CAIRU: PREFEITO HILDECIO PODE CONTINUAR POR MAIS 6 ANOS NO CARGO APÓS SEU SEGUNDO MANDATO

PEC 12/2022 pode abrir caminho para terceiro mandato de prefeitos com dois mandatos

A PEC 12/2022, que altera a Constituição Federal para estabelecer a inelegibilidade dos chefes do Poder Executivo para o mesmo cargo em eleições subsequentes, já está em tramitação no Senado Federal e pode abrir uma brecha para que prefeitos em segundo mandato disputem um terceiro.

Pela proposta, prefeitos em primeiro mandato continuariam podendo buscar a reeleição para um segundo mandato, e aqueles que já estão em segundo mandato poderiam disputar um terceiro. Como destacou o senador Ciro Nogueira em seu projeto de emenda, “prefeitos reeleitos em 2024 poderiam disputar novamente em 2028 — em uma candidatura excepcional, considerada uma ‘última oportunidade’ antes da nova regra entrar em vigor”.

Seguindo esse raciocínio, em Valença, o prefeito Marcos Medrado assumiria o segundo mandato com um bônus de mais dois anos, enquanto em Cairu o prefeito Hildécio Meireles poderia alcançar o terceiro mandato, também estendido por mais dois anos, totalizando 14 anos consecutivos no cargo.

Diante desse cenário, os possíveis concorrentes à prefeitura de Cairu já podem “quietar o facho”, pois tudo indica que Hildécio deverá buscar esse mandato prolongado. Quem apostava em sua saída da política em 2028 pode estar enganado: talvez esse não seja ainda o momento de sua despedida.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *