MUSICA NAS ELEIÇÕES – Ai deu sodade
Ai
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decretou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino, que completa 87 dias nesta sexta-feira (6). Na decisão, a desembargadora Dayse Lago Coelho determinou a imediata suspensão da paralisação deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).
Caso os docentes e demais servidores da área de educação não retornem às atividades normais, o sindicato está sujeito a multa diária de R$ 10 mil. A desembargadora decidiu favoravelmente à ação civil pública da Procuradoria Geral do Estado (PGE). (Leia mais no Correio)
A Central das Associações Rurais de Valença, presidida por Martins, esteve reunida com as suas 12 associações para anunciar a escolha da candidatura única a prefeito e vereador da entidade. A Central decidiu se unir para as eleições de 2012, escolhendo Martiniano (PT) para prefeito e Adailton Francisco, ex-presidente da Central das Associações como candidato a vereador.
"A Central é testemunha das melhorias conquistadas nos governos Lula, Dilma e Wagner para a agricultura familiar. Queremos que Valença tenha mais investimentos nessa área e escolhemos Martiniano porque ele é o que tem mais condições de alavancar o desenvolvimento de Valença, principalmente através do campo", disse Adailton Francisco, pré-candidato a vereador.
"Conheci Adailton ainda jovem, estudante da EMARC e tenho orgulho do homem de bem que ele se tornou. O menino pobre que acreditou nos seus sonhos, hoje é engenheiro agrônomo, faz um excelente trabalho, e com condições de bem representar o povo na Câmara de Vereadores". destacou Martiniano.
Adailton é Engenheiro Agrônomo, coordenador do Programa Biodiesel na Costa do Dendê e é um dos grandes incentivadores da organização dos trabalhadores da zona rural. Foi um dos responsáveis pela criação da Central das Associações e participa ativamente da organização das comunidades rurais para o associativismo.
Um levantamento detalhado da criminalidade e violência em Valença foi apresentado na tarde desta quinta-feira (05) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O estudo, que traça um perfil da situação no município entre 2006 a 2010, foi realizado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), por solicitação da Prefeitura de Valença, através da Guarda Municipal. O estudo também faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça com objetivo de qualificar e equipar a GM.
O “Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Valença”, escancara, com riquezas de detalhes, dados cruéis da questão no município, mas apresenta opções para se chegar a um efetivo combate aos homicídios que tem no tráfico de drogas, por exemplo, a principal causa dessa violência. Conforme aponta o levantamento, em 2006 foram 11 homicídios registrados em Valença, número que em 2010 avançou vertiginosamente para 86, fazendo do município um dos mais violentos do estado. Dos homicídios registrados nesse período 73% foram praticados com arma de fogo, 94% das vítimas eram do sexo masculino e 77% tinham idade entre 15 a 39 anos, 57% sequer concluíram o 1º grau e 89% eram negros ou pardos. O estudo mostra também a violência no trânsito, terceira causa de mortes violentas no município, com 62 vítimas entre 2006 a 2010.
Segundo os apresentadores do diagnóstico, Marcos Vinícius e Alan Azevedo, do Prosem, os dados foram colhidos através de pesquisas em áreas de riscos, informações da 5ª COORPIN, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Saúde.
Para o Prefeito Ramiro Campelo, o momento é de união para buscar soluções para o problema. “Não podemos perder essa oportunidade. Independente de ser um ano eleitoral o problema já passou de todos os limites e esse estudo apresenta caminhos que devemos seguir”. Ramiro sugeriu outras apresentações do diagnóstico em pelo menos quatro escoas públicas e na Câmara de Vereadores. A Vereadora Diana Farias e o vereador Reginaldo Araújo concordaram com a sugestão do Prefeito e se comprometeram a indicar a convocação para um debate no Legislativo.
Para o Subcomandante da 33ª CIPM de Valença, Capitão Neri, a polícia sozinha não vai resolver o problema. “Percebo que a sociedade tem virado as costas para o problema. Precisamos sair do campo da retórica para a prática”, disse. Já o Sargento Eufrásio Junior, do Tiro de Guerra de Valença, admitiu que o trabalho realizado pelo TG já vem contribuindo com a sociedade valenciana e em quatro anos formou 200 novos cidadãos, através das instruções do Exército.
SOLUÇÕES
Conforme indica ainda o diagnóstico, algumas ações já em prática em outros municípios podem ser implementadas em Valença. Entre as articulações consideradas fundamentais, estão ações conjuntas entre Estado, Município, sociedade civil e União. A criação de um gabinete de gestão integrada municipal, com participação dos atores citados e mais a justiça criminal foi sugerida como início de ações para a organização do combate a criminalidade. O sargento Junior sugeriu a participação do exército no processo de fiscalização das entradas da cidade, com a orientação e comando da Polícia Militar, para coibir a entrada de drogas e armas. (Magno Jouber)
Na Convenção do PTB de Cairu, o Candidato Antonio Magalhães falou em diversos projetos que irá desenvolver na cidade e, um desses, chamou a atenção de muitas pessoas, quando ele falou que se eleito for, uma das primeiras coisas a fazer no município é construir uma maternidade, pois, segundo ele: “Não é possível, em pleno século vinte e um as nossas conterrâneas saírem daqui para ter menino em Valença”, enfatizou Magalhães. Ele ainda disse que, por lei as crianças deveriam ser batizadas em Valença e não em Cairu.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…