FALA BICUDO!

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. PABLO ALEX disse:

    É VELHA MAIS É BOA :

    Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
    – Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que o Brasil seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira.
    No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.
    Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:
    – Onde está a arca, Noé?
    – Perdoe-me, Senhor suplicou o homem. Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:
    Primeiro tentei obter uma licença da Prefeitura, mas para isto, além das altas taxas para obter o alvará, me pediram ainda uma contribuição para a campanha para eleição do prefeito.
    Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros…
    O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário.
    Começaram então os problemas com o IBAMAe a FEPAM para a extração da madeira.
    Eu disse que eram ordens SUAS, mas eles só queriam saber se eu tinha um “Projeto de Reflorestamento ” e um tal de “Plano de Manejo “.
    Neste meio tempo ELES descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal..
    Além da pesada multa, o fiscal falou em “Prisão Inafiançável ” e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei é mais branda.
    Quando resolvi começar a obra, na raça,apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha um Engenheiro Naval responsável pela construção.
    Depois apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano.
    Veio em seguida a Receita Federal, falando em ” sinais exteriores de riqueza ” e também me multou.
    Finalmente, quando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pediu o ” Relatório de Impacto Ambiental ” sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil.
    Aí, quiseram me internar num Hospital Psiquiátrico!
    Sorte que o INSS estava de greve…
    Noé terminou o relato chorando, mas notando que o céu clareava, perguntou:
    – Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?
    – Não! – respondeu a Voz entre as nuvens
    – Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde! O governo já se encarregou de fazer isso!

  2. PABLO ALEX disse:

    “Institutos de pesquisa têm 90% de chances de errar feio suas previsões com margem de erro de 10%.”

  3. PABLO ALEX disse:

    “Só faço o ditado que o juiz mandou se o Lula corrigir.”

    Tiririca

  4. PABLO ALEX disse:

    “Nunca na história desse país, um presidente ficou tão desesperado para eleger seu sucessor. Tem coisa aí…”

  5. Mário disse:

    Li uma entrevista de Bicudo na Folha, feita pelo jornalista Eduardo Anizelli onde Bicudo com sua honrosa lucidez diz o que o povo que observa racionalmente o atual quadro políco já está cansado de saber… Esse é um dos trechos que mais gostei: ” O PT fazia uma oposição bastante forte nos governos Sarney e Fernando Henrique. A partir do governo Lula, a unanimidade popular que ele foi conquistando afastou a oposição do seu caminho. E o que aconteceu? Sobre o mensalão e os outros atos de corrupção apontados, nada se fez. Quando Lula diz que é presidente da República até quinta-feira à noite, e depois fecha a gaveta e só volta na segunda-feira pratica crime de responsabilidade. Afinal, como presidente ele jurou obedecer às leis do país. E a Constituição não permite que um presidente da República participe da campanha eleitoral como ele está participando. É crime que leva ao impeachment, mas nem os partidos políticos, nem a sociedade civil movem nenhuma pedra contra isso.”

    – Se Cazuza estivesse vivo, certamente faria uma nova versão pra QUE PAÍS É ESSE? … Ainda mais assustado… Falou o Bicudo… Será que a Militância petista vai desqualificar o “camarada” de outrora? Fred, vc que tem 30 anos de PT deve conhecer o Bicudo, não?

  6. Mário disse:

    Gostaria de destacar essa frase: Essa postura de Lula “É crime que leva ao impeachment, mas nem os partidos políticos, nem a sociedade civil movem nenhuma pedra contra isso.”

    – Esse é o atual governo PT e Serra não vai perder para Dilma, Serra vai perder para Lula e seu abuso de poder… Qualificação comprovada política e curricular quem tem é Serra, a Dilma é só a candidata de Lula que ganhará graças ao populismo vai elegê-la, mas não com meu voto, isso jamais, perco com dignidade, pois não votei nessa “PATIFARIA” de roubos, corrupção e esse grande cabide de empregos que se transformou esse partido!

  7. Silvinha do Tento disse:

    Mário – é isso que dá não ter oposição nesse país… Onde já se viu isso? Quem está no poder tem que PRESTAR CONTA, TEM QUE TER TRANSPARÊNCIA! E quem está na oposição tem que fiscalizar, mas também um Legislativo sem autonomia, subserviente ao Executivo, queria o que?

  8. O jurista Hélio Bicudo declarou voto no candidato do PSDB à presidência, José Serra disse:

    Um dos fundadores do PT, o jurista Hélio Bicudo declara seu voto ao candidato do PSDB à presidência, José Serra, pelo que crê ser um “raciocínio democrático”. Duas vezes deputado, ele defende a alternância de poder e acredita que a eleição da petista Dilma Rousseff daria muito poder ao partido e ao presidente Lula.

    – Eu acho que você tem um sistema democrático que está em risco na medida em que a Dilma vencer estas eleições. Na verdade, ela diz que ela é o Lula e o Lula diz que ela é ele. Então, quer dizer, você vai entregar nas mãos do Lula a presidência da República. Isso é o caminho para uma ditadura civil.

    Em entrevista a Terra Magazine, Bicudo criticou o manifesto assinado por intelectuais e artistas em prol da candidatura de Dilma. “São pessoas que ainda não raciocinaram democraticamente”, rebate. O documento que conta com apoio de Chico Buarque, Oscar Niemeyer, Marilena Chauí e Leonardo Boff foi apresentado na noite de segunda (18).

    Hélio Bicudo deixou o PT em 2005 após as denúncias de corrupção do chamado “Mensalão”. Hoje, preside a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos.
    Apesar de apontar a corrupção como o motivo de sua saída do partido, Bicudo demonstra decepção com a liderança de Lula, a quem chama de “dono do PT”.

    – O Lula, enquanto presidente do PT, anulou todas as possibilidades de novas lideranças surgirem, para ser ele apenas.

    O jurista falou ainda de quando recebeu do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e de Antonio de Aguiar Patriota, a oferta de um cargo na Unesco, que, na interpretação de Bicudo, não passava de “férias pagas pelo governo”.

    Bicudo reclama que Lula não teria cumprido uma promessa feita quando o jurista era vice-prefeito de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy (PT). Segundo ele, havia o compromisso de que o governo ofereceria um “posto internacional ligado aos direitos humanos”.

    – Havia um compromisso dele (Lula) com a Marta Suplicy no sentido de que, eu saindo da vice prefeitura de São Paulo, seria aproveitado em um posto internacional ligado aos direitos humanos. Nunca fui atrás de sinecura. Mas isso aí rodou, rodou e acabou nessa oferta de 45 dias em Paris por conta do governo. Eu, absolutamente, não aceitei e mandei uma carta ao Celso Amorim, dizendo que aquilo era um desaforo para mim. Mandei ainda uma cópia da carta ao Lula e ao Zé Dirceu. E acabou o assunto. Senti que estavam querendo me comprar. Para ir a Paris, não preciso de dinheiro público.

    Crítico do atual sistema político, ele defende que apenas com uma reforma os partidos e o Congresso terão mais representatividade.

    – O problema é que hoje os partidos políticos são todos iguais. As direções partidárias impedem a criação de novas lideranças.

    Eis a entrevista na íntegra:

    Terra Magazine – O senhor declarou voto ao candidato do PSDB à presidência, José Serra, não?
    Hélio Bicudo – Isso.

    É um pouco curioso pela sua trajetória como fundador do PT…
    Não, mas eu saí do PT em 2005. Quando começaram as notícias de corrupção, eu saí.

    Nessa conjuntura atual, o que te estimulou?
    Eu acho que você tem um sistema democrático que está em risco na medida em que a Dilma vencer estas eleições. Na verdade, ela diz que ela é o Lula e o Lula diz que ela é ele. Então, quer dizer, você vai entregar nas mãos do Lula a presidência da República, o legislativo federal – Câmara e Senado já estão com ele. Você vai entregar os governos da maioria dos Estados. Ele já tem nas mãos o Supremo Tribunal Federal. E o povo, um grande número de adesões para a atuação dele. Então, você vai dar a ele todos os instrumentos para continuar e aumentar o não cumprimento de normas constitucionais e legais. Isso é o caminho para uma ditadura civil. E tem outro problema, que é a questão da alternância do poder, que é uma das características da democracia. Se você entrega a um partido só oito anos e mais oito e mais oito você vai ter o mesmo regime que funcionou no México e funcionou mal, através da corrupção e da violência. Quanto mais tempo você dá a um determinado conjunto de pessoas, mais elas vão tripudiando sobre as leis.

    No seu blog, o senhor fala da necessidade de uma reforma política contra isso.

    Também, também. Agora, é uma reforma política que não interessa a quem está no poder nestas condições. Se você tem a rédea do poder nas mãos, por que você vai largar essas rédeas para construir uma reforma política? Se ela fosse uma reforma real que viesse de baixo para cima, você poderia encontrar algo de importante para a preservação do sistema democrático. Porque, como eu já disse e repito, o sistema democrático, seja o presidente que for, deve ser vigiado por uma oposição competente. O Lula vai ter essa oposição competente nas mãos dele. As maiores bancadas são do PT e do PMDB, que é um partido aliado. Então, ele pode fazer uma oposição que não foi feita há oito anos.

    O senhor fala muito sobre esse poder que o Lula ganhou…
    Ganhou não, pode ganhar.

    Então o senhor não se refere aos oito anos de governo Lula, mas a esta eleição apenas?
    Eu acho que essa questão da reeleição foi um dos grandes erros do Congresso brasileiro, quando aceitou uma imposição do Fernando Henrique Cardoso. Porque eu acho que quatro ou cinco anos são mais que suficientes. Dizer que você não consegue fazer um governo em quatro anos é uma história mal contada. Você tem um mandato muito estendido que pode ser reestendido muitas vezes. Quem tem a força da administração pública na mão e compete com quem não tem, é evidente que essa pessoa tem vantagens que os outros não têm. Então, na verdade, essa eleição é uma eleição pré-fabricada. O presidente, em vez de assumir a posição de um magistrado, vai para os palanques. Ele ignora a Constituição.

    O presidente Lula acabou se tornando mais importante que o PT?
    Eu acho que há muito tempo ele é mais importante que o PT porque, na verdade, ele é o dono do PT. O Lula, enquanto presidente do PT, anulou todas as possibilidades de novas lideranças surgirem, para ser ele apenas. E ele domina o partido a ponto de impor uma candidata que é cristã nova no partido, digamos assim.

    Atualmente, essa é a sua maior objeção contra o PT ou são mesmo as denúncias de corrupção?
    Não, é evidente. Você tem casos de corrupção desde o início do governo do Lula, a questão do mensalão… E mesmo agora, com a Dilma. Dizer “ah, não sei, eu não sabia” é uma conversa muito mole.

    O seu apoio ao candidato José Serra é na verdade um protesto contra a situação atual do PT?
    Não, eu não tenho mais nada a ver com o PT. Eu não sou contra. Eu acho até que o militante do PT é sempre uma pessoa de boa vontade que tem anseios de ver as coisas no Brasil melhorarem cada vez mais. O problema é que hoje os partidos políticos são todos iguais. As direções partidárias impedem a criação de novas lideranças. Então fica aquilo num ciclo vicioso. Por exemplo, quem é que vai ser candidato ao governo de São Paulo? Quem vai ser candidato à presidência? É quem o Lula quer. Esse é o problema. Não é um problema do Lula, eu acho que é um problema da sociedade brasileira.

    Por isso a defesa de uma reforma? Como os partidos poderiam ter mais representatividade?
    Lógico. O povo não se representa na Câmara. Quem se representa são as direções partidárias. E elas também não representam o povo. Eu acho que é preciso fazer uma reforma política, mas quem é que vai fazer essa reforma? Os próprios que estão lá vão fazer a reforma a favor deles. Quer dizer, é preciso que a sociedade civil se mexa. E a sociedade civil está apática. A sociedade civil está muito interessada nos shoppings, nas baladas, nos shows, no futebol e pronto. A sociedade não tem representatividade. Para apresentar um projeto de lei que vai ser discutido pelo legislativo, precisa ter um 1,5 milhão de assinaturas. E depois esse projeto pode ser alterado – como o projeto da Ficha Limpa foi alterado – no Congresso, para pior. Então, quer dizer, a vontade popular no sistema brasileiro não vale nada.

    Há ainda um grupo de intelectuais – que, nesta segunda-feira, até entregou um manifesto de apoio à candidatura Dilma – que se mantém com o PT. O que o senhor pensa disso?
    São pessoas que ainda não raciocinaram democraticamente. Que não têm na cabeça o espírito democrático, mas têm o espírito de servir àquele que for o senhor.

    Há uma história de que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e o Antonio de Aguiar Patriota ofereceram um cargo para o senhor na Unesco.
    É verdade. Só que não era cargo. Eram férias pagas pelo governo, três vezes por ano, durante 15 dias, em Paris (risos).

    O senhor já declarou que Amorim e Patriota disseram que seria ótimo, porque o senhor viajaria três vezes por ano por conta do governo. É isso mesmo?
    Exatamente.

    Em que circunstância esse cargo foi oferecido?
    Bom, compromisso para o Lula não vale. Mas havia um compromisso dele com a Marta Suplicy no sentido de que, eu saindo da vice prefeitura de São Paulo, seria aproveitado em um posto internacional ligado aos direitos humanos. Era um negócio para trabalhar, não era uma sinecura. Nunca fui atrás de sinecura. Mas isso aí rodou, rodou e acabou nessa oferta de 45 dias em Paris por conta do governo. Eu, absolutamente, não aceitei e mandei uma carta ao Celso Amorim, dizendo que aquilo era um desaforo para mim. Mandei ainda uma cópia da carta ao Lula e ao Zé Dirceu. E acabou o assunto. Senti que estavam querendo me comprar. Para ir a Paris, não preciso de dinheiro público.

    —————-E O BICUDO FALOU… Alguém acha que ele não está correto?

  9. Oliveira disse:

    Mário, li uma entrevista de Bicudo na GAZETA e gostaria de destacar essa parte: “Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT adverte: ‘País pode caminhar para ditadura civil’e DILMA DESTRUIRÁ O BRASIL”… E lembrei daquelas nossas sobre o Brasil caminhar para uma DITADURA CIVIL como o México, com um único partido no poder por MAIS DE 70 anos…

    Para quem quiser saber, FALA BUCUDO!

    Durante 25 anos, a biografia de Hélio Bicudo enfeitou os quadros do PT. Com o passar do tempo, o promotor franzino tornou-se um estorvo. Em 2005, ano do mensalão, achou que era hora de desfiliar-se.

    Bicudo, 88, voltou ao meio-fio num em defesa da democracia e da liberdade de imprensa. Uma reação a Lula.

    Em entrevista veiculada no domingo (26/09) em ‘A Gazeta’, Bicudo declara: sob a liderança de Lula, “o Brasil pode caminhar para uma ditadura civil”. Vão abaixo algumas de suas declarações:

    – A democracia está sob ameaça?
    Acho que sim, porque o Presidente da República ignora a Constituição, se acha acima do bem e do mal, e, com uma vitória que está delineada em favor da sua candidata, concentrará todos os poderes da República em suas mãos, além do apoio da maioria dos Estados e da população em geral. Com uma pessoa com esse potencial, e que não vê no ordenamento jurídico do país a maneira de estabilizar as discussões e debates, o Brasil pode caminhar para uma ditadura civil, sem dúvida.

    – Depois de 25 anos no PT, imaginou que isso pudesse acontecer?
    De início, não, mas no final, achava que aconteceria essa reviravolta. Foi marcante aquela carta aos brasileiros que Lula escreveu antes da sua primeira eleição VITORIOSA, demarcando uma posição muito mais para o neoliberalismo do que para o socialismo.

    – Vê diferenças entre o neoliberalismo de FHC e de Lula?
    Não há nenhuma diferença, porque quem comanda as decisões políticas hoje, como ontem, é o próprio capital.

    – O PT indicava uma prática diferente? O que esperar de Dilma?
    Quem continuará mandando no país vai ser Lula. Dilma diz que ela é o Lula. Então as coisas continuarão como estão, com a mesma corrupção, o mesmo manejo da coisa pública.

    – Imaginava voltar às ruas em defesa da democracia?
    A gente fica frustrado, depois de uma longa luta em prol da democracia, ver o que estamos vendo. E acho que não temos democracia, até pela maneira pela qual se conduz a vida pública, onde um grupelho toma conta do governo, pondo nele seus parentes, seus amigos… Não é o governo do povo. Veja a própria constituição do Supremo Tribunal Federal, onde não se fez uma consulta maior para a escolha dos ministros. Ela foi pessoal, feita pelo próprio presidente. Leis passam na Câmara e no Senado, por atuação da presidência da República, que transformou o Legislativo em algo sem a menor expressão. […] Quem manda no país, passa por cima das leis é ele, Lula. Vai eleger a presidenta que fará o que ele quiser.

    – Como vê Lula? Um homem inteligente, que poderia usar essa inteligência para implementar e fortalecer a democracia no país, mas optou por incrementar o poder pessoal. […]
    Ele sempre mandou no partido, afastou as lideranças que pudessem competir com ele. É o dono, sente-se acima do bem e do mal.

