FESTA DO AMPARO DESTE ANO TEM NOVO ORDENAMENTO

Atendendo a solicitação da Igreja Católica e dos moradores do bairro do Amparo, o Governo de Valença publicou Portaria que disciplina e organiza os festejos em louvor a Nossa Senhora do Amparo em 2013. De acordo com o documento, fica terminantemente proibida a colocação de barracas em todo o circuito que dá acesso ao Adro da igreja (Rua Manoel Firmino Mociatiba Rua Dalmo Dias e Rua Veteranos da Independência). Ainda de acordo com a Portaria, não será permitida a colocação de mesas e cadeiras no referido circuito (na rua). Outra modificação se refere à venda de bebidas em vasilhames de vidro, que também  será proibida.

Sensível aos pedidos dos ambulantes, a Receita Municipal emitirá alvarás para pessoas que comercializam cachorro-quente, maçã-do-amor, pipoca e similares, entretanto, os interessados deverão negociar seus espaços junto ao proprietário de um terreno que fica próximo ao Clube Mirante e depois, procurar a Receita para emissão do alvará. A venda desses produtos no circuito da festa, portanto, ficará restrita ao referido espaço.

Os comerciantes que possuem pontos fixos poderão comercializar seus produtos normalmente, mas obedecendo os itens que vetam a colocação de mesas e cadeiras nas ruas e a venda de bebidas em garrafas de vidro. Também a instalação provisória de bares e similares em terrenos e imóveis no circuito da festa não terá a liberação do alvará de funcionamento. Para orientar e coibir possíveis abusos, tanto a Prefeitura, através da Guarda Municipal, quanto a Polícia Militar, estarão fiscalizando durante todo o período da festa, o cumprimento das determinações.

O Governo de Valença estará colocando dois portais de entrada, que serão instalados na Rua Dalmo Góes (CVI) e no início da Ladeira do Amparo. O trânsito de veículos será disciplinado, com proibição de estacionamentos ao longo do circuito durante o período de realização do Novenário e do dia da festa. Apenas moradores do local terão permissão de acesso à suas residências.

Pelo menos quatro reuniões foram realizadas para discutir a festa deste ano. Segundo os representantes da Igreja Católica, os fiéis exigiam a reorganização do evento haja vista que os espaços nas principais vias de acesso estavam sendo ocupado desordenadamente por centenas de ambulantes, impedindo a livre circulação de pessoas. Enquanto isso, moradores das redondezas se sentiam incomodados com a realização de eventos onde eram utilizados  aparelhagem de som que entravam pela madrugada incomodando o sossego das famílias.

Ascom – Governo de Valença

outubro rosa

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Blogueiro disse:

    E as imagens sacras que aqui foram denunciadas que não se encontram na Igreja do Amparo e nem na casa paroquial, os azulejos e os lustres vão estar disponíveis para comunidade? E a barraquinha do grupo de casais e dos jovens no pé da escada vai ter? A lei que é pra um é para todos! ESTAREMOS DE OLHO!

  2. e as barracas da igreja vão ter? disse:

    Hum… o direito de um é de todos!? Porquê será que as barracas da igreja serão mantidas. Que o povo pobre continue sofrendo, essa é a máxima dos gestores.

  3. XPTO disse:

    Rapaz, deixa ver se eu entendi direito: E os ambulantes tradicionais (que vendem maça-do-amor, pipoca) terá que NEGOCIAR ANTES um espaço em um TERRENO PARTICULAR (que deverá cobrar algo por isso) para depois o alvará? E quem só pode lucrar com a venda de bebidas é quem já tem seu bar e restaurante lá montado? Esse é o ordenamento? Ou só estão institucionalizando o monopólio da festa do Amparo? Qual será o próximo passo: restringir a missa festiva apenas para os papa-hóstias fundamentalistas? Levar o restante das imagens e demais objetos do patrimônio artístico da Igreja para as casas de particulares? E será que só a barraquinha “oficial” dos apoiadores desse padre-secretário F&%$# da P#$@ terá o direito de ficar no pé da escada? É lamentável que a prefeitura permita que essa ação de vandalismo este esteja acontecendo, destruindo uma das festas mais lindas e tradicionais de nossa cidade. Depois, quero ver os fundamentalistas hipócritas reclamando porque as pessoas estão abandonando a igreja católica…

  4. Detinha disse:

    CONFIRMADO a atração especial e inédita da festa 2013 – A rainha da flor de laranjeira. http://www.youtube.com/watch?v=fis-GBhtrBM Parabéns para todos os católicos caóticos que sempre estão inovando!

  5. S U R P R E S A disse:

    O padre secretário vai ou não para lavagem do amparo desse ano? segundo fontes secretas do serviço de investigação da rua Veteranos da Independência, sábado ele estará na capital matando saudade dos velhos tempos… Será que ele vai retornar em tempo para domingo participar da comitiva cor-de-rosa e banca que subirá a colina sagrada? domingo será um dia de muitas surpresas… vamos todos subir também para vermos o que é que a baiana tem?

  6. Nada de portais! disse:

    Os portais gastam e torram o dinheiro público não é verdade? Pq não coloca as estátuas de Adão e de Eva que estão sozinhas lá no trevo? Fica a dica!

  7. Erí disse:

    a respeito dos portais que se comentam na entrada da cidade, fica muito bonito, em lauro de freitas tem, vila do atlantico tem, porto seguro tem porque valença e guaibim não pode ter.
    no guaibim por exemplo ficaria muito bonito um portal escrito balneario do guaibim, vai aqui a minha sugestão prefeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *