O CHANTAGISTA E A TENTATIVA DE GOLPE

Por Irene Dóres

Ontem o Brasil dormiu um pouco chocadosso isso porque a situação política no último biênio não era nada confortável, pelo menos nos anúncios da TV Globo em suas campanhas implicitas contra a presidenta Dilma Roussef. O PSDB através de seu presidente derrotado legalmente nas urnas, Aécio Neves que não se conforma em ter sido preterido por uma mulher, vem lutando bravamente para dar um golpe e assumir a presidência da República. O Eduardo Cunha do PMDB,  completamente envolvido pelo sistema Lava Jato, com desvios de dinheiro comprovado e prestes a ser “expulso” da presidência da Câmara, exigiu que os deputados do PT o protegessem, como não houve uma resposta afirmativa o chantagista resolveu atacar a presidente da República aceitando o pedido de impeachment impetrado por um senhor idoso ladeado pelos inconformados com o resultado das urnas em 2014.

A ideia de afastamento da presidente Dilma surgiu não porque a presidenta tivesse cometido algum crime, mas porque Hélio Bicudo, fundador do Partido dos Trabalhadores, homem machista nascido no século passado, se pronunciou dizendo que “a Dilma é incapaz de governar, e que eles tem que aproveitar o momento de fraqueza econômica para pedir o afastamento da presidenta” logo depois ele disse: “já que a classe política é inoperante eu entrarei com o pedido de impeachment enquanto o país vive a crise moral”. Parece brincadeira, mas o fundador do PT está brincando de tirar presidente do cargo só porque acha que ela é pouco dura nas resoluções do país.

Nós que lutamos tanto pela democracia, no país, pelo direito de ir e vir, de se expressar sem medo de ser morto ou torturado, agora vemos uma presidente sofrendo tentantiva de golpe, por que faz questão de respeitar a democracia. A desculpa de que o país está em crise política e financeira não embasa impeachment. O que se vê no momento são os vencidos pegarem carona no pensamento machista de um senhor de idade avançada, que acredita que mulher não tem firmeza para governar. Se este senhor com 95 anos de idade estivesse em meio a uma  disputa de herança por seus filhos e fosse um pouquinho mais humilde socialmente, certamente seria considerado inapto para decidir a quem  destinar seus bens por conta de sua idade, se fosse casar com uma mulher mais jovem então, precisaria de autorização dos filhos. No entanto para tentar derrubar uma presidente ele é o cara a quem todos os “incapazes”  que ele acolheu podem recorrer.

A democracia nos permite escolher por quem queremos ser governados e isso tem que ser respeitado, mesmo que esse escolhido seja o Eduardo Cunha, ladrão comprovado e chantagista confirmado por milhões de brasileiros. É esse homem que quer dar o golpe na presidente. Ele sim cometeu os crimes e todos os brasileiros sabem disso. Até quando este senhor permanecerá  à frente da Câmara dos deputados, manipulando o próprio processo e perseguindo a presidenta por não tê-lo protegido contra as representações que sabia iria sofrer pelos crimes que cometera? O brasileiro parece que ainda não aprendeu discernir, crise interna, mundial, politica e econômica, então acaba sendo usado por políticos “espertos” como o Michel Temer por exemplo, que certamente é um dos orquestradores desse golpe, ele quer governar o Brasil, não se enganem.

Todos nós sabemos que não basta não se gostar de um presidente para tentar retirá-lo do poder, é preciso que haja um crime por parte deste, o que não é caso da Dilma Roussef. Por conta desse detalhe nem a familia do Hélio Bicudo o apoiou nessa loucura, dos sete filhos de Bicudo apenas dois o apoiaram, os outros cinco são totalmente contrário a esse ataque desnecessário à presidenta da República. Segundo reportagem da Revista Época online do dia 26 de setembro passado, um dos cinco filhos de Bicudo se pronunciou da seguinte forma: “Ele está sendo usado para botar lenha na fornalha”, afirma o biólogo José Eduardo Pereira Wilken Bicudo, o quinto filho. “Meu pai é vaidoso, está adorando voltar aos holofotes.” Professor honorário na Universidade de Wollongong, na Austrália, José Eduardo descreve Bicudo como um homem de temperamento forte. A mãe, uma dona de casa moderada, era a única que conseguia impor certos limites. “Desde que ela foi diagnosticada com Alzheimer, desabrochou em meu pai uma faceta beligerante, sem controle, sempre com foco no Lula”. O próprio Hélio Bicudo se define como doutor em impeachmente, ele diz que adora tirar presidente do poder.

Ao que parece o Helio Bicudo também está querendo uma vingança qualquer contra o Lula, e no momento a Dilma é a presa certa. Ele é um homem de identidade socialista, lutou contra a Ditadura Militar; conseguiu processar e prender o poderoso chefão do Esquadrão da Morte nos anos de 1980, trabalhou em todos os governos do PT em São Paulo e agora se une ao DEM e PSDB para dar o golpe em Dilma Roussef só porque acha ela “incapaz de governar”, essa estória está mal contada, ou tem lucro ou tem rancor. A Dilma não deve ter dado algo que ele pediu.

Esse pedido de impeachment vai servir para duas coisas: primeiro tirar o foco da destituição do chantagista  Eduardo Cunha do poder, depois vai degringolar o Brasil política e economicamente, pois nenhum projeto será votado, e todas as providências que seriam tomadas para tentar melhorrar o que está sendo afetado no Brasil, ficarão estagnadas, posto que os políticos estarão ocupados em discutir e organizar o processo de afastamento da Presidenta. Para além dessa atrapalhação, a Dilma não vai sair, primeiramente o chantagista Eduardo Cunha, Aécio e o DEM não conseguirão maioria dos votos no Congresso, depois não há materialidade  jurídica para que a presidente seja afastada.

Aos coxinhas que batem panelas e bumbos nas ruas desejo que pensem no Brasil e não em seus parceiros, à população brasileira que sofrerá com esse processo, desejo sorte e boa recuperação. E tenho quase certeza de que esta tentativa de golpe além de não vingar fortalecerá o predecessor da Dilma para vencer as eleições em 2018 com 60% dos votos dos brasileiros. Em 1962, o golpe deu certo, em 1964 também, em 2016 não procederá.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. ze ninguem abestado disse:

    E interessante o crescente uso de determinados termos e palavras de guerra,tudo isso girando em torno de uma so palavra:golpe .”Golpista”,”não vai ter golpe” dentre outras ,faz parte do conjunto de palavras mais pronunciadas ultimamente.
    Dominar a palavra e entender o que elas podem fazer e algo
    há muito usado.Desde os tempos das antigas civilizações,ate amais recentes,a palavra e a sua apropriação tem sido usados como instrumentos de persuasão e domínio.As militâncias tem sabido usar com maestria essa poderosa ferramenta.Essas observacoes sao importantes para entender o que direi a seguir.
    Em primeiro lugar ,impeachment nao e golpe.E um instrumento institucional,que se usado na mais estrita legalidade,fortalece a democracia.Faz parte do jogo da politica e das instituicoes ,e quem se “mete” nesse terreno ,nao pode vir com “mimimi” depois.E algo simples de entender .E apenas isso.
    Em segundo lugar nao entendo essa indignacao contra Eduardo Cunha.O pedido nao foi por ele formulado,apenas aceitou um pedido ,dentre tantos outros la existem.Tenta-se ,a partir de uma guerra de palavras ,desqualifica-lo para enfraquecer o movimento.Tatica ja foi “manjada”:meio usado desde o senado romano,quando os participantes ali se encontravam “acuados”.
    Da mesma forma ,desqualifica-se o autor do pedido.Primeiro a idade,depois machista ,vingativo,Nao me deterei em nenhum desses (nao sou advogado de bicudo.).Como disse,as vezes sem saber,utiliza-se de floreios retoricos para defender uma causa.
    Em terceiro lugar ,vem a crenca de que tudo isso e fruto da conspiracao de uma direita ma.Ignoram que movimentos pro impeachment sao muito recorrentes ,e que grupos heterogeneos defendem o impeachment da presidenta.
    E preciso ter bom senso ao analisar a conjuntura.Nao defendo o impeachment da presidenta,o que representa o agravamento da situacao do pais.Nos brasileiros,precisamos de estabilidade para que a situacao melhore.O pt deve se articular para que dentro da legalidade consiga debelar a ameaca.Nao ha o que temer,a menos que se acredite em magicas e formulas milagrosas para vencer a crise politica.Acredito na capacidade politica dos membros do partido(como disse ,CREIO)
    Vamos “baixar a bola”:com uma situacao caotica,popularidade baixa,uns dois anos de possivel recessao e desemprego,nao esperemos que o sucessor de dilma tenha mais de 60 por cento de voto(nao creio em papai noel,ets,sacis)

  2. CRISTOVALDO ALVES DOS SANTOS disse:

    o interessante é que a população brasileira e os movimentos estudantis que recebem dinheiro do governo e é bom analisar uma quantia valorosa, fica inerte com a situação que o pais está, os movimentos estudantis perderam a sua ideologia que é pregar a ética a moral, o caráter e ficam se envolvendo em politicagem. estão esperando o pais suicidar-se com esse projeto de policia que é o do PT.

  3. eduardo disse:

    Já viu no que dá, Fernando Brito brigou com Hildécio, agora ele vai lançar a esposa e vai ganhar para prefeita de Cairú, e com uma margem muito grande, pois Hildecio tem prestigio nesta região, e Dra Cintia fez um grande trabalho na secretaria de saude de Cairu
    Veja o caso: Hildecio lançou e e deu apoio a Fernando e ele venceu a eleição, depois Fernando Brito dá as costa para Hildecio, que se elegeu Deputado, agora vai eleger a esposa Cintia Rosenberg, Fernando voce plantou, agora tem que colher.

  4. Márcio Vieira disse:

    Uma correção Hélio Bicudo não é fundador do PT , ele não estava entre os 113 do Colégio Sion ele era Promotor público em São Paulo ganhou fama denunciando a ROTA e o esquadrão da Morte , depois entrou para política o PT já existia saiu e agora destila seu veneno e acaba com sua história neste gesto da mais alta traição.

  5. Erahsto Felício disse:

    Comp@s de esquerda. Se chamo assim é porque aí me incluo. Nós temos que perceber o nosso lugar complexo. Temos que defender a democracia e, ao mesmo tempo, criticar o governo petista. Quando Aécio não aceitou a derrota na eleição e os setores direitistas começaram a pressionar o governo, este não tendeu para o nosso lado. Vejamos: 1) colocou Levy a frente das finanças e do arrocho liberal; 2) diminuiu os gastos com programas sociais (incluindo aí o fim da expansão da educação federal); 3) enviou ao congresso uma lei anti-terro que na prática criminaliza movimentos sociais e dá fim nas manifestações em massa; 4) colocou Katia Abreu (rainha do agronegócio, matadora de índio, crítica da reforma agrária) na pasta da agricultura ao passo que tenta simular uma atitude positiva com movimento indígena e sem terra; 5) regulamentou o acesso a meia entrada dos estudantes de modo a assaltar um direito consolidado (apenas reservando 40% dos lugares aos estudantes). A lista poderia continuar por horas sem fim. Este governo é indefensável. E a chantagem é recíproca. O PT está dizendo para nós: o PSDB e a direita conservadora vão dar um golpe. Nós defendemos o governo e ele continua no seu processo de endireitamento. Então, se quisermos ser francos nós temos uma agenda clara: derrotar o fascismo em ascensão (de Bolsonaros ao extermínio da população negra nas periferias e indígena nos campos), impedindo um eventual golpe, MAS TEMOS QUE POR FIM NO CINISMO DO PT AO MOTRAR-SE COMO TENDO APOIO DO POVO ENQUANTO CRIA UMA POLÍTICA ESCANDALOSAMENTE LIGADA A BANQUEIROS. Isto urge!

  6. HILDÉCIO É GOLPE disse:

    HILDÉCIO QUERIA MANDAR EM TODOS OS ATOS DE FERNANDO, QUERIA O DINHEIRO DO LIXO, QUERIA DIZER QUEM SERIA O SECRETARIADO DO SEU GOVERNO, QUERIA SER TUDO, ISSO NÃO PODE DEPUTADO, ALIADO SEMPRE, SUBMISSO JAMAIS!
    O TEMPO VAI DIZER QUEM É REALMENTE HILDÉCIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *