Hildécio Meireles parabeniza Valença e Nazaré por 168 anos de emancipação política 

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia pela passagem dos 168 de emancipação política das cidades de Valença e Nazaré, comemorados nesta sexta-feira (10).

Segundo o deputado destaca, Valença detém não apenas um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, mas também vasto patrimônio natural, que inclui 15 quilômetros de praias, imponentes cachoeiras, belas ilhas, o grandioso Rio Una e um extenso manguezal.

“Aliado a isso, atualmente, reúne os principais estaleiros da Bahia, onde são construídos barcos, saveiros, veleiros, escunas e até caravelas, assim como a réplica da nau Nina, da pequena frota de Cristóvão Colombo, que foi feita especialmente para o filme: 1942, A conquista do paraíso, de Ridley Scott”.

Com uma população de aproximadamente 97.305 habitantes, Valença localiza-se no sul da Bahia e limita-se com Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves e Teolândia e conforme Meireles frisa economicamente, o município pratica-se atividades agrárias, pesqueiras e pecuárias, além dos setores das indústrias têxtil, mariculturas, construção naval, comércio, imobiliário e o turismo.

“E na data maior, em que os valencianos comemoram a sua emancipação política, solidarizo-me com seus habitantes, através do prefeito e vereadores desejando ao seu povo progresso e desenvolvimento socioeconômico”.

Da mesma forma o deputado parabeniza Nazaré. “Dentre  as cidades do recôncavo, Nazaré é considerada uma das mais conhecidas, visto que possui uma expressiva produção de farinha, além da famosa  Feira dos Caxixis, realizada durante a Semana Santa, que reúne, há mais de três séculos, história, arte e tradição em um só lugar. O evento atrai baianos e turistas que admiram os caxixis – miniaturas de objetos em cerâmica produzidos na região e têm a oportunidade de contemplar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco, através da visitação de edificações como o Prédio dos Arcos, Prefeitura Municipal, Fórum, Pontes, Igrejas, Cine Rio Branco, Via Sacra, estação Férrea e dentre outras construções”.

Com uma população de aproximadamente 29.406 habitantes, Nazaré limita-se com as cidades de Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, São Felipe e Maragogipe. Economicamente, o município vive da agricultura, além dos setores da indústria, do comércio e do turismo.

“E na data em que Nazaré comemora a sua emancipação política, também solidarizo-me com esse povo tão querido, prefeito e vereadores e desejo ainda mais progresso”.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *