O PICO DA PANDEMIA EM SÃO PAULO PODERÁ OCORRER EM MAIO

Com o avanço da pandemia de covid-19 um tema recorrente é quando São Paulo chegará ao “pico” de novos casos da doença. O pico é o dia onde o número de pessoas infectadas é igual ao número de pessoas curadas. A partir dele, a quantidade de pacientes recuperados começa a superar o número de novos casos e a doença para de avançar. Segundo o professor Mark Laurie, da Universidade de Saúde Pública de Brown, nos Estados Unidos, trata-se do ponto onde é registrado o maior número de casos.

Especialistas afirmam, no entanto, que é difícil precisar uma data específica, ou quantas pessoas serão infectadas e curadas neste dia. E também, que dificilmente o pico ocorre num único dia, sendo mais próximo de um “platô”.

É possível, no entanto, estimar quando será o pico. O Ministério da Saúde prevê que o mês de maio será a pior fase da covid-19 no País, alavancada pelos estados do Sudeste, com maior densidade populacional, principalmente pelos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil, no entanto, terá um desafio extra nos próximos meses.

Segundo documento do ministério, o período entre maio e junho é quando o País já enfrenta alta de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em 2019, o pico das hospitalizações ocorreu entre 27 de maio e 2 de junho. A preocupação da pasta é a sobreposição das duas curvas em 2020, com o novo coronavírus como complicador. (Estadão)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *