OPINIÃO: ESQUENTANDO OS TAMBORINS DA POLÍTICA DO BAIXO SUL
Por XPTO
Pelegrini, sei que política é algo intermitente e dinâmico. Mas, se me permite um pequeno comentário: estamos ainda na aurora de 2015 e a próxima eleição municipal é em outubro de 2016. Passaram ainda muita água por baixo da ponte até vermos mesmo qual será o verdadeiro cenário eleitoral.
Sobre Cairu, esse desentendimento entre o criador e a criatura é realmente interessante. Mas… durará até quando? Você lembrou bem que Hildécio, apesar da sua fama de Rei Midas eleitoral, foi testado com sucesso lá na cidade dele. Aqui em Valença seus apoios foram furados – Ricardo Moura, Geddel, Paulo Souto e Aécio. Depois, ele estará em Salvador, um tanto distante do cotidiano político da região. Será que era isso mesmo que Fernando estava esperando, para não ficar na sombra de seu padrinho? Ou será que, na verdade, Fernando está preparando o terreno para uma futura adesão de Hildécio à base governista? Não afirmo, apenas faço a especulação pelo fato de que, no cenário estadual, o PMDB cada vez mais perde espaço e está ficando muito na dependência dos outros partidos mais hegemônicos. Não nos esqueçamos que, muito do núcleo histórico do MDB oposicionista já não está mais no atual PMDB – já migraram para partidos como PT, PSDB e até o DEM. Depois, qual é o quadro de votação do PMDB nas eleições, desde 2002?
Em 2014, o PMDB, coligado com o DEM e o PSDB numa coligação grande, perdeu feio e de virada, amargando 37,39% contra 54,53%.
Em 2010, Geddel, mesmo com uma coligação grande de 12 partidos (entre eles, o PR e o PTB) amargou um terceiro lugar, com 15,56%. Tudo bem, Paulo Souto, numa coligação menor, porém densa eleitoralmente (DEM/PSDB), obteve 16,09% – em contraposição aos 63,38% do PT.
Em 2006, participou da coligação do PT e fez o vice-governador, naquela eleição histórica em Jacques Wagner recebeu 44,88% dos votos, contra 36,51% do então governador Paulo Souto.
Em 2002, Prisco Viana ficou com a terceira colocação, com apenas 4,23%, mesmo coligado com o PSDB. O PT, segundo colocado, teve 38,47% e Paulo Souto, 53,69%.
E só para constar a série histórica: em 1998, o PMDB se coligou a primeira vez com PFL (cabeça de chapa) e venceu as eleições. Em 1994, foi o quarto colocado (atrás de Paulo Souto, João Durval e Jutahy Magalhães, respectivamente), com 8,28%. E em 1990, ficou em segundo lugar, com 32,10%. Só em 1986 é que o PMDB realmente na Bahia, com Waldir Pires, com 66,95% dos votos. EM em todos elas, está diminuindo a quantidade de deputados federais eleitos por essa legenda.
Ora, o que fica claro é que o PMDB, como cabeça de chapa, já não tem mais força sozinho e, como confederação de caciques, tem um quadro muito fluido para sobreviver como partido forte para disputar a hegemonia na sociedade. Será que os PMDBistas continuaram essa linha oposicionista dos irmãos Vieira Lima, tornando linha de transmissão de outros partidos? Logo o partido que, no cenário nacional, ainda tem relevância – a ponto de ser o partido do vice-presidente? A cada ano míngua os deputados que o partido elege para os parlamentos e menos nos rincões, a sobrevivência política dos caciques locais tem levado à desobediências ostensivas por parte dos frente em relação ao Diretório Estadual. Por isso, penso que, seja por maquiavelismo palaciano em Ondina, seja por caminho natural interno, não estranharia uma nova aproximação do PMDB baiano com o atual governo do estado – quiça, rebolando feito Salomé, entregando as cabeças de Geddel e de Lúcio sob uma bandeja de prata. E com o PMDB estadual aderindo, acaso Hildécio ficará sozinho como um Don Quixote imaculado? Aliás, Hildécio, na eleição passada, basicamente só fez campanha para Paulo Souto, por força das circunstância. Burocraticamente citava de Geddel como candidato a senador e ignorou solenemente Aécio Neves durante todo o primeiro turno. E só me movimento por Aécio no segundo turno meio que para não ficar feio junto aos seus aliados na época – pelo menos, assim me pareceu. E a vinda de Fernando para o lado do PT só se deu no segundo turno, quando Rui Costa estava sacramentado como sucessor de Wagner… Diante disso, faço essa possível especulação sobre os caminhos de Cairu. E, como eu disse, ainda há a muita água a rolar por lá…
Quanto ao cenário de Valença, essa “disputa” de Cairu, aparentemente, mata a especulação de que Hildécio pudesse se candidatar para prefeito de Valença. Na nossa cidade, Ricardo Moura agiu como o coveiro do PMDB e, aparentemente, não há mais quadros bons e competitivos aqui. Na Câmara de Vereadores, quem se destaca, como o melhorzinho, é Jairo – que não se mostrou um bom nome para prefeito, pelo menos, com a densidade eleitoral de Ricardo Moura. Cláudio será o nome da direita? Ele ainda está meio queimado devido a sua gestão tampão. Jucélia se apresenta como um nome mais forte devido a máquina porque, se me permite a sinceridade, a gestão dela é ainda anódina, sem maiores realizações realmente digna de nota – o que me faz pensar que essa aproximação com o governo estadual não é pura tática de sobrevivência política. Concordo contigo quando tu lembra de Martiniano Costa como um nome forte. Ele que fora chefe de gabinete na Serin e continua nessa posição, através do apoio de seu amigo Josias Gomes. Seu teste será na manutenção de Valença como centro das políticas educacionais da região, nos novos núcleos que irão substituir as DIRECs. Nas eleições legislativas, Martiniano se mostrou mais puxador de voto que Jucélia, contribuindo para as eleições de Josias Gomes e Paulo Rangel – ao passo que o candidato petista de Jucélia, Robinson Almeida não logrou se eleger e ficou estranho os apoios dúbios de Jucélia para um candidato à deputado estadual situacionista e outro oposicionista. Mesmo assim, ainda é cedo em pensar que a próxima disputar será mesmo entre Martiniano e Jucélia. Qual fato político poderia colocar um novo nome na disputa? E mesmo não se apresentando nada no horizonte que se justifique tal ato, será que poderíamos ter algum conchavo palaciano de acomodação de forças? Ou alguém mudará de lado, caso seja conveniente para uma (re)eleição? Ou ainda, o nome da vez será alguém saindo da atual Câmara Municipal? Ainda é muito cedo para se fazer as apostas. O mais certo é saber nesse verão, amigo Pelegrini, seus sorvetes e picolés serão mais que bem vindo para aguentar esse calor da zorra que se aproxima. Aliás, quais são os sabores de Palleta Mexicana que você está/estará oferecendo ao público? Terá algum sabor exótico, como Capim Santo, Erva Mate, Abóbora ou Romeu-e-Julieta?
PSTU Saudações.
RESUMINDO, QUIS DIZER QUE O CANDIDATO DELE (MARTINIANO) É FAVORITO!! KKKK
SINCERAMENTE, FALO SEM PAIXÃO , ACHO DARÁ JUCÉLIA NOVAMENTE!!!
Gostaria de saber que é realmente fanático aqui no Blog de Pelegrini. Eu apresentei fatos que muitos “fanáticos que sinceramente falam ‘sem’ paixão” esquecem… E, como eu disse, ainda há muito água por se passar na ponte…
PCO Saudações para vocês…
lançar Martiniano de novo como candidato a prefeito de Valença é perda de tempo do PT, ele é igual a Pelegrino em Salvador não ganha uma. tem que pensar em novos nomes, é igual o PMDB, só lança Ricardo Moura, desse jeito não tem ninguém para Jucelia,
Acordem pessoal, voces escrevendo enumeras linhas com comentarios que não levam a nada, a politica brasileira so se resume em poder, eles os politicos so entram nessa simplesmente para ter o poder, e a populaçao e que sofre com esses imbecis e canalhas no poder,so isso, então parem de escrever bobagens e esqueçam que no Brasil existe politica.
Incrível como Valença tem cientista politico!! Quanta abrobinhas,se não tem o q escrever,não escreve é melhor q abrir a boca e sair falando coisas sem pé e sem cabeça…
Eduardo Hyde, eu não falei em lançar Martiniano, apenas disse minha análise sobre a situação o nome de Martiniano. Ao que você falava, cabe considerar duas coisas: Quais outros nomes petistas então seria lançados? Teríamos Flor (a esposa de Martiniano e chefe de Direc). e mais quem? E como evitar uma aventura errônea como foi a candidatura de Osvaldo Cruz? Cabe ao partido analisar isso com calma para montar um outro nome competitivo. E depois, você faz a comparação com Nelson Pelelgrino, mas aí me lembro do que aconteceu com Lula em 2002. Houve que dissesse que o PT deveria ter procurado outro nome, porque Lula estava desgastado e PARECIA condenado a ser um azaração. E não foi na quarta tentativa que ele foi eleito e entrou para história como um dos grandes estadistas que esse Brasil já teve?
Renato, ignorar o sol não fará o o sol desapareça e deixe de queimar minha pele. Sim, exatamente por ser apolítica uma disputada pelo poder que o povo deve ficar de olho e debater sim. Quem não opina, acaba sendo regido pela opiniões dos outros. Pessoalmente, acho contraproducente bancar o avestruz resmungão: quando era hora de agir, se aliena, foge da responsabilidade e depois fica bancando o indignado, reclamando de tudo e de todos. No mais, estamos em um país livre e, por isso, gostaria de exercitar responsavelmente meus direitos…
Brincadeira Martiniano Costa, nem na eleição mais fácil de todos os tempos em Valença (2012) ele ganhou, quem dirá agora em 2016.
O que de significativa e concreto ele fez para Valença ?de que forma contribuiu para nossa cidade e região? só sabe transformar a DIREC-05 em cabide de emprego para seus amigos e aliados políticos, nada mais, para poder não passar vergonha nas eleições, rsrs.
Acho melhor ele se candidatar a vereador que é melhor, kkkk
Roberto Carlos, ninguém precisa ser cientista político para falar sobre a mesma, precisamos sim, ser politizados. Sobre as opiniões, você também pode ter a sua e será respeitada, o que não podemos é deixar que outros pensem por nós. Dê a sua opinião também, mesmo que seja a favor do seu candidato.
Pelegrini, considerando as últimas idiotices ditas pelo cantor desafinado, eu já não ligo mais. Mas, o que você pode esperar de alguém que chama de criminoso só porque votou no candidato contrário dele? Agora, para quem sabe criticar os outros, um bom desafio seria ele escrever um texto sério, sereno, opinativo, embasado em dados e sem apelar para o ataque pessoal. Será que ele tem o mínimo de conhecimento e a capacidade para isso? Ou a única coisa que sabe é se limitar a comentários rasos? #perguntarnaoofende!
É por aí, XPTO.
A Presidente Dilma, mandou mudar as regras do auxilio doença, da pensão por morte, do pis, para diminuir os proventos dos beneficiários afim de cobrir o rombo da Previdência,
cadê que ela mexeu com a bolsa família, sabe porque sem essa bolsa família ela não iria para lugar nenhum pois a diferença que ganhou do Aécio foi da bolsa família principalmente na Bahia, segura brasileiros pois esses quatros anos que ela vai governar, vai ser para acabar com os trabalhadores do Brasil, está certo isto XPITO ela mexer no bolso do trabalhador, ela deveria botar pra fora todos os diretores e cargos de confiança da Petrobrás, principalmente a presidente. depois não venha pra cá dizer que os outros são idiotas, entendeu seu pelêgo.
Muitos dizem que com certeza na próxima vai dar Jucélia, que não tem pra ninguém, etc… Acontece que a julgar por estes dois anos que passou, Jucélia não fez o que o povo esperou. Pouca coisa mudou. A expectativa depositada foi além do que se vê. Valença continua suja, feia e a violência ta aumentando aos poucos. Na rua onde moro, por exemplo, na administração de Ramiro, todo dia tinha varrição. Hoje não tem em dia nenhum. A conservação das ruas, nem se fala. Os buracos que já existiram, se multiplicaram. Estou apreensivo com estes dois anos à frente pra conferir se realmente Jucélia merece continuar ou se surgirá nome mais interessante.
O erro da candidatura de Osvaldo XPTO foi a forte oposição do PT que na época chegou a ir às vias de fatos em todas as disputas e prejudicou . Martiniano inviabilizou até o último dia. Concordo com sua análise acima.
Martinino ta sem moral com governo nem o nome dele saio em nada wagner colocou ele pra ser secretario por que ninguem queria ficar so 2 meses, com ruy nada pra ele proximo passo e a direc que vai sair de valença, pra onde vai o povo de martiniano, alguem sabe dizer pois eu sei,…kkkkkkkk
Meu Caro XPTO
O direito de ir e vir, o da livre expressão… São alguns dos direitos que o cidadão tem regidos pela Carta Magna, a Constituição. No entanto o discernimento, a coerência e o bom senso são ensinamentos plantados em nosso coração que quando pouco regado cresce e se transforma em arvore infrutífera.
Vejo você, prolífico, fazer uma retrospectiva do cenário politico de Valença e noto que é um discurso vazio e tendencioso. Todo cidadão tem o direito ao voto, no entanto direito esse obrigatório que, além disso, muitos acham ter o poder de direcioná-los da maneira que, mas as convém. Basta lembrar-se dos 02 desastrosos governos de Ramiro (aliado ao PT, ao Leão, ao escorpião, ao cramunhão …), do fiasco de Dr. Renato (gente de João Almeida, Otto Alencar e do PT ), dos demandes de Claudio ( Negro Monte, Leão, PT, Lava Jato e rápido…) e por fim das blasfêmias de dona Jucelia (das entranhas de Ramiro e Jaques Wagner ). Deus me defenda!
Estou citando apenas gestores que fizeram e fazem parte na nefasta politica recente do nosso município. Estou me referindo a fatos e não a ofensas pessoais. Tem outros que nunca o tiveram mas se comportam como verdadeiros mandatários. Precisa citar nomes? Martiniano, Osvaldo…
Não é essa Valença que você quer para os seus filhos e netos? No entanto XPTO antes de querer ser superior ou insinuar-se mais capacitado que o outro aprenda a ser coerente com sigo mesmo. Fica essa dica.
Olho Vivo
Pessoal esse XPTO é o mesmo pelegrini falando, não ver que até o modo de escrever ,pontuar é de Pelé, deixem de ser bestas kkkkkkkkkkk
CARA ,PENSEI ISSO ONTEM,KKKKKKK
Jorge, só mesmo rindo de ti! Certamente você não é formado em Letras para perceber todas as diferenças estilísticas entre mim e Pelegrini…
DIREC da Depressão, eu acompanhei de perto o processo das escolhas dos candidatos naquela eleição. Sim, o partido cindiu porque algumas pessoas simplesmente passaram a ter diferenças pessoais. Osvaldo aproveitou o clima para IMPOR sua candidatura e fez o desserviço de RACHA o partido. Ele, inclusive, FRAUDOU a ata e deu o golpe, inscrevendo-se antes. Isso levou a parte da militância esfriar a campanha. Eu mesmo, naquela eleição, votei em branco para prefeito, tamanha era a frustração. Agora, culpar Martiniano, como se ele foi o grande culpado maquiavélico de tudo, é querer forçar a barra.
Eduardo Hyde, considerando seus últimos comentários, pensei que estávamos tendo uma conversa de alto nível. Agora, chama-me de pelego, acusa-me de chamar os outros de idiota (quando, na verdade, os outros mostram a verdadeira extensão de seus raciocínios obtusos) e ainda existe pessoas que reclamam quando sou irônico????
Eu iria apresentar a diferença entre PREVIDÊNCIA SOCIAL e ASSISTÊNCIA SOCIAL, pois são duas coisas bem distintas, mas que algumas pessoas confundem muito. Também apresentaria alguns argumentos que, por mais que não goste, infelizmente é verdade sobre o problema da previdência social, que é, entre outras coisas, o próprio envelhecimento da população (e, ironia das ironias, é um problema típico de países do primeiro mundo e que, agora -sinal dos tempos?- o Brasil está passando).
Mas, pelo seu tom e seus argumentos (culpar os diretores da Petrobrás e ainda achar que foi o Bolsa-Família que decidiu a eleição no Nordeste. Imagino de onde você tirou esse argumento “profundo”…), vou esperar que você acalme sua indignação, revise suas leituras para depois, se for o caso, conversarmos. Agora, só um pequeno dado importante: some APENAS os votos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esqueça os votos do nordeste, de centro-oute, do norte e do sul e você verá que foram esses três estados que decidiram praticamente sozinhos as eleições passadas. E se fosse mesmo verdade que o bolsa-família é assim tão poderoso para decidir voto (de cabresto?), por que então o PT não poca as urnas logo no primeiro turno, para evitar as baixarias dos adversários????
Caro Olho Vivo
Sinceramente e em primeiro lugar, não entendi COMO o PT estava nessas administrações que você citou: Dr. Renato, Cláudio, Ramiro. Como não sou de usar entorpecentes e não tenha vivido no País da Maravilhas (embora goste muito da prosa de Lewis Carrol), estou vasculhando na memória quando foi e como isso aconteceu, porque, o que me lembro foi que nessas três administrações o PT era oposição a eles. Quando Dr. Renato assumiu a prefeitura diante da cassação do primeiro governo de Ramiro, já havia o racha entre o PT e o PSDB locais (e era ingenuidade achar que aquele era um casamento eterno). E mais, o governo estadual estava nas mãos do PFL e Lula estava caminhando nos primeiros anos. No tempo que Renato ficou, que tinha força lá dentro era os deputados do PSDB… No governo Cláudio, o PT também era oposição, a ponto de lançar candidatura própria. No segundo governo de Ramiro, esse fez uma aproximação tática com o governo do estado, mas em nenhum momento houve alianças entre o PT e o Ramiro. E mesmo a atual gestão, de Jucélia, o que há mais a aproximação dela, por uma questão simplesmente tática, do que um casamento. Mesmo na campanha eleitoral, percebia-se que não havia uma unidade entre o PT municipal e o povo de Jucélia. E tenho minhas dúvidas que haja alguma aliança entre esses grupos (não obstante, reconheça que política é o campo mais propício para reviravoltas e vá lá entender o que acontecerá nesses meses que antecede as eleições.
Sobre sua “dica”, fique tranquilo que estou sendo coerente COMIGO mesmo e estou usando discernimento e coerência para fazer as MINHAS INTERPRETAÇÕES, com bases nas minhas leituras, vivências e análises. Agora, não terei o contrassenso de moldar minhas opiniões para agradar a maioria, pois esse não é o meu feitio. Se existem pessoas que acham que sou vazio, prolixo ou prolífico ou tendencioso, é porque eu não “direciono” nada. O meu defeito é que sinceramente gosto de debater e não sei fingir o silencio superior quando as algumas pessoas, aqui, na falta de argumentos, partem para a ofensa pessoal. E quem me conhece o suficiente para entender o quanto gosto de debater, sabe que não sou passar batido esses tipos de fala… Mesmo que, para muitos, eu me torne arrogante, chato, pernóstico ou o que for. Não sei “agradar” os outros contrariando minhas crenças nem sei ter falsa (ou hipócrita) modéstia. Paciência! Deus sabe porque colocou dentro meus defeitos ser sincero e gostar de debater apaixonadamente.
Carlos, acabei de ler o decreto de Rui criando os Núcleos Regionais de Educação e, SURPRESA! Valença se mantem como sede! Mas, para quem é tão informado assim a ponto de dizer que Martiniano não tem moral, entendo porque você errou na sua análise de que perderíamos a DIREC…
XPTO, só isso que Martiniano serve mesmo, dá emprego na DIREC para seus aliados, nada mais !
Um candidato fraquíssimo, sem expressão e que o povo não quer como prefeito nem pintado de ouro.
Te pergunto mais uma vez, o que Martiniano fez efetividade pela terra que ele “tanto ama”?
Ficou uma análise rasa e nada independente. Uma pena, mas lembro, que para se “cortar cabeça um rei não precisa sujar as mãos”. Por essa análise, o próximo prefeito é Martiniano, apesar, de não ser isso q o autor quis dizer. rs Quem viver verá.