    – Os escândalos e o ‘eu não sabia’…
    Ele sabia de tudo, deixou as coisas escaparem. A oposição não atuou e, hoje, chegamos onde estamos.

    – Incompetência da oposição?
    Foi inexistência de oposição.

    – A saída do PT, em 2005…
    Saí porque achei que o partido não estava trilhando a estrada que havia traçado no seu nascedouro. Ele deixou de representar o povo. Pode até ter o voto do povo, mas representa os interesses daqueles que o comandam.

    – Lula e a imprensa…
    Olha, Lula vive dizendo que a imprensa o prejudica. Eu acho que é o contrário. […] A imprensa tem ajudado Lula e seus candidatos. Você não pega um jornal, um programa de televisão, que não exiba um retrato dele. O povo não vê o que está escrito além dá manchete. Funciona como propaganda.

    – Lula e a popularidade…
    Mis-en-scène… Pergunto: com tudo isso, o que o Brasil conseguiu, do ponto de vista internacional? Zero. A questão da popularidade não tem relação com a eficiência. Olha o caso do Irã. Tem maior vergonha do que isso? Nossa política externa é péssima. O Brasil não conseguiu colocar uma pessoa em cargo relevante no conceito internacional. Em matéria de Direitos Humanos, botaram lá em Genebra uma pessoa que jejuna nessa área.

    – O ‘ato contra o golpismo midiático’, com CUT, UNE, movimentos sociais e políticos governistas…
    Lula sempre diz que há uma revolução midiática para retirá-lo do poder. Os pelegos dele é que fizeram o movimento em contrário ao nosso.

    – O manifesto pró-liberdade de expressão…
    Ontem, mais de 20 mil pessoas já tinham assinado o nosso documento. A semente foi plantada, e agora depende da sociedade. Porque o problema é também de pós-eleição. Repetindo o que já foi dito: se você não vigia, não tem democracia. Deve-se vigiar permanentemente quem governa o país, para que não haja desvios. Seja quem for eleito, independentemente do partido político.

    – Vê méritos neste governo? A questão é: o que o governo pretende com sua atuação?
    Para mim, só autoritarismo.

    – O convívio com Lula: Sim, mas os tempos mudaram completamente. Ele acabou com as lideranças do partido, e lançou uma pessoa que nem era do partido, tradicionalmente, à presidente. Hoje o PT não tem diferença nenhuma dos outros partidos.

    ——————-Os pelegos do “Time de Lula” como a CUT e a UNE que possuem representantes no blog não vão se manifestar? Não vão contestar o BICUDO? Pô Pelegrini, cadê a turma?

  10. Oliveira disse:

    Errata: E lembrei daquelas nossas DISCUSSÕES sobre o Brasil caminhar para uma DITADURA CIVIL como o México, com um único partido no poder por MAIS DE 70 anos…

  11. Maria do Amparo disse:

    O que? O Governo de Lula ofereceu 45 dias por ano em Paris pra dar UM CALA BOCA EM BICUDO? E mesmo assim Bicudo não calou a boca! Bicudo, você é o cara!

    – Chico Buarque canta: CALA BOCA BARBARÁ, CALA BOCA BARBARÁ, CALA BOCA!

    – Lula canta: CALA BOCA BICUDÓ, CALA BOCA BICUDÓ, CALA BOCA!

    – Bicudo responde aos dois: Pela liberdade de expressão, EU FALO. Jamais me calarei frente as barbaridades que são cometidas por esse governo autoritário do PT. FALO PELA DEMOCRACIA DESSE PAÍS QUE ESTÁ EM RISCO EM FACE DESSA DITADURA CIVIL QUE ESTÁ SE INSTALANDO NESSE GOVERNO CORRUPTO, AUTORITÁRIO E POPULISTA.

    – VOTO SERRA, 45!

  12. pelegrini disse:

    Oliveira, eles não tem muito o que contestar, o Bicudo disse o que devia e calou a todos.

  13. Leo disse:

    Pelegrini, há muito tempo estamos trazendo essa questão aqui no blog… É absurdo um único partido no poder sem oposição, assim também como o nosso medo/receio que o Brasil se torne como o México que ficou mais de 70 anos com um único partido governando ou a Venezuela com a sua ditadura civil! É perigoso mesmo e essa turma do PT é profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *