FEMINICÍDIO: CRIME HEDIONDO INSUSCETÍVEL DE INDULTO ANISTIA E GRAÇA? EIS A QUESTÃO
Por Fracisco Neto*
Vamos falar um pouco sobre o delito de “FEMINICÍDIO” ( PL, 8.305/14, novíssimo instituto Jurídico recém tipificado na modalidade dos homicídios qualificados (Art. 121, §2º, VI e § 2º-A do C.P.B.) e sua inclusão no rol dos crimes considerados “Hediondos”, desta feita abordando o aspecto de suas “insuscetibilidades “, visto que fora colocada no rol de Crimes Hediondos.
Mas antes, para melhor entendermos, devemos conceituar o que é Feminicídio, que se configura no homicídio doloso praticado contra a mulher “por razoes da condição de sexo feminino”, quer seja humilhando-a, menosprezando-a como Ser Humano Mulher
Bom, de acordo do Art. 5º, inciso XLIII da CF/88, os delitos equiparados ou considerados aos hediondos seriam INSUSCETÍVEIS a FIANÇA, ANISTIA E GRAÇA.
Neste sentido, ao analisar o Art. 2º da Lei nº 8.072/90, Lei dos Crimes Hediondos consta que o referido dispositivo endureceu, onde, os referidos ilícitos seriam também insuscetíveis de INDULTO.
Para entendermos essa questão ,se faz mister explanarmos alguns pontos precípuos: Assim sendo , perguntamos então, o que vem a ser os institutos jurídicos da ANISTIA, GRAÇA e INDULTO.
Entendamos então, que a Anistia pode ser visto como uma espécie de Perdão coletivo, por motivo específico de utilidade social, declarando-se desta form, a isenção da culpa ou do cumprimento de pena de todos aqueles que tenham, cometido determinados delitos, ordinariamente de natureza política; Todavia, o instituto da Graça configura-se no ato de clemência do Chefe do Executivo Federal, ou seja, Presidente da República, onde espontaneamente ou a pedido, perdoa a um ou a mais criminosos, de suas condenações, sendo então declaradas extintas pelo Magistrado da causa.
E derradeiramente, chegamos na figura Jurídica do Indulto, que nada mais é que uma espécie de Graça coletiva, que o Presidente da República concede espontaneamente a um ou mais condenados, por delito comum, cessando assim, os efeitos das penas a eles cominadas.
Pelo exposto, entendemos que estas, são as insuscetibilidades do “Feminicídio”, nos termos da Lei dos Crimes Hediondos a ANISTIA, GRAÇA e INDULTO, contudo, não podemos olvidar que este novo instituto Jurídico tem o direito a Progressão de Regime, de acordo com a Súmula Vinculante nº 30 do S.T.F..
*Francisco C. de Aguiar Neto, Doutor em Direito UCSF-AR, especialista em Direito Penal e Processo Penal FDDJ-SP, pesquisador e um dos autores do Livro : Ontologias Jurídicas, gestor do Complexo Educacional Damásio de Jesus Unidade Valença-BA
Nos bastidores da política tudo pode mudar no próximo segundo.
Conterrâneos, Matéria elucidativa que demonstra muito bem uma área bem superficial do meandros da política. Ocorre que os atores são…
Marcel, eu acredito que sim, afinal de contas é um serviço que o posto oferece como cortesia para atrair seus…
Pelé, Apesar deste serviço não ser cobrado será que pode ser reclamado como um direito do consumidor? Algum leitor advogado…
Boa tarde mim chamo Maria carmelita e vigem muita vez e para mim foi a melhor gestão de carro na…