LEITORA, MÃE DE AUTISTA, REPUDIA FALA DE APRESENTADOR DO PROGRAMA LIGAÇÃO DIRETA SOBRE AUTISMO (ÁUDIO)

Recentemente, me causou espécie a seguinte fala (quase ininteligível, diga-se de passagem) de um apresentador do programa Ligação Direta, veiculado pela Rádio Valença FM: “Etelvino não é autista, é uma pessoa de bem!

Não sei se esse comunicador se deu ao trabalho de, alguma vez na vida, pesquisar sobre o transtorno do espectro autista nem quais são os valores que norteiam seu conceito do que é ser “um cidadão de bem”; expressão, aliás, quase sempre baseada em falsos estereótipos de uma sociedade preconceituosa e excludente.

Contudo, no atual contexto em que vivemos, de conquistas de direitos, de bandeiras hasteadas em prol do respeito à diversidade e de políticas inclusivas, não cabe mais o preconceito, o escárnio, o discurso jocoso sobre pessoas e suas condições de comportamento e interação social, de modo que tentar desprezá-las ou diminuí-las revela, no mínimo, uma ignorância abissal.

A palavra “preconceito” significa justamente a ideia ou conceito prévios sobre determinado assunto sem o devido conhecimento sobre o mesmo. Por isso, o indivíduo que tem a pretensão de ser um comunicador não pode se dar ao luxo de ir a público falar de algo que não entende.

Athony Hopkins, Daryl Hannah; Elon Musk; Greta Thunberg; Susan Boyle e Dan Ayroyd são apenas alguns exemplos de pessoas de bem, que possuem o transtorno do espectro autista e vivem bem as suas vidas, com os seus talentos e sucesso e, para finalizar, recomendo os filmes: “ Uma lição de amor”,  “Rain Man”, “Como estrelas da Terra”, “Já fui famoso” e “Meu nome é rádio”, que contam histórias de pessoas com o TEA e suas extraordinárias capacidades de viver e amar.

Se não servir para se comover e ter empatia, ajudará, pelo menos, a adquirir um pouco de conhecimento. Isso evita falar besteira.

Senhor Pelegrini, gostaria que publicasse em primeira página desse conceituado Blog a minha indignação do que se segue. Alertando que, muita gente está na área de comunicação sem ao menos compreender o que significa isso, aqui fica meu repúdio à emissora por suas colocações.

Mãe de uma criança autista,

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *