Autor: pelegrini

Sessão de abertura da Câmara de Vereadores de Valença dividida entre cobranças e palavras de apoio a nova Prefeita

image Os 15 novos vereadores da Câmara Municipal de Valença eleitos em 2012 deram início às sessões ordinárias nesta terça-feira (05) e tiveram a companhia da Prefeita Jucélia Nascimento, que foi convidada pelo Presidente da Casa, vereador Bertolino de Jesus (PSD) para participar da sessão.

Em um pronunciamento contundente, Jucélia relatou aos vereadores a situação caótica em que encontrou a Prefeitura. Segundo a Prefeita, a administração anterior deixou uma dívida com pessoal, e encargos obrigatórios de aproximadamente R$ 7,5 milhões. Além disso, o índice de comprometimento dos recursos com a folha de pagamento chega a 65%.  Também na gestão passada, os empréstimos consignados foram descontados dos servidores, mas não foram repassados ao Banco credor. Frota de veículos sucateada, além do Paço Municipal sem condições de receber os servidores para o trabalho, buracos nas ruas, estradas vicinais em estado lamentável foram algumas das queixas da Prefeita. “Sabíamos que encontraríamos dificuldades, mas não imaginávamos que seriam tão grandes”, disse Jucélia.

image Praticamente todos os vereadores se comprometeram a ajudar a equipe da Prefeita a tirar Valença da situação que se encontra, mas já iniciaram o ano cobrando da Prefeitura ações de melhoramento, principalmente no setor de segurança pública, saúde, educação e infraestrutura.

No final, o Presidente da Casa, Bertolino de Jesus, elogiou o comportamento dos colegas, reconhecendo que a Câmara demonstrou amadurecimento político ao estabelecer diálogo com o Poder Executivo.

Magno Jouber

“Eeeeei, eu não estou aqui pra brincadeira e quero ajudar o meu povo”

image Por Luana Figueiredo

Foi a minha interpretação do pronunciamento de Eei hoje na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Foi o que ele me disse no seu discurso, não com essas palavras.

o catador de carangueijo não veio para brincar. O simpático Eei fez sua campanha brincando e divertindo. Como vereador, mostra que leva o mandato a sério. Com simplicidade, falou de forma clara e objetiva e tais características de sua fala, principalmente o jeito humilde e simples, envolveu quem o estava ouvindo. Ele não tropeçou nas palavras, pelo contrário, falou bem, com pausas na medida da reflexão necessária ao seu pensamento, com postura segura e leve como um cidadão preocupado e atento aos problemas. Confesso que não esperava tamanha desenvoltura. Deve ser aquela expectativa preconceituosa que temos mesmo sem querer. Esperava dele a vontade de se afirmar, de mostrar que é um um cara do bem e com boas intenções. Mas Eei superou isso ao apontar, com seus olhos vigilantes e cautelosos, problemas que podem passar desapercebidos, para que chamou a sua atenção.

“Estou com você, mas se faltar o pão na mesa do servidor público, não estarei ao seu lado, prefeita”. Ele disse, com firmeza e olhando nos olhos, sem esquivar. Jeito de um cabra sincero e que sabe onde o calo aperta.

Por fim, ele anunciou que comprou sua bicicleta para rodar por Valença inteira e conhecer cada dificuldade que o povo passa em todos os bairros.

Esse é o Eei – vereador de Valença. Vamos tirar o chapéu para quem começou bem. Uma coisa é certa, Eei ganhou uma fã hoje.

Vendo casa na zona rural de Valença

imageCasa com 02 quartos, sala cozinha, banheiro, área lateral de garagem, quintal grande todo arborizado, Rio Piau nos fundos, campo de bola ao lado, em frente a estrada, energia,  vizinhança  próxima   e  poço profundo.

imageCasa toda no bloco. Área  total:   12  x  56  mt próximo ao Bonfim;  com  acesso  pelas  Três Missas  (após  Ladeira  do  Tatú)    ou   pela  Formiga. Distante  4 km do asfalto… Preço especial por  motivo de viagem :  R$ 10.000,00  (dez mil reais).

Carlos Alberto – (75) 8824.7473/9226.5032

imageRio Piau, passa ao fundo da propriedade

imagePlantio de banana dentro da área

SISTEMA FERRY BOAT OPERA COM CINCO EMBARCAÇÕES NO PERÍODO DO CARNAVAL

image Desde segunda-feira (4), cinco embarcações do Sistema Ferry Boat estão operarando na travessia Salvador-Itaparica: Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Maria Bethânia e Anna Nery. O esquema será mantido até o próximo dia 18, para atender à demanda de passageiros antes, durante e após o Carnaval.

No período da festa, as viagens serão realizadas no esquema bate-volta, entre as 5h e as 23h30, nos dois sentidos. A última viagem no domingo será às 23h30, nos dois sentidos, mas, de acordo com a demanda de passageiros, esse horário pode ser estendido.

O diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, pede a compreensão da população para o momento em que vive o Sistema Ferry Boat, sob a intervenção do Estado desde 20 de setembro de 2012. “O Governo do Estado está empenhado em resolver o problema da travessia Salvador-Itaparica e voltar a oferecer um bom serviço aos usuários”.

Para aumentar o conforto dos usuários que desejam ir à Ilha de Itaparica, 13 lanchas vão fazer a travessia Salvador – Mar Grande, em Vera Cruz, saindo do Terminal Marítimo da Avenida da França para a Praia do Duro. (SECOM)

OLHA SÓ QUE NOTÍCIA BOA

Índice de homicídios cai nas regiões sob influência do programa Pacto pela Vida

Em janeiro, o índice de homicídios caiu 50% no município de Feira de Santana, 9% em Salvador e 16% na região metropolitana da capital baiana. No programa Conversa com o Governador de hoje, o governador Jaques Wagner diz que os números são resultado das ações desenvolvidas no âmbito do programa Pacto pela Vida, ação que terá continuidade em 2013.

“Ao longo deste ano, com tanto material novo que a gente está entregando para as policias, aumento de vagas de presídios, espero que efetivamente a gente possa ter um declínio principalmente dos homicídios”, diz Wagner.

O programa também traz informações sobre os investimentos do governo do Estado no Carnaval, que começa na próxima quinta-feira, e do crescimento de 59% na realização de transplantes de órgãos na Bahia, atingindo o mais alto índice de crescimento entre todos os estados brasileiros com uma premiação de destaque do Ministério da Saúde.

Sobre o Pacto pela Vida, Wagner informa que na segunda-feira última foi entregue o Centro Integrado de Comunicação da Segurança Pública, em Feira de Santana. O centro vai atender Feira e mais dezesseis municípios. Ele explica que a comunicação centralizada, com os carros equipados com GPS (localização via satélite), “vai tornar mais eficiente e mais eficaz todo o trabalho das polícias Militar, Civil e Técnica”.

Ainda em Feira, o governador diz que visitou a Avenida Nóide Cerqueira. “É um vetor novo que o governo do Estado está construindo. São oito quilômetros, um investimento da ordem de 24 milhões, com seis pistas, ciclovia, calçada, canteiro central com iluminação, que vai melhorar muito a questão da mobilidade em Feira de Santana”. (SECOM)

PICOLÉ DE UVA

DORIVA UVA II

Saiu agora, o verdadeiro suco de uva no palito. Venha provar e se apaixonar.

pelegrini logo

TURISTAS VOLTAM A ELOGIAR PRAIA DO GUAIBIM

IMAGENS DO GUAIBIM 019 Ontem eu tive uma grata surpresa, todo ano recebo aqui em nossa sorveteria pessoas de Brasília, Goiânia e muitos outros lugares do Brasil, duas dessas pessoas demonstraram grande satisfação com o Guaibim. Ricardo Rocha, um cidadão de Brasília que tem casa aqui no Guaibim, disse que chegou antes do natal e que ficou muito triste quando viu a sua praia tão querida, com lixo acumulado por todo lugar, mato tomando conta das estradas, etc… Ricardo falou que no dia 3 de Janeiro a coisa mudou de forma radical, o Guaibim ganhou nova cara, as ruas estão limpinhas, o mato da beira da estrada foi cortado e tudo ficou muito bonito. Que bom, não é?

Outro turista que não deu pra gravar o seu nome, também fez muitos elogios à Praia do Guaibim, disse que houve uma transformação. “Todo ano eu alugava casa no Guaibim e passeava no Morro de São Paulo, ia e voltava todos os dias, agora não precisa mais sair do Guaibim, aqui está muito bom!” falou o turista.

Bem, eu ainda não fui a Praia de Guaibim, mas prometo que depois desses dois elogios tenho mais é que ir e conferir, apesar dessas duas pessoas terem opiniões de imparcialidade. Fico feliz em saber que nossa praia começa a respirar novamente,