COLÉGIO DO OROBÓ HOMENAGEIA MILITANTE DAS CAUSAS SOCIAIS

QUEM FOI ONILDO RAIMUNDO DE CRISTO?

por Luana Figueiredo

Onildo Raimundo de Cristo nasceu em Valença no dia 16 de setembro de 1943. Ainda criança, cursou o primeiro e o segundo ano na Escola João Antunes, no Tamarineiro. O terceiro ano na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a professora Amália Laranjeira, concluindo o primário em 1953, com a professora Consuelo Dantas de Góes. Embora não tivesse completado a escolaridade básica, falava e escrevia com grande fluência e propriedade. Sua sabedoria era exemplo para o homem do campo.

O seu primeiro trabalho foi com o seu pai na fabricação de linguiça de porco. Quando adulto, a família foi morar na Fazenda Cajurú, no distrito de Orobó, município de Valença-Bahia, que veio a assumir após a morte do pai.

Casou-se com a professora Ivete Cristo, com quem teve cinco filhos.

Possuía uma inteligência privilegiada e por ser uma pessoa combativa e ativista, ligada aos interesses sociais, se tornou líder da comunidade onde morava. Demonstrando aptidão política, candidatou-se algumas vezes a vereador. Não sendo eleito, continuou a luta pelas melhorias sociais do Orobó.

O seu Onildo, como era conhecido, foi um dos responsáveis por conquistas para a população, a exemplo da união dos agricultores em torno de preços mais justos para os produtos da região, como o cravo-da-índia. Criou uma envelopadora de cravo denominada Pindorama com o objetivo de comercializar o produto no varejo.

Seu maior sonho foi a instalação de um Ginásio e de um Colégio de Ensino Médio naquela localidade, culminando com as providências para a doação da área onde foi construída a escola, através de outro líder da região, o senhor José Alves.

O sonho, finalmente, tornou-se realidade em 2011, ainda que ele não tenha podido presenciar ainda vivo esse feito, pois veio a falecer aos 68 anos de idade, no dia 30 de setembro de 2009.

O seu nome foi escolhido por unanimidade pela comunidade para o Colégio Estadual do Orobó em homenagem aos esforços empreendidos nesse objetivo em vida.

Eis o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo!

2 Respostas para COLÉGIO DO OROBÓ HOMENAGEIA MILITANTE DAS CAUSAS SOCIAIS

  1. Romero Lopes agosto 31, 2011 às 12:42 pm #

    Sempre entro, leio as postagens deste blog, e faço minhas reflexões;mas, me sentí muito feliz, e saber concernente a homenagem justa ao “senhor Onildo”;um dos grandes homens desta cidade; homem de família, defendor legímo das causas do homem do campo principalmente…o conhecí, e posso afirmar, que se trata de uma saudosa lembrança, pois éuma mente brilhante; que Deus o tenha em suas santas mãos!

  2. rojerio freanco setembro 1, 2011 às 6:57 am #

    como nos temos aqui escola GILVAM CONCEIÇAO
    ta bom ONILDO DE CRISTO O proximo RAIMUNDO VIEIRA o
    quem sabe OSVALDO DAMASCENO.

Deixe uma resposta