Cairu: Lavagem da Igreja de Boipeba
*Antônio Isaías do Rosário Ribeiro
A lavagem das escadarias da Igreja do Santíssimo, embora não tenha a idade dos séculos – quatro séculos da Vila de Boipeba –, é manifestação popular que cresce de significado a cada ano, contagiando moradores e visitantes. É também cultura associada à fé, primeiro das populações marginalizadas que se reuniam nos terreiros, depois, da universalidade dos nativos da Ilha e dos moradores da vizinhança. Também, dos que chegaram como imigrantes e, ainda dos visitantes de todos os cantos. Assim, por conta de tanta mistura e demonstração de tolerância, assistiu-se neste Domingo, cinco de junho, no interior da Igreja do Santíssimo a um belo exercício de convivência com a diversidade religiosa. Um número grande de “baianas” e de povo dos terreiros, em afirmação de sua fé, dali mesmo, daquele templo secular, oficiaram seus ritos e realizaram a lavagem das escadarias em meio a manifestações outras da cultura popular, em presença de membros de outras igrejas e da estrutura do poder municipal (estavam ali o prefeito, seus secretários e o presidente da Câmara), tudo em verdadeira demonstração de inculturação da fé e tolerância entre as religiões.
Por certo, o que assistimos neste Domingo, do interior da Igreja do Santíssimo de Boipeba, é algo impensável para o missionário jesuíta que no século XVII ergueu aquele templo, na tarefa magna de globalizar o Evangelho, trazendo os seus valores também a estas novas terras – “a estes confins da Terra, começando por Jerusalém”. Mas a Igreja que emergiu do Vaticano II entende que é necessário conhecer essas culturas e as suas componentes vivas; dar-lhe espaços e apreender as suas expressões mais significativas; respeitar os seus valores e riquezas próprias. E por esse meio levar a tais culturas o anúncio e o conhecimento da “verdade nova e tão antiga”, escondida no mistério de Jesus Cristo.
A administração do Prefeito Hildécio Meireles, por sua Secretaria de Cultura, parabeniza os organizadores e felicita o povo de Boipeba.
*Secretário Municipal de Cultura
Nosso prefeito tá de parabéns, hoje fui na zona rural de Valença, Marcos medrado asfalto povoado Bomfim, derradeira, esse homem…
Já eu comprei no mercado livre essa semana 3 produtos. Mas não tenho nada contra ao magazine Luiza, quando está…
Pior foi o frete de 19 reais que não vi.
Parabéns nosso Prefeito ,Marcos medrado ,cidade estar ficando linda nunca vir Valença tão decorada há 20 anos morando em Valença…
Verdade, estradas esburacadas, cidade cheia de buracos, trânsito desorganizado, postos de saúde sem médicos, falta o básico, mercado do peixe…