MORADORES DE COVA DA ONÇA DEFENDEM PROJETO PONTA DOS CASTELHANOS E PEDEM REUNIÃO COM DEFENSORIA PÚBLICA

A Associação de Filhos e Amigos de São Sebastião (Cova da Onça) que são favoráveis ao desenvolvimento sustentável da Ilha de Boipeba, encaminharam hoje à Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) um documento solicitando que seja realizada uma nova reunião em São Sebastião para discutir a possibilidade de implantação do projeto Fazenda Ponta dos Castelhanos, localizado no entorno da comunidade.

De acordo com o documento, a “reunião ampliada” que a DPE realizou na Vila de Boipeba, no último dia 04/04/2023, foi um ato injusto e equivocado. “A nossa participação foi prejudicada, porque dificultaram o nosso deslocamento, causando severos prejuízos que precisam ser apurados e reparados o mais breve possível”, aponta o diretor executivo da Associação, Ronaldo da Luz Oliveira. “Além disso, a Defensoria não convidou o Inema, a Prefeitura, os empreendedores responsáveis pelo investimento”.

Ainda segundo o representante da Associação, “a maioria esmagadora da comunidade de Cova da Onça” quer a realização de outra reunião com a mesma pauta, só que dessa vez contando com a presença dos maiores interessados, que são os moradores da Cova da Onça.

Os moradores da Cova da Onça consideram que a chegada de novos empreendimentos no entorno da comunidade contribuirão para a melhoria da qualidade de vida na região. Segundo eles, a eventual implementação do projeto Ponta dos Castelhanos, por exemplo, vai gerar emprego e renda na comunidade.

Ponta dos Castelhanos

O projeto Fazenda Ponta dos Castelhanos é um condomínio residencial rural com 69 lotes, sendo dois deles destinados à comunidade de São Sebastião (Cova da Onça) para construção de um Centro de Cultura e Capacitação (CECC), campo de futebol, equipamento esportivo e estação de tratamento de resíduos. Preveem também a construção de duas pousadas de até 25 quartos cada e até 25 casas assistidas (ainda dependendo da aprovação do Inema), um atracadouro flutuante para pequenas e médias embarcações e a recuperação da pista de pouso já existente, tudo isso cumprindo rigorosamente 59 condicionantes socioambientais. Ao contrário do que vem sendo divulgado, o projeto autorizado pelo Inema não prevê a construção de campo de golfe.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Orestes Amorim de Araujo disse:

    Somos a favor do empreendimento , pq ele vai gerar emprego e renda para a nossa comunidade , pois somos pescadores e cada dia q passa a pesca esta ficando mais iscaça. E do jeito q vai daqui a pouco tempo , vamos começar a passar por necessidade . Pois o mar não suporta mais tanta rede de pesca . E estamos preocupados com o futuro de nossos filhos e netos.

  2. Elizangela Machado de Araujo disse:

    Meu nome é Elizangela, na comunidade todos mim conhecem como tutuca , sou uma jovem de 28 anos, mãe de 4 filhos estou desempregada no momento., nasci em São Sebastião moro aqui há 28 anos e a única opção que nós moradores temos é a pesca , sou formada , fiz curso de atendimento ao cliente, e guia turístico. Moramos em um lugar que é uma maravilha por suas belezas naturais , mais é um lugar onde não conseguimos nos desenvolver ,e com a falta de emprego não temos condições de dar uma vida melhor para nossos filhos. Nós jovens da comunidade, quando concluímos o segundo grau completo deixamos morrer aqui um sonho de seguir a profissão que desejamos conquistar ,. Pq nossos pais não tem dinheiro para pagar uma faculdade para seus filhos. E agora nós queremos junto com os jovens , pais , e avós lutar a favor do empreendimento, que é a única solução para darmos uma vida melhor para nossos filhos . Queremos uma reunião com a denfesoria pública para ouvir a nós moradores q somos a favor do empreendimento, somos cidadões que estão sendo apagados por pessoas que não moram na nossa comunidade e q não sabem o sofrimento e a dificuldade q passamos . Pessoas que querem impedir o empreendimento com o desejo de não querer que a nossa comunidade cresça. Principalmente pessoas que vivem de turismo nas ilhas do município de cairu , como :boipeba , moreré é Morro de São Paulo. Pessoas que acham que se o empreendimento da nossa comunidade sair vai acabar com o turismo deles . Pedimos ajuda , para que o ministério público ouçam a nossa necessidade, pq já estamos cansados de ver essas pessoas que querem destruir o nosso futuro inventando mentiras nas redes sociais a respeito da nossa comunidade. Quem manda na nossa comunidade é a nossa gente .

  3. Marcio Montenegro disse:

    Emprego e renda para quem é de fora. Hotel de luxo não emprega nativos a não ser para empregos não desejados e mal pagos. E, ainda por cima, esses empregos para servir de limpeza, irão ser às custas do fim das atividades tradicionais de pesca, mariscagem e coleta, que de fato sustentam as famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *