Prefeita Kitty Guimarães e o presidente do Instituto Costa do Dendê, Taata Luangomina, marcam presenças na Festa de São Salvador em Graciosa

O presidente do Instituto Costa do Dendê, Heráclito Barbosa (Taata Luangomina) juntamente com a prefeita Kitty Guimaraes, equipe de governo e comunidade local participaram dos festejos da comunidade católica local da Graciosa em homenagem ao padroeiro São Salvador no dia de ontem (03/01/2021).

Na oportunidade da missa, que foi celebrada pelo Pároco Gonçalo, o religioso pediu mudanças nos próximos anos na festa do santo católico, onde afirmou que a festa religiosa precisa assumir também um caráter cultural incluindo a representação dos ternos de reis.

Segundo Taata Luangomina “celebrar a diversidade é um ato de respeito, devemos construir um diálogo respeitoso e de combate a violência religiosa nas comunidades brasileiras e da nossa cidade, Taperoá”, pontuou o líder religioso.

Durante sua fala, a convite do pároco Kitty Guimaraes (PP), prometeu fazer a cobertura da área externa da igreja de São Salvador “Quero me comprometer padre, daqui a um ano nós não vamos ter mais toldos, viu secretário Ulisses? Não podemos mais ter toldos, vamos ter cobertura, para que nossos fiés estejam acolhidos aqui, dentro dessa casa”, afirmou a prefeita.

Para Mam’etu Kafurengá, sacerdotisa de candomblé e mestra de saberes de Valença-BA ” a missa foi muito importante, falou sobre o povo negro, a cultura popular, da sabedoria dos nossos ancestrais e afirmação de um legado tradicional de uma comunidade pesqueira. O encontro das crianças, é algo que trabalho e fiquei feliz por ver o padre Gonçalo também trabalhar religiosidade e educação das crianças na comunidade “, avaliou a Mam’etu Kafurengá que também é coordenadora da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro no Baixo Sul da Bahia e autora do livro a Pedagogia do Terreiro (2019 – editora Kalango).

Quem também marcou presença foi o secretário Ulisses Dantas que será o chefe da pasta de Obras e Urbanismo da gestão da prefeita Kitty.

O presidente do Instituto Costa do Dendê, Taata Luangomina, salientou em entrevista que o distrito de Graciosa é a porta de entrada para Taperoá e muitas outras cidades a exemplo de Cairú, veja “enquanto liderança de Graciosa e do território, estaremos unidos com a primeira prefeita de nosso município para gestar a ideia da construção de um lindo portal aqui em Graciosa, aqui é a “boca” de Taperoá-BA, e precisa ser cuidada com brilhantismo, ninguém quer beijar uma boca que não esteja cuidada, né? Por isso que precisamos da ajuda de Kitty Guimarães e da comunidade local para mudanças estratégicas em prol da melhoria do distrito, turistas e da nossa gente, precisamos correr atrás de emendas parlamentares para realizar esse sonho e muitos outros”.

Marcada por esse momento de Pandemia da COVID-19, a celebração contou com cerca de umas 30 pessoas presentes.

ASCOM: Instituto Costa do Dendê.

Sem comentários.

Deixe um comentário