FLÁVIA MORAIS (PDT-GO), A VERDADEIRA INIMIGA DOS TRABALHADORES

Relatora do projeto, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) argumentou que o texto desvirtua o objetivo do benefício
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou, no último dia 27, proposta que estende a concessão da bolsa de qualificação profissional a quem estiver desempregado há mais de 12 meses.
A proposta será arquivada, por ter sido rejeitada pela única comissão de mérito que a analisou, a menos que haja recurso para que seja votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
O objetivo da medida, prevista no Projeto de Lei 7633/06, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), era oferecer aos trabalhadores desempregados os meios para se empregarem novamente. No entanto, a relatora na Comissão de Trabalho, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de que a proposta desvirtua o objetivo da bolsa de qualificação profissional.
Atualmente, a bolsa de qualificação, prevista na Lei 7.998/90 (que trata do seguro-desemprego), beneficia o trabalhador que tenha tido o contrato de trabalho suspenso para participar de curso oferecido pelo empregador, desde que autorizado em acordo coletivo.
A mesma regra foi inserida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), que prevê a suspensão do contrato de trabalho, por dois a cinco meses, para qualificação do empregado.
“A bolsa de qualificação não tem por finalidade oferecer cursos de qualificação, mas impedir a interrupção do vínculo empregatício. A concessão do curso é da competência do empregador, que se vê isento de arcar com as verbas trabalhistas durante a suspensão do contrato. Uma vez suspenso o contrato, caberá ao FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador] apenas custear um auxílio financeiro temporário ao trabalhador enquanto ele se qualifica”, explicou Flávia Morais.
A comissão rejeitou ainda o PL 2951/08, que tramita em conjunto e cria um auxílio-recolocação para os trabalhadores desempregados.
É muito gratificante em ver um jovem como esse ALex comprometido com o meio ambiente e em defesa da água.…
Nosso prefeito tá de parabéns, hoje fui na zona rural de Valença, Marcos medrado asfalto povoado Bomfim, derradeira, esse homem…
Já eu comprei no mercado livre essa semana 3 produtos. Mas não tenho nada contra ao magazine Luiza, quando está…
Pior foi o frete de 19 reais que não vi.
Parabéns nosso Prefeito ,Marcos medrado ,cidade estar ficando linda nunca vir Valença tão decorada há 20 anos morando em Valença…