A LEI ENCAMINHADA PARA A CÂMARA SERÁ APROVADA MAS NÃO SERÁ POSTA EM PRÁTICA, REGINALDO ARAÚJO
Amigo Pelegrini,
Quanto a Lei que o prefeito encaminhou para a Câmara (relacionada ao Plano de carreiras dos funcionários da Escola), sou absolutamente favorável ao cumprimento da Lei, haja vista que a Lei 12014/09 que alterou o Artigo 61 da LDB 9394/96 já prevê que os referidos funcionários são, igualmente aos professores, profissionais da Educação. Contudo, algumas considerações devem ser feitas para que o prefeito não venha a enganar os funcionários das escolas. Veja:
Ciclos das políticas públicas
- Estado de coisas (quando a situação está no caos).
- Problema político.
- Mobilização dos atores políticos: ONGs, associações, sindicatos.
- O governante, para dar uma satisfação “simbólica” inclui o problema político nas agendas governamentais.
- O governante realiza a “formulação da política e Tomada de decisão”.
- É realizada a “formulação das alternativas”
- Implementação da política pública criada.
- Avaliação da política pública criada.
Perceba que, no caso desta Lei, a formulação da política pública NÃO OBSERVOU O CICLO ORÇAMENTÁRIO e, portanto, a Lei encaminhada para a câmara será aprovada, mas, NÃO será posta em prática, haja vista que os recursos financeiros não foram devidamente alocados nas peças orçamentárias. Implementar uma política significa mobilizar os meios financeiros, e nem sempre isso acontece, quer seja porque não há recursos financeiros suficientes (não esquecer que o orçamento público aponta estimativa de recursos, e não existência) ou por falta de comprometimento dos governantes. Desta forma, fica evidente que a lei encaminhada para a Câmara representa apenas um amontoado de intenções sobre a solução de um problema, mas, nada disso garante que a decisão se transforme em ação e que a demanda que deu origem ao processo seja efetivamente atendida. Finalizo esta análise, com a definição esclarecedora e, totalmente, verossímil do que nos diz,
(…) Em certos casos, as políticas formuladas podem ter apenas o objetivo de permitir que os políticos ofereçam ao público satisfações simbólicas, sem que haja nenhuma intenção verdadeira de implementá-las. Qualquer sistema político no qual a formulação e a implementação são separados – seja pela divisão entre o Legislativo e o Executivo, seja pela divisão entre níveis de governo (federal, estadual, municipal) – oferece oportunidades para a adoção simbólica de políticas. Em outras palavras, uma instância pode facilmente assumir que tomou a decisão demandada pelo público, sabendo antecipadamente que os custos de sua implementação irão recair sobre outra instância, sem que sejam providenciados os recursos necessários para tornar a ação possível.






Esse investigador ja nasceu com o dom de servir. Homem honrado e de boa familia! a sociedade so ganha quando…
Huuuuimmmmm! A cobrança começou dentro de casa, acredito que ainda não chegou na rua ..
Mais do mesmo
Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…