Secretaria da Saúde de Valença intensifica combate ao Aedes aegypti
A Secretaria da Saúde, através dos Agentes de Endemias, vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti em Valença. Alinhados com a mobilização que acontece em todo o país, os agentes estão promovendo uma série de ações para o combate ao mosquito. No último sábado (13), Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, em Valença, foi realizado panfletagem no centro da cidade, que contou com a parceria do Tiro de Guerra de Valença e prepostos da Secretaria Municipal da Fazenda. Ainda dentro das ações de conscientização às pessoas, a equipe da Saúde tem realizado caminhadas, palestras nas escolas municipais, mutirões nos bairros e aula de campo em Guaibim. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika,, doença que vem assustando as famílias causando microcefalia. O Aedes é vetor da dengue e da chikungunya.
Meus pais com 73 ano de idade cada um, foi vitima da DENG esse final de semana, so eu sei a dificuldade que passamos.
Eu não sei se o sitema de vigilância sanitária sabe, mais a maior concentração de DENG e no bairro da Graca e ate agora não vi nada ser feito.
Oi Leo, sou Patrícia e trabalho na Vigilância Epidemiológica do município. Já realizamos várias ações no bairro da graça. houve mutirão de coleta e notificações no poste de saúde, borrifação com o inseticida para matar os mosquitos adultos, visitas em casas fechadas e abandonadas.
O que falta é a participação popular, a colaboração para eliminar criadouros do mosquito, mudança de habito das pessoas.
Vejo uma grande mobilização com o tal mosquito, assim como, o desabastecimento de água em São Paulo no ano passado.
Como é triste presenciar tanta incompetência de gestores público nesse país.