O novo prefeito e futuro deputado sera o grande lider mateus passos.Quem viver vera(ou nao)kkkkkkkkkkkk
Roger, as ilações são suas e, realmente, EU NÃO DISSE EM MOMENTO NENHUM QUE MARTINIANO SERÁ OU NÃO PREFEITO DE VALENÇA, APENAS APONTO QUE NÃO O FAZEM CARTA FORA DA DISPUTA… Eu apenas considerei o que Pelegrini comentou no texto dele. Agora, sabe o mais engraçado nisso tudo? TODO MUNDO só olhou para o que eu disse sobre Martiniano e IGNORARAM minhas especulações sobre Cairu e uma possível ida de Hildécio para a base do governo? Por que será que, a cada comentário favorável para Martiniano, várias pessoas aparecem para massacrá-lo, inclusive apresentando afirmações que não batem com a realidade (como a de que ele não tem moral junto ao governo do estado)? Fui colegas de Martiniano na época do curso de História e militamos junto no movimento sindical. Algumas pessoas que não votam nele reconhecem que ele é um quadro político preparado (e não é a toa que ele chegou aos pontos que chegou, como presidente da CUT-Bahia e chefe de gabinete na SERIN). Conheço alguns defeitos dele mas, não é nada disso que os adversários afirmam…
NÃO AFIRMO, APENAS PERGUNTO: O que está REALMENTE por trás da “rejeição” de Martiniano, a ponto dela ser tão raivosa? Quem tem medo de Martiniano? Repito que não afirmo nada, apenas pergunto…
Realista, o que você espera que Martiniano faça? Se bem que, pelo tom do seu discurso, creio que não haveria nada ele fizesse que você consideraria bom.
já vi que a prefeita de Valença só trabalha em função do governo estadual ou federal, lendo uma matéria no rolando na orla, diz o seguinte, turista de goiás, morre de infarto na praia de guaibim, procurou o posto de saúde e estava fechado, como é que pode em pleno verão, um posto de saúde fechado, isso é uma vergonha falta de responsabilidade com o cidadão, essa prefeita só anda nas salas dos secretários do estado tirando fotos, e nada faz, que adianta COLOCAR 15 MINUTOS DE FOGOS NO REVEILLON DO GUAIBIM E SE UM CIDADÃO SE QUEIMAR NÃO TEM POSTO DE SAUDE PARA ATENDE-LO, ME DEIXE VIU
XPTO, se ele goza de tanto prestígio com o governo estadual assim, projetos e políticas públicas não faltariam para ele tentar trazer para Valença.
E não, se ele fizesse ALGUMA coisa eu seria o primeiro a valorizar, tendo em vista a ausência de bons nomes para prefeito de nossa cidade.
Então, caro Realista, aqui está uma coisa simples e com resultado: CINCO COLÉGIOS DE ENSINO MÉDIO NA ZONA RURAL. Sabe esses colégios novos no Jequiriçá, Orobó, Bonfim e etc? Ele, em conjunto com a DIREC (que, na sua visão, é apenas cabide de emprego. Não foi isso que você insinuou acima?) trouxe para cá. Olhe que Valença foi a cidade que conseguiu se melhor organizar quando o governo estadual abriu a consulta e conseguiu CINCO colégios de uma vez só. Ironicamente, houve momentos em que, pelo menos um dos colégios quase não saiu porque, o prefeito da época simplesmente sabotava todas as vezes que se conseguia a doação de um terreno. Falo do que conheço bem, uma vez que ajudei ele na parte burocrática.
Poderia falar do caso da UFRB, da parte de Martiniano fez de tudo para instalar. Só que a contrapartida da prefeitura nunca veio: a doação de um terreno de 100 hectares. Sei de fonte fidedigna que o campus que viria para aqui é um dos mais caros, com direito até da instalação de parte da estrutura burocrática.
Agora, é muito complicado você medir isso, porque algumas coisas que Martiniano consegue acaba sendo capitalizada pelo então mandatário da prefeitura. Da atual gestão mesmo já observei algumas coisas nesse sentido.