ESCOLHA ESTAR FORA DA CRISE

andré

 

Por André Gustavo de Araújo Barbosa*

“Nós decidimos não participar da crise”, disse Bernardo Pinto Paiva, presidente da Ambev. Apesar da produção de cerveja ter caído, o lucro líquido da empresa cresceu 10,4% no trimestre.

Nizan Guanais, dono da agência de propaganda África escreveu: “é hora de consertar o que está errado e aproveitar as oportunidades da crise”. Já Roberto Setúbal, presidente do Banco Itaú disse: “a questão não é ter problemas e sim a forma como enfrentamos eles”.

Crise é oportunidade. A palavra chinesa para ‘perigo’ wēijī, é também utilizada para ’oportunidade’, apesar de algumas criticas dos puristas da língua Chinesa. Muitos não conseguem enxergar essas duas faces da mesma moeda, mas em momentos de dificuldades muitas oportunidades surgem fruto das mudanças necessárias que aparecem para o nascer do novo. É um momento onde os empresários e/ou administradores tem que assumir seu papel de liderança e encontrar meios para enfrentar os problemas de forma diferente e criativa. O pior que alguém pode fazer na crise é ficar reclamando, se isolar e deixar a agenda das dificuldades e os pensamentos negativos assumir os destinos das suas vidas e dos seus negócios.

As crises são chamamentos para a ação, para atitudes vencedoras, para os verdadeiros líderes. Enquanto a maioria fica somente reclamando ou criticando a situação atual, os bons empreendedores focam nas soluções dos problemas, na busca de alternativa para enfrentar as dificuldades e encontrar saídas inovadoras, pois sabe que esse momento vai passar e os melhores surfaram a nova onda do crescimento. É nesse momento onde parece que tudo dá errado, que surgem as melhores ideias e as grandes soluções. É nessa hora que temos que olhar para dentro das nossas empresas ou organizações e buscar as mudanças necessárias para a sobrevivência e/ou crescimento. É hora de ajustes ou de mudanças radicais.

Grandes empreendedores e líderes sabem que momentos de crises são uma constante, que em toda história da humanidade, vivemos ondas com ciclos de bonanças e de dificuldades. Não há novidade em existir crises, apesar da nossa luta constante em manter a situação equilibrada e estável. Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, onde as variáveis são cada vez mais interdependentes. Tenha certeza, momentos como esse serão cada vez mais frequentes nas próximas décadas.

acesajPor isso, vamos em frente, temos que olhar para o ambiente interno dos nossos negócios, buscar melhorias, agregação de valor, fortalecimento da relação com os clientes, qualificação dos nossos colaboradores, otimização de recursos e mudanças radicais, se forem necessárias. Algumas barreiras estão caindo, outra mudando drasticamente. É preciso pensar diferente e agir diferente. Há muita coisa acontecendo, muitos setores novos surgindo, muitos comportamento e hábitos da sociedade emergindo e muitas profissões aparecendo neste novo mundo.

A crise que talvez você só veja fora da sua empresa, talvez esteja dentro de sua empresa, no seu modelo de negócio ou mesmo dentro de você. Já pensou sobre isso?

*André Gustavo de Araújo Barbosa, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Analista do SEBRAE/Ba, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *