PROFESSOR REGINALDO ARAÚJO DESTACA ASPECTOS PARA MUNICÍPIOS EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
Prezado Pelegrini
A sua preocupação é muito pertinente! Decretar Estado de Calamidade pública é questão muito séria e, por isso, destaco alguns aspectos que merecem atenção.
1 – A LRF proporciona uma série de quebra de requisitos que o prefeito não é obrigado a cumprir. Mas, cuidado Sr. Prefeito! A flexibilização proporcionada não pode ser confundida com plena licenciosidade, de modo a permitir desvios e abusos.
2 – Embora alguns entendam que não é necessário, a LRF e a própria Lei Orgânica do munícipio prevê que a Câmara Municipal de vereadores deve aprovar o decreto para ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para aprovação do pedido de decretação de estado de calamidade pública. Houve estas autorizações?
3 – As contratações de serviços e compras podem ser realizadas mediante dispensa de licitação. Contudo, somente quando caracterizada URGÊNCIA e somente para os bens necessários ao atendimento da situação calamitosa.
4 – Os materiais adquiridos e os serviços contratados devem ser destinados exclusivamente à solução dos problemas causados pela situação calamitosa.
5 – O Município só poderá contratar servidores temporários, diante de situação de calamidade pública, se já tiver editado lei que as preveja como situação de excepcional interesse público.
6 – As contratações somente poderão ocorrer para aqueles que forem atuar diretamente nas causas que deram origem ao Decreto.
Se, nós – Cidadãos e Cidadãs de Valença – ficarmos passivos e aceitarmos que o prefeito faça tudo o que lhe vier a cabeça, seremos náufragos de um navio desgovernado e não teremos como nos salvar!!!
Saudações!
Reginaldo Araújo
Professor e especialista em Gestão Pública
Conterrâneos Levaram para Valença mais um Salvador da Pátria que não se elege aqui na Capital. Serão só 4 anos…
A morosidade nos julgamentos, pode ter prejudicado o Estado Brasileiro e o Povo, se o voto ideológico direcionado ajudou na…
Será que a Merenda Escolar vai ser adquirida sem licitação, ou seja, na base da ação emergencial?
Estava escrito nas estrelas não viu quem nao quiz
Estava escrito nas estrelas não vou quem não quiz .