Festa do Amparo 2015 começa a ser organizada

amaproA Festa do Amparo 2015 foi o motivo da reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), na prefeitura de Valença, com a participação do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus; de Aline Reis e Jailton Azevedo, respectivamente secretária da Cultura e secretário da Infraestrutura e Urbanismo do município; da Tenente-PM Luana Dantas, e dos padres Josival Barbosa e Cristovam Moreira, além de Ubirajara Rosário, membro da  comissão organizadora. Representando instituições parceiras envolvidas na organização e realização do evento, eles começaram a traçar as primeiras providências neste sentido.

A festa em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade, é maior e mais tradicional manifestação dos católicos de Valença. Seu início acontece com a Lavagem do Amparo, sincretismo religioso de rara beleza cultural, que acontece no último domingo do mês de outubro e antecede ao início do novenário, com a população e turistas saindo em cortejo por ruas da cidade até ao alto da colina do Amparo, onde é feita uma lavagem das escadarias do templo da Santa, com perfumes e água de cheiro. O dia da festa em louvor à Senhora do Amparo é 08 novembro.

Além do apoio dado à festa na sua manifestação cultural, o governo de Valença, desde 2013 vem dedicando atenção especial para o resgate de todo o seu valor religioso. O resultado, como aconteceu no ano passado, é uma festa bem organizada, de paz, tranquilidade e grande participação popular.

Por Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença

 

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. leitora disse:

    Nós, moradores da Baixa Alegre, estamos indignados com essa administração. A Infraestutura teve aqui um tempinho, tapearam, fizeram de conta que íam consertar toda a rua e só fizeram um pedacinho. Querem enganar quem? A rua da Baixa Alegre está horrível. Buraco que não acaba mais.

  2. Morador disse:

    Porque os moradores das áreas de abragência da festa não foram convidados para participar da reunião???? As “autoridades” decidem e os moradores são obrigados a aceitar sem ter a oportunidade de se manifestar né???

  3. Edson F, disse:

    Espero que seja transmitida via rádio pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *