Arquivo Mensal: abril 2014

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PRA PREFEITO SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE?

Só pra dar uma esquentadinha nas eleições municipais e ver quem anda com moral em Valença, estamos realizando uma enquete para saber quem está com o nome mais cotado para as próximas eleições para prefeito.

Os nomes mais cobiçados hoje são: Martiniano Costa, Vereador Jairo, Jucélia Nascimento, Ramiro Campelo, Zé da Hora e Ricardo Moura. Vamos votar e ver quem está coma bola toda.

MACACOS DE OCASIÃO

patético

Por Leandro Fortes

Antes, é preciso dizer: ao comer a banana que lhe jogaram os racistas espanhóis, o jogador Daniel Alves teve um presença de espírito fora do comum. O gesto, por seu simbolismo absolutamente humano, deu àquela manifestação racista a exata dimensão de seu absurdo.
O que se seguiu, no entanto, foi mais um capítulo da nossa tragédia social cotidiana onde se tornou praxe mercantilizar mesmo os melhores sentimentos.

A campanha #somostodosmacacos, simpática na sua essência, logo foi transformada em mote comercial para que os abutres de sempre a utilizassem para exercitar sua proverbial hipocrisia nas redes sociais.

Que tenha sido Luciano Huck, a face mais perversa do que genericamente se chama de “coxinha” no Brasil, o primeiro a se apresentar como parceiro solidário de Daniel Alves, não me surpreende. Huck tornou-se, ao longo de sua carreira global, um contumaz explorador da miséria humana em prol de seus negócios e de sua audiência aos sábados.

O jogador do Barcelona nem tinha digerido a tal banana e o apresentador da Globo já tinha colocado uma camiseta para vender, com o a hashtag da macacada solidária, por 69 reais, via site da grife da qual é dono.

Seguiu-se, a partir daí, aquele show macabro de artistas, subcelebridades e nanopensadores de direita posando com uma banana na mão, solidários com uma causa – o racismo – que negam existir, quando não a apoiam.

Perguntem à maioria desses macaquinhos posers como eles reagem à política de cotas raciais dos governos do PT, o que eles acham da “democracia racial” brasileira e o juízo de valor que fazem das religiões afrobrasileiras.

Depois, escolham um lugar apropriado para eles enfiarem essas bananas que tão alegremente expõem em selfies e posts emocionados nas redes sociais.

Deputado Amauri se reúne com ministro da Educação e defende instalação de Campus da UFRB em Valença e Nazaré das Farinhas e criação de novas universidades na Bahia

amauriO deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) participou na quarta-feira (23/04) de audiência com o ministro da Educação Henrique Paim, em pauta a expansão do ensino superior e sua interiorização no estado da Bahia. O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Soledad Nacif também participou da audiência.

Logo no início da reunião o deputado Amauri justificou a ausência da prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, do vereador Adailton Francisco (PT) e de Raell Costa, representante da Juventude do PT, que haviam solicitado ao parlamentar que intermediasse a reunião com o ministro e que não puderam estar presentes em função do retorno do feriado.

Entre as prioridades da pauta estavam a instalação do Campus do Mar da UFRB, em Valença e de mais um em Nazaré das Farinhas, com bacharelado interdisciplinar; Na ausência dos representantes de Valença, Amauri falou também sobre  a construção de novas creches; a compra de ônibus, através do Programa Caminhos da Escola da construção e cobertura de  novas quadras escolares que beneficiariam a região.

O ministro designou um dos funcionários do ministério responsável pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para receber a prefeita Jucélia, o vereador Adailton e demais representantes de Valença e encaminhar as demandas do município.

Ficou combinado que o reitor Paulo Gabriel continuará em contato com o Mec para viabilizar a instalação dos novos Campus da UFRB.

DO SÁBIO DEPUTADO PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO: “HOMEM COM HOMEM DÁ LOBISOMEM E MULHER COM MULHER DÁ JACARÉ”. É MOLE, OU QUER MAIS MAIS!?

ex-gayVejam só nas mãos de quem está o comando desse nosso país, o deputado Pastor Sargento Isidório, que já se declarou “ex-gay”, “ex-bandido”, e “ex-drogado”, fã incondicional do deputado Marco Feliciano e que já teve o mandato prestes a ser cassado por ser acusado de infidelidade partidária, agora saiu com mais uma, dizendo que, “Homem com homem dá lobisomem e mulher com mulher dá jacaré”, alegando que é em “defesa à família tradicional”.

Imagina esses tipos folclóricos no comando do poder, sendo pagos com nosso dinheiro, para ser homofóbico, falar besteira sem saber o que está falando. Infelizmente tem emissora de rádio que ainda dá espaço para um caboclo desses falar suas besteiras, só e simplesmente porque dá audiência, as pessoas gostam de dar risadas desses estúpidos que estacionaram no tempo.

Foto montagem: 247

 

 

DANIEL ALVES É BAIANO E NÃO TÁ NEM AÍ PRA CANALHAS

A Fifa pode fazer pouco contra o racismo no futebol — mas gente como Daniel Alves pode muito

Por Kiko Nogueira*

https://www.youtube.com/watch?v=3gyjFKkuum8

Um amigo me conta que, no começo dos anos 60, Pelé esteve na cidade de sua mãe, no interior do estado de São Paulo. Ele já tinha ganhado a primeira Copa do Mundo e era saudado como um herói nacional.

Pelé estava visitando um amigo. Foi recebido como campeão. E então o levaram à piscina pública, que era uma das grandes atrações locais. Pelé entrou na água. Imediatamente, o salva-vidas mandou que ele se retirasse.

O Crioulo podia passear, conversar com as pessoas, tirar foto e dar autógrafo. Nadar na mesma piscina era demais. Pelé saiu sem falar nada.

Cinquenta anos depois, Pelé continua passando em branco sobre o racismo. Não reclama, muda de assunto, sempre dá um jeito de minimizar o problema.

Não é só ele que é assim, claro. Ele é apenas um símbolo de um jeito de pensar. Por muito tempo se acreditou no mito da democracia racial no Brasil. Hoje vai ficando cada vez mais evidente que somos apenas mais acomodados. Ou éramos.

Daniel Alves dá esperança de novidade, de menos hipocrisia e servilismo. O lateral do Barcelona estava para bater um escanteio quando um canalha na torcida do Villareal atirou-lhe uma banana no gramado.

Não é a primeira vez que isso acontece. Geralmente os torcedores costumam imitar sons de macaco, também. Mas Daniel brilhou: ao invés de fingir que não viu nada, pegou a banana, descascou-a, engoliu-a e cruzou (na seqüência da jogada, no segundo cruzamento seguido, saiu um gol).

“Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada”, disse. Na Copa, a Fifa obrigará os capitães dos times da quartas de final a ler uma declaração de repúdio à discriminação. Não dará em nada.

O que vai mudar alguma coisa, mesmo, serão gestos como o de Dani Alves. De não deixar barato. De quem, ao invés de encarar esse tipo de ofensa como um acontecimento corriqueiro como a chuva — afinal, o que é mais uma banana atirada por um animal? –, tem atitude e presença de espírito. Daniel Alves mitou. E foi mais eficaz do que será qualquer discurso ensaiado por uma entidade corrupta e desacreditada como a Fifa.

*Kiko Nogueira é Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Realizado em Valença 1º EMJUV

enjuv IICom a finalidade de discutir questões relacionadas à juventude local, foi realizado na última sexta-feira (25), o 1º Encontro Municipal da Juventude de Valença (I EMJUV).  Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Joailton de Jesus, representando o governo de Valença, assinou o documento de adesão ao Plano Federal Juventude Viva. Também tomaram posse os membros do Conselho Municipal de Juventude (CONJUVE).

 A redução da maioridade penal foi o tema principal do evento, debatido e colocado pelos presentes como algo inviável na atual conjuntura, haja vista que o sistema prisional brasileiro não recupera presos.

Governo de Valença substitui pontes de madeira por outras em concreto armado na zona rural

ponteDando continuidade aos trabalhos de recuperação de pontes na zona rural de Valença, a secretaria municipal da Infraestrutura, juntamente com a secretaria municipal dos Transportes, Estradas e Rodagens,  intensificou nas últimas semanas as obras de requalificação em dois importantes equipamentos viários. Um é a  principal ponte que dá acesso ao Gereba, que está sendo totalmente reconstruída em concreto armado. Com diâmetro de 1,5m, as manilhas que estão sendo colocadas, vão permitir uma vazão maior de água, sendo planejada para suportar possíveis trombas de água, como a ocorrida em novembro último, que provocou destruição parcial ou total em cerca de 50 pontes em toda zona rural do município. O outro é a ponte de acesso ao povoado do Una Mirim, que, também, está sendo construída em concreto armado, permitindo maior segurança aos transeuntes e veículos que se dirigem àquela localidade.

Ascom – Governo de Valença