Diante de crise financeira, Santa Casa de Valença participa de audiência pública

santa casa

Provedor da Santa Casa de Valença e população discutiram dificuldades da instituição

 

A Tribuna da Câmara de Vereadores de Valença abriu espaço, na última terça-feira (20), às 16:30, para tratar da crise financeira que tem assolado a Santa Casa de Misericórdia de Valença. Na oportunidade, o provedor Guido Magalhães explanou toda a situação, dificuldades e motivos que levam a instituição a buscar alternativas diversas para possibilitar a manutenção dos serviços prestados. Além disso, pediu apoio aos vereadores para que a instituição seja liberada, mensalmente, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do pagamento da conta de água.

Uma das tentativas de manter com qualidade as atividades realizadas pela Santa Casa atendendo a população de Valença e região se deu no mês de julho após o movimento promovido pela sociedade denominado “Abraçaço”, quando foi assinado um Protocolo de Intenções com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e discutiu-se a proposta de um incremento mensal de R$ 392 mil, o que garantiria acréscimo e manutenção dos serviços prestados. O contrato só foi publicado nessa terça-feira (20), o que já irá amenizar a crise instalada, mas não anula a necessidade de buscar meios para solucionar a situação e melhorar a sustentabilidade da instituição a exemplo das ações que vem sendo feitas para arrecadação de recursos.

Ainda durante a audiência, foi mencionado o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Valença e a Santa Casa de apoio no valor de R$ 20 mil/mês para pagamento de médico plantonista para o pronto-socorro da instituição. Guido Magalhães destacou a importância do cumprimento do mesmo para assegurar a qualidade do serviço de atendimento.

Frente a este quadro, o provedor da Santa Casa de Valença busca alternativas junto à sociedade para a manutenção dos serviços prestados, visando assim uma adequação da receita atual com as despesas possíveis.

Andrea Marnine
Toca Comunicação / Santa Casa de Valença

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. leonel disse:

    Se a entidade está crise, pq não cortam as coisas supérfluas? Por exemplo, para quê manter um contrato com uma agência de publicidade? Para quê promover peças publicitárias de eventos que não geram lucro a entidade? Quando se está em crise, potencializa-se receitas e corta-se despesas, a começar pelas menos importantes. Diminua os contratos, provedor, e verás resultado. Demita os ociosos e verás resultado.

  2. Vendo disse:

    Sempre vejo textos falando da crise da Santa Casa, acho que este ano já vi uns 3, ta na cara que isso é problema de gestão! Varias instituições de saúde se mantém com atendimento pelo SUS, não é possível que somente as Santas Casas tenho problemas.
    Acho que tem que acabar com modo de gerir, onde a instituição esta sempre com dificuldades financeiras. Profissionaliza a gestão e o atendimento ao publico!!!!!!
    Agora querer não pagar a conta de água é demais! a Santa Casa nada faz de graça é tudo custeado pelo SUS.

  3. Carlos disse:

    a santa casa so anda bancando muitos agora em crise toda ano tem festa e mais festa pra irmãos da santa casa esses mesmo irmão da santa casa que ajudaram a fali comendo caviar, camarão pistola wisk 12,18 anos em festa deveria agora ajudar a mesma sair do buraco…

  4. Santos disse:

    lembrete ao provedor sa santa casa que o SAAE não pode insentar ninguem do pagamento das contas de agua, a lei de responsabilidade fiscal proibir isso se chama RENUNCIA DE RECEITA… e crime…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *