EM MOÇÃO DE PESAR NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA, DEPUTADO DAL CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOUTOR MUSTAFÁ

Gabinete do deputado Adalberto Barreto,

“O Deputado infrafirmado requer, com fundamento no art. 141, § 1º, do Regimento Interno desta Casa, que seja aprovada e consignada nos seus anais a presente MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento do Dr. Mustafá Rosemberg de Souza que ocorreu no dia 19 de agosto de 2022. 

É com extremo sentimento de pesar, que lamentamos profundamente o falecimento do Dr. Mustafá Rosemberg de Souza, que ocorreu no dia 19 de agosto de 2022, aos 96 anos, em Valença-BA. 

Muito conhecido e respeitado por sua conduta e dedicação à família e à sociedade baiana, sua partida deixa no coração dos seus familiares, amigos e conhecidos um sentimento de eterna saudade. 

Nascido em 19 de dezembro de 1925, estudou na infância e na adolescência na cidade de Valença, oportunidade em que auxiliou na Escola Castro Alves, sendo admitido na Escola de Aprendizes Marinheiros do 2º Distrito Naval de Salvador. 

Passou a morar em Salvador em 1942, quando iniciou os seus estudos no Colégio Antônio Vieira. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1948, formando-se em 1954, inclusive, como representante da turma e orador ao Paraninfo. 

Trabalhou como interno no Hospital Santa Isabel, no Hospital Getúlio Vargas e na Maternidade Nita Costa, todos em Salvador. Exerceu a medicina no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Valença, onde atuou, também, nas funções de diretor e vice-diretor. 

Fundou a Escola Técnica de Comércio de Valença, foi presidente da Legião Brasileira de Assistência Social, integrou a Academia de Letras do Recôncavo, Cadeira 33, e Academia Valenciana de Educação Letras e Artes, Cadeira 04, que tem como Patrono Olavo Bilac. 

Ajudou a escrever Antologias, entre elas: Rio de Letras, Valenciano e 4 Ases e um Coringa, com publicações no semanário “Jornal Valença Agora”.

Foi espectador da chegada dos náufragos em Valença, em 1942, torpedeados pela Marinha Alemã em águas do território baiano, oportunidade em que se fez presente nos tratos, no primeiro Hospital de Sangue do Brasil, atual Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo – Santa Casa de Misericórdia de Valença. 

Neste momento de dor e pesar, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, amigos e principalmente de todo o povo de Valença, pessoas que o conheciam como ninguém e que testificam diariamente o quanto ele se dedicava, principalmente no melhoria e fortalecimento da saúde e da cultura. 

Apresento as minhas condolências a toda sua família e aos muitos amigos do Dr. Mustafá Rosemberg de Souza, solidarizando-me com os seus sentimentos e clamando a Deus para que os conforte neste momento difícil. Dê-se ciência desta moção para que tomem conhecimento dos nossos votos de profundo pesar e consternação à família Rosemberg”.

Deputado Estadual Adalberto Barreto  

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *