VALENÇA DE LUTO, MORREU PROFESSORA CELESTE MOURA

Acabamos de receber uma notícia muito triste, faleceu a pouco a valenciana, Professora Maria Celeste Leite da Silva Moura, mãe do empresário e político Ricardo Moura. A Professora  faleceu aos 77 anos, formou-se em 1959 em História, fez também os cursos de Geografia e Filosofia, foi diretora do maior colégio de Valença o Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins por 30 anos, também diretora do antigo CENEVA por 10 anos, em 1986 assumiu a direção da DIREC. Será sepultada em Salvador a pedido da mesma, onde ficará ao lado da sua mãe também falecida, no cemitério Jardim da Saudade. Sabemos que será a tarde, não podemos informar com precisão o horário pois a família não nos confirmou.

22 Respostas para VALENÇA DE LUTO, MORREU PROFESSORA CELESTE MOURA

  1. Daniel Soares Figueiredo junho 26, 2010 às 9:18 pm #

    Valença está orfã, Profª Celeste como todos a conheciam era sinônimo de dignidade, de honradez, disciplina, caridade, generosidade e bondade.
    Sua passagem nos deixa muito triste, lutou com serenidade e esprírito elevado contra seu destino, são os desígnios do Senhor, temos que aceitá-lo e crer no descanço de um ser humano que não merecia sofrer, meu coração nesse instante está ensanguentado, já derramei lágrimas, já orei, pedi a Deus pelo encaminhamento do seu descanso, por sua nova morada, por um transcurso sem dor do plano terreno para um lugar merecido, por tudo que ela fez, que representou para inúmeras gerações e tudo de ensinamento que nos deixou como legado de vida.
    Sua existência foi um ensinamento diário, um sacerdócio destinado a fazer o bem, a pregar a justiça, de prevalecer a luta pelas desigualdades, de combater as mazelas, em fim de fazer só o bem

    Daniel e Familia

    Pelegrini a emoção me toma muito, o sentimento de orfandade impera, por isso despeço-me nesse intante postanto uma das jóias de Rui Barbosa que Professora Celeste mais gostava, ela chegava a imprimir e presentear aos mais próximos dela.

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

    Rui Barbosa

  2. Railton Ramos junho 26, 2010 às 10:50 pm #

    Guardo da professora-mãe-amiga-parceira-colega Celeste Moura o otimismo, a perseverança, o planejamento e a ética distribuída em todas e quaisquer relações…

    Não me conformo com esta partida!

    Recolho-me junto à toda a Família.

    Railton Ramos

  3. Victor Sousa junho 26, 2010 às 11:03 pm #

    Caro amigo Pelegrini,
    É uma pena que um diamante do quilate de professora Celeste Mª Leite da Silva Moura nos deixou.
    Realmente foi uma grande mulher na educação da nossa cidade, sempre ouvia comentários sobre seus serviços prestados aqui, como professora, cidadã e mulher.
    Meus profundos sentimentos a meu amigo Ricardo Moura e família. Que Deus possa dá conforto aos familiares na certeza que a professora Celeste Moura compriu sua missão aqui na terra.

    Victor Sousa

  4. jairo baptista junho 26, 2010 às 11:13 pm #

    Tomei conhecimento agora a noite,com pesar, do falecimento da Sra. Celeste Moura, minha querida professora, quando ainda adolescente no Ginásio Industrial de Valença(hoje complexo Gentil Paraíso Martins).Com elas, D.Celidalva, minha mãe, aprendi ética, serieda-
    de e respeito com as pessoas.
    Companheiros Ricardo , Luciano, Sr. Renato e sua irmã, que neste momento o nome não me vem a lembrança,sei da dedicação e carinho
    que vocês tinham e vão continuar tendo com o ente mais importante de nossas vidas, mas o tempo é implacável e DEUS a levou para um plano superior, para uma nova missão.
    Tenho certeza que partiu realizada, pois como mãe deixou uma família unida, filhos bons,honrados e respeitados pela sociedade.
    Por fim, apenas a saudade e uma certeza: não importa aonde estejam, estarão sempre conosco. Abraços.

  5. Rudney Fonseca junho 27, 2010 às 2:13 am #

    Meus sentimentos aos amados amigos Ricardo e Luciano Moura e demais.
    peço a Deus para que nesse momento todos sejam consolados e aceitem a sua vontade.

  6. Cristiane Pires junho 27, 2010 às 11:25 am #

    Valença acaba de perder mais um grande ícone da nossa história, apesar de minha pouca idade é impossível não ter ouvido falar das muitas contribuições desta grande mulher para educação de Valença. Mas como todas as boas arvores deixam seus frutos e suas sementes, assim foi a Professora Celeste Moura,Valença tem hoje em cada canto vários frutos e varias sementes desta grandiosa professora e Mulher.
    Aos filhos e a toda a família meus sentimentos e que Deus possa confortá-los.

    Cristiane Pires

  7. Ismario Miranda junho 27, 2010 às 11:35 am #

    Meus sentimentos a familia Moura pelos pela irreparavel perda. A profa. Celeste me recebeu muito bem quando cheguei a Valença abrindo as portas do seu lar.

    Abrços a todos

    Ismario

  8. Marcelo Queiroz Jr. junho 27, 2010 às 12:10 pm #

    Meus sentimentos à toda família.

    Abraços Fraternos

  9. Bira do Sindmoto junho 27, 2010 às 2:11 pm #

    Neste momento quero externar os meus sentimentos a familia de Dona
    Celeste, que atendendo também pelo nome de Maria Celeste, deixou um legado muito grande a Educação de Valença e um grande exemplo de honradez a os seus.
    Sou testemunha do seu grande trabalho à frente da direção do CENEVA, no qual a mãe de meu filho estudava e, devido a grande disciplina e organizaçao eu chegava a pensar que era uma Escola particular e todos sentiam se honrados em estudar nesta Escola, enfim quero dizer a familia Moura que D. Celeste foi um ícone da educação, em que todos os valencianos haverão de se orgulhar e lembrar sempre dela. Ela foi em paz e nos deixou o seu legado e uma familia honrada.
    Que os nossos amigos da familia Moura, sejam confortados no nosso Rei do Universo o Grande EL Shaday.

  10. PEDRO FILHO junho 27, 2010 às 2:30 pm #

    FIQUEI BASTANTE TRISTE COM A NOTÍCIA. COM MUITO ORGULHO, FUI ALUNO DO COMPLEXO ESCOLAR GENTIL PARAISO MARTINS, SENDO LECIONADO PELA EXCELENTÍSSIMAS PROFESSORAS: ALEISA, JANA GUIMARÃES, ROSA PALMA, MARIA JOSÉ, MARIA JOSÉ PACHECO, KIMIKO SAKAKI SOUZA, PROF. ROQUE E OUTROS MAIS… PROFISSIONAIS DO MAIS ALTO GABARITO, FORMADORES DE CIDADÃOS E ACIMA DE TUDO: NOSSO SEGUNDO PAI OU MÃE! TODOS ELES CAPITANEADOS PELA EXCELENTÍSSIMA PROFa. CELESTE MOURA.
    QUE ORGULHO TENHO DE VALENÇA E DAQUELAS PESSOAS QUE EDUCAVAM OS JOVENS!
    MEUS SENTIMENTOS A NOSSA FAMÍLIA VALENCIANA, UM ABRAÇO FRATERNO AOS FAMILIARES E EM ESPECIAL AO RICARDO!
    A TODOS OS VALENCIANOS, AMIGOS E ALUNOS QUE FICARAM ÓRFÃOS NESTE MOMENTO, TEMOS O DEVER DE ORAR!
    FIQUEM COM DEUS!

    PEDRO FILHO

  11. Alex Paixão junho 27, 2010 às 5:47 pm #

    Meus sentimentos a familia de Ricardo e Luciano Moura. Que Deus possa dar paz necessaria a todos voces.

  12. Romualdo junho 27, 2010 às 5:51 pm #

    Como egresso do Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins em tempo ainda de experimentar a gestão da Professora Celeste Moura, gostaria de solidarizar-me com a família pelo seu passamento.

    Romualdo

  13. CARLOS ALBERTO - RADIALISTA junho 27, 2010 às 7:17 pm #

    Lamento o falecimento de nossa querida Professora Celeste Moura.
    Meu sentimento de pesar aos amigos Ricardo, Luciano, Sr. Renato Moura e toda familia. Que Deus proporcione á ela um lugar especial na eternidade…

    CARLOS ALBERTO

  14. Ítalo Azevedo junho 28, 2010 às 12:01 pm #

    Caro Amigo Pelegrini e de mais leitores deste blog.
    Perdemos um ente querido, e DEUS ganhou + um anjo de Luz.
    Quero de publico manifestar meus sinceros sentimentos pelo falecimento da Professora Maria Celeste Moura.
    Os meus sentimentos de tristeza não é apenas por ser ela mãe do amigo, irmão, líder político Ricardo Moura, mais sim pelo exemplo de mulher, mãe, avo, professora, que ela sempre foi.
    No exercício de sua vida profissional e pessoal sempre teve como principio o amor, a fraternidade, a dignidade, a seriedade, entre outras virtudes que lhe era peculiar.
    Professora Celeste, sempre tratou a todos com muito respeito e por isso ao longo de sua vida sempre conquistou o respeito e admiração das pessoas; era conhecida e reconhecida por sua bondade e desejo de ajudar ao próximo.
    Conseguiu formar seus filhos em homens e mulheres de bem, certamente foi uma das ou a responsável pela formação da retidão do caráter deles.
    Como profissional seu sucesso é indiscutível, os estudantes e professores que tiveram a hora de estar próximos dela certamente não dirá ao contrario. A Educação de Valença, perdeu uma de suas maiores referencia.
    E para aqueles que se perguntarem: “Ítalo é tão jovem, certamente não foi aluno dela, nem conviveu com ela por décadas, como pode esta a retratando em palavras”
    E já vos respondo: “ os raros momentos, o pouco tempo em que tive a hora de estar próximo da Professora Educadora Maria Celeste Moura, foram extremamente suficiente para conhecer e reconhecer o Exemplo de Ser Humano , as suas virtudes e que não são necessários décadas de convivência para perceber isso.”
    Mais uma vez as minhas saudações a todos os amigos e familiares deste exemplo de ser humano: Professora Maria Celeste Leite da Silva Moura.

    Ítalo Azevedo.

  15. Marcinha junho 30, 2010 às 10:42 am #

    Pelegrini, depois de ouvir por várias horas o relato de minha vó sobre essa admirável educadora cuja morte Valença chora e se enlutesse, penso no grande Rubem Alves: Há professores EUCALÍPTOS e há EDUCADORES JEQUITIBÁS… Jequitibás são árvores seculares, de raízes profundas e copa frondosa… Já eucalíptos, são essa raça sem vergonha que cresce depressa, para substituir as velhas árvores seculares que ninguém viu nascer e nem plantou. Para certos gostos fica até mais bonito: todas enfileiradas, em permanente posição de sentido, preparadas para o corte e para o lucro.

    Nessa crise de educação em que vivemos, pensar nesses ninchos ecológicos onde vicejam e florescem JEQUITEBÁS, é uma raridade… Ser EDUCADOR é vocação… E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança, completamente diferente de ser professor!

    Professora Maria Celeste, GRANDE EDUCADORA, que a senhora parta em paz, na certeza que muitas sementes foram plantadas e que os doces frutos serão saboreados ainda por muitas gerações, pois investir na EDUCAÇÃO é semear o futuro!

    Seu exemplo de ética e cidadania permanecerá em todos que a conheceram e à sua família, meu abraço respeitoso e de profunda reverência pela grande pessoa que foi essa MULHER!

    VIVA MARIA CELESTE LEITE SILVA MOURA, A EDUCADORA JEQUITIBÁ!

  16. Marcinha junho 30, 2010 às 10:46 am #

    Caro Pelegrini, depois de ouvir por várias horas o relato de minha vó sobre essa admirável educadora cuja morte Valença chora e se enlutesse, penso no grande Rubem Alves: Há professores EUCALÍPTOS e há EDUCADORES JEQUITIBÁS… Jequitibás são árvores seculares, de raízes profundas e copa frondosa… Já eucalíptos, são essa raça sem vergonha que cresce depressa, para substituir as velhas árvores seculares que ninguém viu nascer e nem plantou. Para certos gostos fica até mais bonito: todas enfileiradas, em permanente posição de sentido, preparadas para o corte e para o lucro.

    Nessa crise de educação em que vivemos, pensar nesses ninchos ecológicos onde vicejam e florescem JEQUITEBÁS, é uma raridade… Ser EDUCADOR é vocação… E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança, completamente diferente de ser professor!

    Professora Maria Celeste, GRANDE EDUCADORA, que a senhora parta em paz, na certeza que muitas sementes foram plantadas e que os doces frutos serão saboreados ainda por muitas gerações, pois investir na EDUCAÇÃO é semear o futuro!

    Seu exemplo de ética e cidadania permanecerá em todos que a conheceram e à sua família, meu abraço respeitoso e de profunda reverência pela grande pessoa que foi essa MULHER!

    VIVA MARIA CELESTE LEITE SILVA MOURA, A EDUCADORA JEQUITIBÁ!

  17. FRANK junho 30, 2010 às 8:37 pm #

    AMIGOS ….. RICARDO ,LUCIANO, SANDRINHA E A PEQUENA ROSANA E FAMILIARES.

    LEMBRO-ME DAS NOSSAS FERIAS EM MORRO DE SÃO PAULO E DOS MOMENTOS DE MUITA ALEGRIA E FELICIDADES. CRESCEMOS JUNTOS E SENDO OBSERVADOS POR NOSSAS EDUCADORAS …. A MINHA MÃE E A MÃE DE VOCES … LEVAREI PARA TODO SEMPRE DAS VEZES QUE ESTIVE EM SUA RESIDENCIA E A SUA MÃE SEMPRE DE UMA MANEIRA MUITO GENTIL E SEMPRE PREOCUPADA CONOSCO PROCURAVA SABER COMO ESTAVAMOS . NESTE MOMENTO A NOSSA FAMILIA ESTARA PEDINDO AO NOSSO DEUS TODO PODEROSO QUE CONFORTE A TODOS PELA AUSENCIA DA NOSSA QUERIDA PROF. CELESTE MOURA.

    ABRAÇOS

    FRANK E FAMILIA

  18. Vanessa Andrade julho 1, 2010 às 11:15 pm #

    Não sei definir o tamanho da tristeza que tomou conta de toda a minha família. Dona Celeste sempre foi muito mais do que uma professora para mim… Uma segunda mãe que acompanhou meu crescimento e muito colaborou com a minha formação. Tenho imenso respeito e gratidão por todos os ensinamentos e extrema dedicação. Com toda certeza valores como ética, solidariedade, igualdade são algumas das heranças deixadas pela querida Celeste Moura para toda a minha família. Só temos o que agradecer a ela… a todos da família Silva Moura…a minha querida “irmanzinha” de coração Rosana. A dor é inevitável, mas tenho plena convicção que Deus a recebeu com muito carinho e a está iluminando em sua nova morada.
    Sem dúvida, sua passagem por este plano ficará marcada na história dessa cidade de forma inesquecível e inquestionável. Afinal, sua trajetória se mistura com a de Valença, objetivando unicamente o sucesso do município. A educação valenciana é a maior prova disso!
    Muita força e luz para todos! Obrigada por fazerem parte de minha vida!!!
    Contem comigo sempre…

  19. Iracema Monteiro julho 2, 2010 às 9:47 am #

    Fiquei muito triste ao receber a notícia do falecimente de uma pesoa tão maravilhosa como foi nossa querida e professora Celeste Moura. Exemplo de mulher… esposa, mãe,educadora….sem definições para alguém tão especial. Nesse momento, não temos muitas palavras para definir o quanto a família sente a sua falta. Mas, desde já, deixo meu verdadeiro sentimentos.

  20. Iracema Monteiro julho 2, 2010 às 9:52 am #

    Fiquei muito triste ao receber a notícia do falecimente de uma pessoa tão maravilhosa como foi nossa querida e professora Celeste Moura. Exemplo de mulher… esposa, mãe,educadora….sem definições para alguém tão especial. Nesse momento, não temos muitas palavras para definir o quanto a família sente a sua falta. Mas, desde já, deixo meu verdadeiro sentimentos.

  21. Valquiria Ramos abril 1, 2013 às 8:53 pm #

    Dificilmente visito este site, apesar de ser Valenciana. Moro em São Paulo cidade de Campo Limpo Paulista, estava visitando site procurando pela professora Kimico, na qual surpresa a triste noticia. Não estudei com ela mais conhecia. Muito especial para Valença.
    Kimico, Dinalva Teles, Macária e etc. recordo todas. “mais Celeste Moura maravilhosa. Que sua família seja consolada pelo Senhor Jesus. Não temos muitas palavras. Só nos resta saudades…meus sentimentos Valença pela tão grande perca.

  22. Valquiria Ramos abril 1, 2013 às 9:06 pm #

    Meus sentimentos para família e todos Valencianos. Boas lembranças dela para com minha irmã Vilma, Pelas tão grandes ajuda financeira. Hoje ela mora no Rio de janeiro.

Deixe um comentário