PIB Brasileiro Cresce 3,4% em 2024, Mas Enfrenta Desaceleração no Quarto Trimestre

A economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, o maior aumento desde 2021, mas perdeu ritmo no quarto trimestre, com um avanço de apenas 0,2%. Esse desempenho abaixo das expectativas foi impactado pela queda no consumo das famílias (-1%) e pelos efeitos da alta dos juros e inflação de alimentos.
Embora o ano tenha sido impulsionado por medidas de estímulo e pela recuperação do mercado de trabalho, a economia enfrenta desafios para manter o crescimento, com a alta da taxa de juros dificultando o consumo e os investimentos.
O mercado espera uma desaceleração para 2025, com uma estimativa de crescimento de 2,01%, refletindo o aperto fiscal e o impacto das taxas de juros. A recuperação da safra de grãos pode ajudar a impulsionar a economia no início do ano, mas a inflação de alimentos segue como um desafio para a estabilidade econômica.
Conterrâneos Um ditado expressa bem esta notícia - Os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Quem se lembra…
Conterrâneos, Diante da notícia vem o sofrimento e aqui deixo minhas condolencias aos familiares e amigos, desejando que o luto…
Bom dia Pelé e Conterrâneos, Sou saudosista, lembro ainda desta rua quando era calçada de paralelepípedos, calçadas estreitas, tempos bons…
Ok, meu amigo Aírton, retificado... Abraço!
Amigo, gostaria de fazer uma correção , quem construiu o calçadao, não foi o "saudoso João Cardoso" Quem construiu foi…