Até quando elegeremos governos que não tem projetos, tem apenas propaganda e blá, blá, blá?

Pelegrini,

Ainda sem entender o porquê de tanta celeuma acerca do movimento “Renova Valença”, resolvi tecer algumas considerações.
Como todos sabem, resido e voto em Lauro de Freitas. No entanto, por ter morado cerca de 02 anos em Valença e nela ter criado laços que seguirão por toda a minha vida, torço pelo desenvolvimento da cidade mais até que muitos “Valencianos” puro-sangue.
Não conheço as idéias nem os possíveis projetos – isto levando em conta que exista algum – do citado movimento. A única excessão é o Dr. Adolfo, advogado, de quem fui vizinho por um curto espaço de tempo e, por conta do trabalho, cumprimentei-o duas ou três vezes. Os outros, nem isso.
Na última disputa eleitoral o então candidato, e agora prefeito, Ramiro Campelo, trazia um forte slogan: ” Mutirão por mais Emprego”. Três anos se passaram e, a não ser pelos empregos gerados pelas novas empresas do ramo do Comércio que instalaram-se em Valença, o mutirão dos empregos não veio, nem virá. Certamente, o autor da promessa dirá que quatro anos foi pouco e blábláblá…blábláblá… e, então, se releja. Uma pena, numa cidade com tanto potencial…
Há uma segunda opção. Aqui, como aí, o PT quer enfiar goela abaixo candidatos estrangeiros. Aqui, RUI COSTA e ROSEMBERG são apontados como possíveis sucessores da prefeita MOEMA que, afinal, não disse pra quê veio.
Aí, fala-se em YULO que, até onde eu sei é, ou era, ligado aos movimentos católicos da cidade do Salvador. Daí a ser postulante a prefeito de Valença… Dirão que é legítimo e tal…
Senhores, senhoras, blogueiros, cabeças pensantes desta Bahia, já não dá mais para cair em propagandas eleitorais nem em movimentos “sociais” de última hora. O governo de Lula, e agora o de Dilma, “surfou” na estabilidade econômica implementada no governo FHC(não que eu seja seu defensor). Hoje, analistas de mercado apontam a possibilidade de ocorrência do fenômeno conhecido por “bolha” no Brasil, isto por falta de planejamento, de reformas estruturais e da falta de investimentos em infra-estrutura. Ah, mas tem a copa do mundo, exemplo de investimentos, diriam os defensores deste governo.
Na verdade pouco importa se teremos um movimento de renovação, vanguardista, de direita, de esquerda, anarquista ou comunista(se é que ainda resta algum). Não podemos mais aceitar promessas de mais escolas, hospitais – olha a pedra fundamental aí gente -, segurança, etc. Precisamos de propostas concretas, projetos. Mas não projetos bonitos que servem apenas para encher “programas de governo”, lembrem-se de que foi pedido, mais que uma vez, à então candidata DILMA que mostrasse seu programa de governo, ela mostrou? Não.
Precisamos de projetos reais que digam de onde vai sair o dinheiro para implementar as políticas públicas porque, afinal, sem dinheiro não dá. Aquela ilusão do ” é só você querer…” das primeiras campanhas do LULA já não cabem mais, pois sabemos que não é só querer…
Desconfio até que esta estória toda de “Orçamento Participativo” é um engodo: como não tenho projeto nenhum, conclamo as pessoas para que tragam “projetos” e façamos uma salada, uma geléia-geral e aí, então, governemos. Foi assim com LULA, com JOÃO HENRIQUE, com MOEMA, com RAMIRO. E eu pergunto: até quando elegeremos governos que não tem projetos, tem apenas propaganda e muito blá,blá,blá…???
Ufa! Paro por aqui. Até porque, caso não, serei eu a ter o comentário cortado por dizer tanto blá,blá,blá… Um abraço a todos e peço que entendam este comentário apenas como uma tentativa de trazer o debate para um nível mais impessoal.

Fábio Silva

23 thoughts on “Até quando elegeremos governos que não tem projetos, tem apenas propaganda e blá, blá, blá?

  • junho 3, 2011 em 6:58 pm
    Permalink

    Fabio me perdoe, mas você a completamente por fora da política. Em nenhum momento se percebe que Rui Costa queira ou se posicione como pré candidato a substituir Moema. Perdoe-me, mas você não sabe fazer leituras políticas nenhuma! Rui Costa hoje é um forte candidato a ser o substituto do governador Wagner. Acorda amiga, larga de ser bobó!

    Abraço,

    Pedro Bô

  • junho 3, 2011 em 7:16 pm
    Permalink

    Fábio,
    Não te conheço, mas suas palavras foram muito oportunas e sábias; concordo com vc!!!Porem queria explicar que No RENOVA VALENÇA não existe nenhum candidato, estamos construindo ideias e possiveis projetos, que poderão sim ser utilizado por um candidato ou um futuro prefeito. O que há nisso de errado? Será que voltamos ao tempo da ditadura e não podemos mais nos reunir, mesmo que essas reuniões tenham cunho político? Pq será que esse movimento irrita tanta gente? Será que somos obrigados a aceitar todos os projetos de Ricardo? Será que só os projetos dele servem ou será que só a equipe que o acompanham são seres pensantes? Valença precisa urgente de mudanças, sou filho da terra e se Ricardo ganhar e fizer uma adm que mude a cara da cidade, serei um ferrenho defensor, porém não acredito nisso! Será que não posso ter o direito de pensar desta forma? Tenho meus motivos para isso! qdo falam que o RENOVA VALENÇA só tem riquinhos, me faz pensar…Ricardo é filho de quem mesmo? Seus pais são muito respeitado na cidade, e com uma condição financeira que garanto que meus pais até hj não tem, ele sim que é um típico filhinho de papai! Pois bem, mas quem sabe se Ricardo apoie as nossas ideias e ações? Não somos do mal, apenas incomodamos pq alguns de nós crescemos na vida, com nosso suor e dedicação! Queremos o bem da cidade e isto que está ocorrendo é pura democracia e quem só tem a ganhar é a comunidade e que a vontade do povo seja sempre soberana. Sou integrante do RENOVA VALENÇA, porém minhas palavras não são as palavras oficias do grupo.

  • junho 3, 2011 em 7:31 pm
    Permalink

    Fábio Silva, a sua análise é brilhante e contextualizada. Esse texto deve ser lido diversas vezes para que possámos refletir com a lucidez que merece. Obrigada por contribuir para nosso debate.

  • junho 3, 2011 em 11:50 pm
    Permalink

    Acredito na teoria que a oposição cresce no erro da situação, não por méritos próprios.
    O fato de Ramiro ser um prefeito de pouca popularidade, ajuda no surgimento de grupos (ou aglomerados) como o Renova Valença.
    Moema fará sucessor em LF tranquilamente pois a mesma realiza um bom trabalho no município. Não é por acaso que ela derrotou e afundou o Clã Leão na sua cidade.

  • junho 3, 2011 em 11:57 pm
    Permalink

    BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUFFFAAAAAAA!!!!

    O proselitismo inócuo acabou de chegar.

    Você foi brilhante FSilva!

    Valença requer ser entendida por alguém mais do que “ter morado aqui cerca de 02 anos…!

    PLAC! PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC!PLAC…!

  • junho 4, 2011 em 5:25 am
    Permalink

    Sr. Pelegrini,

    Em que momento nesse blog se falou em proibir esse Grupo cuja acunha é Renova Valença de discutir os problemas e projetos dessa terra? De censurar os que O fazem? DE PROIBIR REUNIÕES COMO NOS TEMPOS DA DITADURA?

    Esse Rapaz Beto inventou isso, pois o papel de vítma é sempre mais cômodo. Acompanho o debate e vejo que a única crítica é que o grupo surgiu agora, justamente na hora que surgem os opostunistas caçando votos.

    Large de chorumela e assuma os objrtivos nefastos e nem um pouco nobre do seu grupo de oportunistas.

  • junho 4, 2011 em 5:26 am
    Permalink

    Retificação – o rapaz que me refiro no texto acima assina por FABINHO.

  • junho 4, 2011 em 8:20 am
    Permalink

    Pois é Tavinho, esse pessoal deveria nos agradecer por estarmos divulgando o movimento deles. Na última reunião deles um dos membros comentou aqui que eles tinham 12 no grupo e agora já são 50, graças a nossa divulgação.

    O que eles querem mais!!??

  • junho 4, 2011 em 8:46 am
    Permalink

    O grupo Renova Valença, ainda tem muito o que crescer Pelé! eram 15 agora 50, na proxima 100, e assim sucessivamente! Temos que acabar com as irregularidades que cercam o nosso Municipio.
    Valença… Terra de Paz? Nao mais, TERRA ESQUECIDA! TERRA LARGADA!
    Queremos trazer ao nosso povo projetos que mudem a qualidade de vida de nossos moradores.
    Las chicas, é uma otima defensora! Parabéns!
    Mais me responda uma coisa, mandei um link ontem com a notícia de que RENATO ASSIS foi condenado a devolver aos cofes publicos quase R$ 67.0000,00, fora as diferenças nos orçamentos publicados.
    Que lembro bem , RICARDO MOURA era seu vice! Para que pré julgas as pessoas, se exisem discordias no passado?
    Se voces usuarios do BLOG DO PELEGRINE querem realmente mudar a cidade, pensem no bem estar de todos! não lutem apenas por um candidato, pois tenha certeza que ele nao SERA O SALVADOR DA PATRIA! Temos pessoas muito eficientes para trabalhar por VALENÇA!
    Digo e afirmo: RENOVA VALENÇA!

