Cairu celebra Reinado de São Benedito com apresentações culturais e inaugurações

reizado cairu Cairu estará em festa este fim de semana  comemorando seu  padroeiro São Benedito e encerrando o ciclo de programação dos 400 anos, iniciado em janeiro do ano passado. Para marcar a data a Prefeitura de Cairu  preparou uma programação especial com apresentações folclóricas e culturais, além da entrega das obras de reurbanização de três praças.

As inaugurações acontecem na sexta-feira, dia 07, à partir das 17h30, com a entrega da Nova Fonte da Caixa do Guarani e das  Praças Vereador José Edson Palma, Ananias Meireles e da Bandeira.  As obras de requalificação urbana contemplam projetos de paisagismo, iluminação pública, drenagem e calçamento.

Programação Cultural

Dentro da programação cultura a primeira apresentação será da Fanfarra Municipal de Cairu (FAMUCA), na noite da sexta-feira (07), percorrendo as principais ruas da cidade. Além da Fanfarra, haverá performance de teatro de rua com o grupo teatral Antagon.

No início da noite do sábado (08), a ruas históricas serão tomadas com o colorido e musicalidade do Terno de Reis, que retratam a bíblica entrada dos Reis Magos à cidade de Belém.

No domingo (09), a programação festiva começa às 10h, com a realização da missa solene, em louvor a São Benedito.

Em seguida serão entregues os certificados de reconhecimento aos de mestres da cultura popular.  Um reconhecimento aos líderes  dos grupos folclóricos que mantém o resgate das manifestações culturais do município. A certificação será dada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Secretaria Municipal de Cultura. O certificado é resultado do mapeamento dos grupos que mantém viva a cultura e o folclore do município. Entre os grupos beneficiados estão o Reinado, a Chegança, o Congos, a Barquinha, a Dandoca, o Maculelê, os Caretas, a Mulinha, entre outros. Às 11h, grupos culturais farão um desfile pelas ruas da cidade.

Paralelo à programação até o dia 12 de janeiro, no Sobrado Meireles, acontece uma  exposição fotográfica, de artes plásticas e artesanato, descrevendo através das peças, as etapas do Projeto Cairu 400 anos, que aconteceu ao longo de 2010.

Shows do axé ao arrocha

Além das apresentações culturais, durante todas as noites, à partir das 22h, o palco principal receberá artistas de axé, reggae e arrocha. Entre os convidados estão a Banda É o Tchan, que se apresenta na sexta-feira, o grupo Adão Negro, no sábado e Pablo do Arrocha, no domingo.

Louvor a São Benedito

A Festa de São Benedito de Cairu também conhecida como Reinado de São Benedito é uma tradição  do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas.

Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos. Os grupos culturais Chegança e o Congo desfilam em cortejo pelas ruas, juntamente com a filarmônica cairuense, o rei, a rainha e o séqüito real do Reinado de São Benedito. (Jamille Soares-Assessoria de Comunicação de Cairu)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *