UTILIDADE PÚBLICA
Por Raell Costa
Amigos e amigas, vejo diariamente publicações sobre roubos e furtos de aparelhos celulares e outros crimes de menor potencial ofensivo que não causam maiores danos à vida, contudo, não menos constrangedores e traumatizantes para qualquer pessoa envolvida.
Essa é uma triste realidade que atinge quase a totalidade das cidades de médio e grande porte no País. Porém, esses delitos não podem ser caracterizados como “normais”. Muito menos, devem ser tradados de forma banal, tanto pela população como pelas instituições públicas de segurança e justiça.
Passarei 5 informações que podem auxiliar a todos e todas que tiverem aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados:
1ª – Toda vez que tiver um celular roubado ou furtado, em qualquer ambiente interno ou externo, antes de publicar nas redes sociais, peça emprestado um outro aparelho e, ligue imediatamente para o #190 da Polícia Militar. Isso é necessário para que o setor de planejamento saiba onde e como ocorrem esses tipos de crimes, e redesenhe e empregue de forma mais eficaz o efetivo nas áreas mais recorrentes.
2ª – Após informar a Polícia Militar, dirija-se com brevidade até uma delegacia da polícia civil para registrar o boletim de ocorrência, o famoso B.O, para que haja registro formal e, desta forma, mapeamento para o pessoal da investigação.
3ª – Em caso de smartphone, deixe sempre os dispositivos de rastreamento ativos, seja qual for seu sistema operacional – iOS, Android ou Windows Phone -, eles podem auxiliar a Polícia – não é você, lembre-se disso – a encontrar de forma mais rápida, usando os dados de GPS.
4ª – Inutilize o celular bloqueando o IMEI (um número de identificação do aparelho que vem na caixa ou pode ser obtido através da discagem dos caracteres *#06#, na maioria dos celulares, guarde em local seguro, você pode precisa). Essa medida ANULA, INUTILIZA o aparelho mesmo que seja trocado o chip. Isso pode ser feito na loja que você comprou o celular ou em qualquer outra, desde que haja boa vontade.
5ª – Por último, porém não menos importante, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, NEM QUE A VACA TUSSA, NEM QUE O VITÓRIA SEJA CAMPEÃO BRASILEIRO, faça perseguição, reaja ou entre em confronto corporal com o assaltante! É melhor perder um celular do que a vida ou a saúde plena. A Polícia tem as ferramentas e a competência para fazer as buscas, apesar do efetivo abaixo do necessário, não falta boa vontade dos profissionais, exceto alguma minoria.
É uma infeliz realidade, entretanto, evite utilizar sem atenção, de forma distraída, principalmente em locais abertos, dispositivos eletrônicos.
Enfim, esta é a minha pequena contribuição para aqueles e aquelas que utilizam, assim como eu, aparelhos celulares para as inúmeras atividades de comunicação, finanças, entretenimento e educação. Espero ter ampliado o leque de informações sobre esse tipo de acontecimento.
Essas informações são de suma importância!
O item 4 é bastante interessante, e o 5 mais importante
de todos!!! Jamais reagir!!
5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente: Refletir e Agir
*PROJETO NÃO DEIXE PEGADAS NA PRAIA
* Por Daniela Reis
AÇÃO
A poluição das praias é um dos principais problemas enfrentados pelos moradores da Praia de Guaibim, assim como ao ecossistema, que possui grande apelo turístico por causa de suas belezas naturais e importância de seus manguezais.
As atividades do projeto Não Deixe Pegada na Praia começarão às 9:00 h da manhã (5) de Junho, na praia, com o acolhimento dos participantes. Em seguida, os professores orientarão os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acerca do Projeto, e dividirão os mesmo em grupos para a retirada do lixo da praia, assim como a sensibilização e mobilização dos turistas e moradores.
Na ocasião, também serão distribuídos panfletos informativos acerca da importância da Preservação do Meio Ambiente, pois se faz necessário um trabalho realizado no campo para que os alunos consigam perceber a gravidade do problema do causado pelo lixo no ambiente marinho e possam contribuir para modificar essa realidade.
Enfim, a necessidade de mudanças de hábitos na percepção e de valores para que o processo de educação ambiental ocorra em busca da participação social pode reduzir significativamente os efeitos negativos causados pelo lixo, com a participação da comunidade de forma efetiva e assertiva na promoção da preservação deste ecossistema.
Participantes: Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e Professores.
Realização: Colégio João Cardoso dos Santos
*Pegada é uma metáfora ao lixo.
*Bióloga, Especialista em Gestão e educação Ambiental.
Bom dia, Pelegrini,
Você poderia colocar meu aviso acima na página central como Convite.
Ficaria muito agradecida!
Atenciosamente,
Prof.ª: Daniela Reis
8159124/ 9917 2029
CONVITE
Mobilização Ambiental e Social na Praia de Guaibim- 05 de junho
Em nome da turma do Curso Técnico em Meio Ambiente, gostaria de convidá-los para PARTICIPAR da AÇÃO, intitulada NÃO DEIXE PEGADAS NA PRAIA, que acontecerá neta sexta-feira na PRAIA DE GUAIBIM, tendo como foco principal a “Reciclagem e Consumo Consciente”, que visa promover a gestão integrada dos resíduos sólidos, a qual deve estar pautada em três princípios básicos: redução e/ou não geração de resíduos; reutilização e/ou valorização para a reciclagem; e disposição final ambientalmente adequada.
Na ocasião iremos fazer a limpeza da praia, além de mobilização da comunidade e de turistas, pois também iremos entregar panfletos sobre essa questão de saúde pública que é tão importante que se faça no nosso MUNICÍPIO, para se pensar e agir localmente.
Data: 05 de Junho de 2015
Local: Praia de Guaibim
Horário: 09:h da manhã.
REALIZAÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL JOÃO CARDOSO DOS SANTOS.