    Espero que TODA a população absorva essa idéia!

  • junho 4, 2011 em 9:41 am
    Permalink

    Pelé vamos parar de falar nesse grupo porque ACM já morreu.
    Observe que quanto mais se falava dele, ele crescia e dominava. Nada de pessoal, mais o povo tem manía de gostar do que não presta e, só estamos contribuindo para o crescimento deste grupo.

  • junho 4, 2011 em 9:55 am
    Permalink

    João, acho que não só Renato, mas todo político que fez desvios de verbas do governo tem que devolver aos cofres públicos o que desviou. Não acho que um vice prefeito tenha condições de saber o que um prefeito está fazendo, muito menos tentar conter o que ele quer fazer.

    Continue tentando justificar o seu “Renova Valença”, não acredito que sua estratégia de bater em Ricardo funcione como motor de propulsão para o seu movimento. Não esqueça que a justiça está cobrando de Renato e não de Ricardo.

    Quando você fala: ” Tenha certeza que ele (Ricardo) nao SERA O SALVADOR DA PATRIA! Temos pessoas muito eficientes para trabalhar por VALENÇA! Mas quem são essas pessoas? Apresente! Tem medo de uma vaia? Rsrsrs!

    Abraço João,

    Pelegrini

  • junho 4, 2011 em 10:14 am
    Permalink

    Bira, até o momento só o Railton se manifestou e não usa “nicks”, por isso, veja a lucidez dele. Os demais, ou devem estar sacaneando o movimento ou são imaturos demais. Mas gosto de muita gente desse grupo e sei da responsabilidade deles, assim como o advogado Guido Magalhães, meu cliente.

    Gente, vamos para o debate com responsabilidade!

  • junho 4, 2011 em 10:48 am
    Permalink

    ESSE GRUPO É CRIA E DISCÍPULOS DE ACM, NÃO GOSTAM DE POBRES, PARA ELES A MASSA SÓ SERVE COMO MANOBRA.

  • junho 4, 2011 em 1:06 pm
    Permalink

    A administração do PT(federação de partidos) no Brasil, lógico e evidente que não é aquilo que alguns petista pregaram durante muito tempo, e que os socialista esperavam, porém é inegavél que é aquilo que mais se aproxima do que essa categoria acredita. Sou Comunista e tenho absoluta convicção que o País precisa de muito mais politicas sociais, mais entendo que o modelo politico brasileiro exige algumas alianças que até podemos chamar de ab erração (Ter José Sarney como aliado é algo inaceitável em outros tempos), mais os tempos de hoje são outros e temos que engolir este sapo. O crescimento desordenado do partido tambem trouxe muitas pessoas que não tem se que ideia do que é socialismo (os chamados PT DEM)mais é consequencia do modelo politico do País.
    Não podemos negar que houve evoluçõa na politica social (pouquíssima mais houve)e negar isso é dar aos neos-capitalistas a esperança de retornar a adminstração do País e continuar com a politica de degradação dos serviços essenciais para população (para justificar a privatização.
    1-Cobrar dos propietarios de Faculdades os impostos e reverter isso em bolsa para pessoas que não pode pagar é uma atitude louvavél(há problemas no pragrama? há sim! mais se a sociedade não ajudar fiscalizando vai acabar e depois o povo não dizer que não houve oportunidade)
    2-O balsa familia é um bom programa? é sim! não deve ser uma politica eterna!(mais para salvar bancos falidos FHC dava bilhões e ninguem era contra, agora para o pobre o governos não pode dar nem um centavo)
    3-Investir em infraestrutura é uma necessidade do mercado produtivo, mais fazer isso no Nordeste é uma opção!(Complexo de Suape-PE, Ferrovias-Ba,Estaleiro(São Roque do Paraguassu)-Ba e e.t.c.)
    Portanto apesar de tantos “não sabia” é um dos Governos que mais implentou politcas sociais (Claro que longe do Ideal).
    Obs. Não tenho permisão e nem quero defender o pt, apenas manifesto uma opinião pessoal.

  • junho 4, 2011 em 1:19 pm
    Permalink

    Quanto a existência de Comunista sugiro vcs procurem mais informções a respeito. O PC do B possui uma Secretária de Formação que mantém a Fundação Mauricio Grabois e a Escola Loureta Valadares responsáveis pela formação de Comunista em todo Brasil e intercambio com outros Paises! eu mesmo já fiz varios cursos! se tem alguem alguém no Partido que não é comunista, não por negligencia do Partido e sim desta pessoa. Afinal não podemos impor nossas ideias a niguém, podemos mostra-las, aceitas é uma opção de cada um!

  • junho 4, 2011 em 2:28 pm
    Permalink

    Irineu, quem mais critica a bolsa família são os ricos, oportunistas e viúvas que participaram de governos passados, porém eles não observam que a distribuição de renda, gera consumo e consecutivamente mais produção e mais empregos. Observe, quantas pessoas humildes hoje têm um som, uma TV etc. e muitas vezes até passa necessidade para pagar a prestação do bem de consumo! Eu mesmo às vezes ajudo uma família que o pouco que recebe do governo, não dá nem para comer quanto mais para pagar uma prestação na loja, eles levam até 3 meses sem pagar a loja, mas, querem ter o direito de ter conforto que só é privilégio de poucos. Sou comunista histórico, hoje tenho vergonha de dizer, por causa dos desmandos deste governo que apoiamos, que acertou em algumas coisas e se deixou levar pelos PT DEM. gerando esta vergonha nacional.

  • junho 4, 2011 em 4:13 pm
    Permalink

    Quem é o PCdoB sem o PT???????????????????????????????????
    ou melhor quem é o PCdoB sem o PT DEM????????????????????

    Quando estão nos sindicatos se apropriam de forma inescrupulosa!!!! Fazem de lá empregos, vide a história.
    No ministerio dos esportes, como bem Lula “nunca Antes do Ministerio dos Esportes teve tanta corrupção” A maioria das entidades gestoras do segundo tempo, é de pessoas ligadas ao PCdoB. Em Valença Valdir do Sindicato recebeu umas bolas, ele fez o que? recebeu como o que? duou a quem? qual foi o objetivo? POLITICO ELEITOREIRO…

  • junho 4, 2011 em 7:59 pm
    Permalink

    André Maron, urge vc e seu Irineu se coonhecerem e realarem estratégias para um Encontro do PC do B no Baixo Sul.

  • junho 4, 2011 em 8:21 pm
    Permalink

    Eu voto em Gama. Melhor que ter esse negocios de “Grupo”, um cara que tem capacidade politica e carisma.

    Magro

  • junho 5, 2011 em 5:30 am
    Permalink

    Salvador da Pátria, só em revista de gibi infantil. Vcs insistem nessa babaquice, nos poupe. Ricardo é só um candidato. Super herói é a turma da RRENOVA.

  • junho 7, 2011 em 5:32 pm
    Permalink

    Pelé,
    voto com Ricardo, mas gostaria de saber os projetos dele para Valença, Educação, Saúde, Segurança, Saneamento Básico,Esporte e Lazer

  • junho 7, 2011 em 6:04 pm
    Permalink

    Pedro Paulo, você fez uma boa escolha, mas aguarde, os projetos do candidato Ricardo Moura, assim como os dos outros não podem ser ditos agora para que nenhum queira copiar. Por enquanto é só articulação, mas tenha certeza que o projeto de Ricardo, ninguém nunca fez igual, será o melhor para Valença.

    Abraço,

    Pelegrini

  • junho 7, 2011 em 9:43 pm
    Permalink

    Pelegrini, no nosso cronograma, elegeremos 5 deputados – Pelegrini, Bira do Sidimoto, Rudney, Sr. Irineu e Edvaldo (apelo popular, nada pessoal, deixemos claro).
    Gostaríamos de eleger também um deputado do PV e um do P-SOL, mas não conhecemos ninguém… Vamos limpar essa Câmara. Alguém do PV e do P-SOL pode se apresentar? Somos amigos de Bassuma (PV) , Hilton e Renato Braga (P-SOL). jÁ PENSOU A NOSSA CÂMARA COM ESSA REPRESENTATIVIDADE? ESSA SIM, SERÁ A VERDADEIRA CASA DO POVO!

    Terminarei com um dito popular – (não lembro ao certo), mas o sonho que se sonho sozinho, é apenas um sonho, mas o sonho que que sonho coletivamente, tornar-se realidade. Ousemos sonhar juntos e construir esse sonho em realidade.

    Boa noite! Las Chicas se recolhem por 3 dias para tratar da extinção do Mico Leão Dourado e do Macaco Prego e por isso vamos para a Amazônia, onde ficaremos hospedadas na tribo auauaauia. Até o nosso retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *