido, e contou com a parceria do Centro de Formação de Condutores Morro de São Paulo, na realização da palestra sobre Cidadania, Ética e Relações Humanas. Segundo Aparecido, outro treinamento, com carga de 180 horas e equipe instrutora multidisciplinar reunindo, inclusive, advogados e psicólogos, está sendo planejado para acontecer depois do concurso previsto para os Agentes Municipais de Trânsito.

Agenda 21 da Petrobras: 2ª fase é apresentada em Valença

JOAO vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailton Manoel de Jesus, se reuniu na última terça (07), no auditório da Ceplac, com representantes da Integratio Mediação Social e Sustentável, empresa contratada pela Petrobras para apresentação informativa da 2ª Fase da Agenda 21, cujo Programa é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um País, Estado, Município e/ou Região.  Na Bahia, o Programa é formado por quatro equipes atuando em 20 municípios. Em Valença, a Integratio atua nas comunidades de Maricoabo, Jaqueira e Graciosa.

De acordo com Carlos Vinícius, técnico da empresa, a 2ª Fase da Agenda 21 é o momento do fortalecimento do Fórum Comunitário que discute diversas questões das localidades e populações trabalhadas pelo Programa,  visando emancipação e empoderamento para criação de rede de comunicadores comunitários para disseminação de conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial. Nesta fase serão 300 horas ofertadas, com realizações de oficinas comunitárias de gestão social e cursos de qualificação em comunicação comunitária para jovens, sem nenhum ônus para as comunidades. Para Joailton de Jesus, o Governo de Valença referencia o programa e entende ser esta uma oportunidade de oferecer aos jovens as condições para o despertar de novos horizontes.

Hildécio quer isenção da tarifa no sistema Ferry-Boat para ambulâncias

HMDignificar e proteger a vida, em virtude de tornar ágil e prioritário o transporte de paciente com necessidade de deslocamento para tratamento de saúde na capital do estado, que utilizam os serviços de transporte de urgência e emergência das ambulâncias, nas travessias do sistema Ferry-Boat. Esse é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Segundo o parlamentar, o benefício será muito importante para os pacientes que necessitem de transferência do interior do estado para outros centros, por exemplo. “Um paciente em estado grave ou com saúde fragilizada, que necessite de transferência do interior do estado para outros centros, sobretudo para a capital, tem no fator tempo uma preponderância para a manutenção da vida. Sendo assim, a priorização de atendimento no sistema Ferry-Boat, com a garantia de travessia, independentemente de pagamento da tarifa ou passagem, trará acréscimo nas possibilidades de sua sobrevivência”, explicou Hildécio Meireles.